Pular navegação

5 coisas que você precisa saber sobre ficar com o nome sujo

A falta de pagamento da dívida pode fazer com que a pessoa tenha o nome enviado aos órgãos de proteção ao crédito. Conheça seus direitos e obrigações.

5 coisas sobre ficar com o nome sujo:
Sempre que uma pessoa não paga suas dívidas, o nome dela pode ser enviado aos órgãos de proteção ao crédito, o que é popularmente chamado de ficar com  “nome sujo”. Nome sujo: o que isso realmente significa? Segundo uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em 2018, sete em a cada dez brasileiros deixaram de pagar ou pagaram com atraso alguma conta. No geral, as dívidas estão ligadas a: cartão de crédito (39%), Plano de internet (28%) e celular e telefone fixo (26%). Este é o seu caso? Então veja abaixo 5 coisas que deve saber sobre seus direitos e deveres.

O que você precisa saber sobre ficar com o nome sujo

1) Um nome pode ficar sujo pelo período de cinco anos, no máximo.

Após esse tempo, o CPF da pessoa negativada é retirado da lista de inadimplentes

2) Lembre-se: o nome sai dos órgãos de proteção

Mas a dívida ainda precisa ser paga.

3) É possível ter o nome negativado mesmo sem ter nenhuma dívida.

Fique atento: Se a pessoa tiver seus documentos e assinatura falsificados por um terceiro, o prejuízo pode ser grande. Por isso, para evitar golpes, é muito importante ter cuidado e não informar dados pessoais, senhas e etc a qualquer um.

4) Quem está com o nome negativado pode ter dificuldade para conseguir crédito

No entanto, não pode ser impedido de tirar passaporte nem visto para o exterior.

5) Se você está com o “nome sujo”, o ideal é entrar em contato com a empresa que você está devendo

Tente negociar a dívida. Assim que a mesma for quitada ou a primeira parcela for paga, o nome deve ser retirado dos órgãos de proteção ao crédito. Quer se livrar das dívidas? Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.