Pular navegação

Quais são os principais juros do cartão de crédito e de empréstimos?

É importante saber as nomenclaturas das taxas de juros cobradas em empréstimos e cartões de crédito para você entender exatamente pelo que está pagando em diferentes situações.
Imagem padrão

No mercado financeiro, é comum esbarrar em diversos tipos de juros. No caso dos cartões de crédito e de empréstimos, por exemplo, existe a cobrança desse e de outros encargos se houver atraso no pagamento. Por isso, confira a seguir quais são os juros do cartão de crédito e de empréstimo e entenda o que você está pagando exatamente. 

Quais os juros do cartão de crédito?

Juros do rotativo

Os juros do rotativo são cobrados quando o cliente não faz o pagamento total da fatura do cartão de crédito, preferindo quitar algo entre o mínimo e o total. O valor deixado em aberto é jogado para a próxima fatura e, sobre ele, são cobrados juros.

De acordo com regras do Conselho Monetário Nacional, desde 2024 o valor total dos juros e encargos de uma dívida financiada no rotativo ou via parcelamento de fatura pode ser, no máximo, equivalente ao valor original da dívida financiada.

Além disso, o Banco Central determina que o crédito rotativo só pode ser usado uma vez por mês. Após isso, os bancos devem transferir essa dívida para outro tipo de crédito – normalmente o parcelado.

Juros parcelados

São os juros cobrados quando há o parcelamento da fatura e têm sempre condições melhores que rotativo. Eles podem ser de dois tipos:

  • Voluntário: quando o cliente decide parcelar a fatura e faz um acordo;
  • Mandatório: quando o cliente entra no rotativo por mais de um mês e a instituição estabelece o parcelamento.

Como funciona o parcelamento da fatura no Nubank?

Juros moratórios

Também conhecido como juros de mora, são os que entram em vigor quando o cliente não faz o pagamento da fatura ou quita um valor abaixo do mínimo. Eles são cobrados sobre o valor em aberto e aumentam conforme o atraso no pagamento. A lei determina que esses juros devem ser limitados a 1% do valor da dívida ao mês. Se o atraso for inferior a 30 dias, o cálculo será de 0,0333% por dia de atraso. 

Outros encargos cobrados no cartão de crédito

Multa moratória

Além dos juros de atraso, quando a fatura não é quitada até a data de vencimento ou um valor abaixo do mínimo é pago, também é cobrada multa moratória. A quantia dela não muda de acordo com o tempo de atraso e cada instituição financeira institui sua própria multa. No entanto, ela não deve ultrapassar 2% do valor da cobrança.

IOF

Sigla para Imposto sobre Operações Financeiras, o IOF é um imposto federal pago pelas pessoas ao efetuarem certas operações financeiras. No cartão de crédito, isso inclui situações como atraso no pagamento e parcelamento da fatura, entre outras. 

Quais os juros e encargos do empréstimo?

Pedir um empréstimo já envolve uma taxa de juros, cobrada sobre as parcelas. E quem atrasa o pagamento acaba tendo outras cobranças. 

Juros remuneratórios

A cobrança ocorre quando há atraso no pagamento das parcelas do empréstimo. O Conselho Monetário Nacional (CMN) determina que essa taxa deve ser, por dia, igual à dos juros de empréstimo.

Juros moratórios

Outro tipo de juros cobrados em decorrência do atraso no pagamento das parcelas os juros moratórios são fixados em 1% ao mês sobre o total da parcela em atraso e pelo período do atraso. Funcionam de forma similar aos juros de atraso do cartão de crédito.

Multa moratória

O atraso no pagamento também acarreta em uma multa moratória de 2% sobre o valor da dívida não paga.

IOF

O IOF para operações de empréstimo é de 0,38% sobre o valor total, mais uma porcentagem de 0,0082% por dia, calculada de acordo com o prazo de pagamento.

Compras internacionais no cartão de crédito têm IOF?

Sim, as compras feitas com o cartão de crédito tem cobrança de IOF.  Em 2025, a alíquota será de 3,38%, mas ela será reduzida gradualmente até ser zerada em 2028, de acordo com o seguinte cronograma:

  • 2025: 4,38% para 3,38%;
  • 2026: 3,38% para 2,38%;
  • 2027: 2,38% para 1,38%;
  • 2028: 1,38% para zero.

Pelo aplicativo do Nubank é possível acessar todas as modalidades de empréstimo disponíveis para você (as opções atualmente são: empréstimo pessoal, empréstimo com investimento como garantia (de RDB Planejado, Tesouro Direto e saldo na conta do Nubank, empréstimo consignado (para servidores públicos federais, e aposentados e pensionistas do INSS) com opção de portabilidade de contrato; e Antecipação do Saque-Aniversário do FGTS

Em breve, o empréstimo consignado do Nubank também estará disponível para beneficiários dos três ramos das Forças Armadas (Força Aérea Brasileira, Marinha do Brasil e Exército Brasileiro), servidores públicos estaduais do Paraná e das capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Você pode simular, contratar e gerenciar o seu empréstimo – de forma segura e transparente, desde a simulação, até a contratação e pagamento das parcelas.

Leia também: 

Qual a taxa Selic hoje e como ela afeta seu dinheiro?

Juros Compostos: o que são e como usar em investimentos?

Como calcular a taxa de juros de um empréstimo? Saiba como avaliar se ela vale a pena

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.