Pular navegação

Antecipação do Saque-Aniversário FGTS no Nubank: tudo sobre essa modalidade de empréstimo

Clientes do Nu podem antecipar até 12 parcelas do saque-aniversário do FGTS diretamente pelo aplicativo e sem burocracia. Saiba como funciona esse tipo de empréstimo, com juros a partir de 1,30% ao mês.

Homem branco sorrindo olhando para frente enquanto segura com a mão esquerda um celular, em um ambiente externo a luz do dia com nuvens no céu e uma árvore a sua esquerda e outra árvore a sua direita.

O Nubank nasceu para combater a complexidade no sistema financeiro, descomplicar o dia a dia das pessoas e ajudá-las a ter uma relação mais saudável com o dinheiro. Os produtos e serviços que oferecemos são simples de usar e podem ser acompanhados diretamente pelo aplicativo. E, seguindo nessa missão, disponibilizamos a Antecipação do Saque-Aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) como mais uma modalidade de empréstimo. 

Assim como as outras opções de empréstimo do Nubank, todo o processo é transparente, 100% digital e sem tarifas escondidas. Abaixo, saiba como funciona a Antecipação do Saque-Aniversário do FGTS no Nubank.

O que é o saque-aniversário do FGTS?

​​O saque-aniversário é uma modalidade de saque do saldo do FGTS, criada em 2019 por meio da Lei nº 13.932/2019, que permite aos trabalhadores sacar uma quantia do saldo do FGTS uma vez por ano, no mês do aniversário.

Com o saque-aniversário, o trabalhador tem mais uma opção para resgatar esse dinheiro. Antes, o FGTS só poderia ser sacado em situações como financiamento de imóvel, aposentadoria, saques emergenciais com autorização do governo, demissão sem justa causa, rescisão por acordo, entre outras.

Confira aqui todas as situações para sacar o FGTS

Como funciona a Antecipação do Saque-Aniversário FGTS no Nubank?

A Antecipação do Saque-Aniversário do FGTS no Nubank é uma modalidade de empréstimo para quem precisa resolver alguma emergência ou para tirar um plano do papel, seja para reformar a casa, pagar uma conta em atraso, comprar um carro ou qualquer outro imprevisto. 

Nessa opção é possível antecipar até 12 parcelas do Saque-Aniversário e o seu saldo do FGTS é a garantia do pagamento. Ou seja, você tem o valor disponível em até um dia útil, direto na sua conta do Nubank, sem a necessidade de aguardar, todo ano, o mês do seu nascimento para sacar.

Quais são os juros dessa modalidade de empréstimo?

Na Antecipação do Saque-Aniversário do FGTS, as taxas são mais baixas do que em outras modalidades de empréstimos (no Nubank, os juros são a partir de 1,30% ao mês) e, uma vez que os valores são antecipados, a nossa conversa passa a ser com a Caixa.

Os pagamentos são automáticos e o dinheiro sai direto da conta do Fundo de Garantia para cobrir as parcelas do empréstimo. Ou seja, você não precisa se preocupar com o pagamento.

Na prática, funciona assim: o saldo do FGTS que é usado como garantia (e de onde é debitado o pagamento anual das parcelas) é composto pelo valor antecipado + juros e encargos.

Também vale ficar atento: ao escolher a modalidade de saque-aniversário, o trabalhador deixa de ter direito a sacar o FGTS se for demitido sem justa causa. Em caso de demissão, quem optou pelo saque-aniversário terá direito somente à multa de 40% por rescisão.

Os outros usos do saldo do FGTS – como a compra de imóveis, questões de saúde ou acesso por doença grave – continuam valendo.

Como fazer a Antecipação do Saque-Aniversário do FGTS pelo Nubank?

Todo o processo é feito pelo aplicativo. Confira a seguir:

  • Na tela inicial do app, toque em "Pegar emprestado", logo abaixo das informações da conta do Nubank, ou na área de "Empréstimo";
  • Na tela de Antecipação do Saque-Aniversário do FGTS, toque em "Saiba como autorizar" caso queira saber detalhes de como navegar no aplicativo do FGTS; 
  • Se você já tiver aderido ao saque-aniversário e já tiver autorizado o Nubank, é possível tocar direto na setinha roxa no final da página, sem precisar ir para o app do FGTS. Mas se você ainda não aderiu ao Saque-Aniversário e nem autorizou o Nubank, clique em "Ir para o aplicativo FGTS" e siga as instruções para autorizar a antecipação;
  • Se você já aderiu ao Saque-Aniversário e já tiver autorizado o Nubank no app do FGTS, toque em "Já autorizei".
  • Se estiver no app do FGTS, ao voltar para o aplicativo do Nubank, passe novamente pelo fluxo e clique em "já autorizei".
  • Insira a quantia que deseja antecipar clicando no ícone de lápis;
  • Escolha quantas parcelas do saque-aniversário você deseja antecipar;
  • Confira o resumo da simulação e clique em "Continuar";
  • Leia as informações do contrato com atenção e toque em "Aceitar e contratar";
  • Digite sua senha de 4 dígitos e pronto! 

O dinheiro pode demorar até um dia útil para cair na sua conta do Nubank.

Vantagens da Antecipação do Saque-Aniversário do FGTS no Nubank

Confira os benefícios de antecipar o saque-aniversário do FGTS pelo Nubank:

  • Você tem acesso a um dinheiro que já é seu por direito;
  • É uma opção de liquidez rápida e descomplicada para enfrentar uma emergência ou tirar um plano do papel;
  • Possibilidade de antecipar até 12 parcelas do Saque-Aniversário;
  • Você não precisa ter a responsabilidade de pagamentos mensais que comprometam o orçamento, uma vez  que as parcelas são descontadas diretamente do saldo do FGTS anualmente, no mês do seu aniversário;
  • Experiência 100% digital, comunicação transparente e possibilidade de simular diferentes ofertas quantas vezes quiser;

É fácil administrar seu empréstimo, com opção de antecipar as parcelas diretamente pelo app.

Como funciona o FGTS?

O FGTS é um fundo criado para que cada trabalhador tenha uma espécie de poupança obrigatória. Os valores desse fundo são depositados pelas empresas empregadoras e equivalem a uma porcentagem do salário bruto mensal de cada pessoa.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é um direito de todo trabalhador registrado no regime CLT, trabalhadores rurais, empregados domésticos, temporários, avulsos, safreiros (operários rurais que trabalham apenas no período de colheita) e atletas profissionais.

Além do saque-aniversário, também é possível sacar esse dinheiro em outras situações, como:

  • Demissão sem justa causa;
  • Aposentadoria;
  • Compra de casa própria;
  • Fechamento da empresa empregadora;
  • Término do contrato de trabalho de um trabalhador temporário;
  • Rescisão de contrato por comum acordo entre empregador e trabalhador (neste caso, é possível sacar somente 80% do saldo da conta vinculada);
  • Falta de atividade remunerada para trabalhador avulso por 90 dias ou mais;
  • Ter idade igual ou superior a 70 anos;
  • Doenças graves (como Aids ou câncer) do trabalhador, cônjuge ou filho, ou em caso de estágio terminal de qualquer doença.
https://www.youtube.com/watch?v=5rZM--DTXYY

Leia mais sobre empréstimos no Nubank:

Empréstimos Nubank: dá para contratar diferentes modalidades ao mesmo tempo?

NuConsignado: conheça as opções de empréstimo consignado que o Nubank oferece

5 dicas para conseguir um empréstimo no Nubank 

Navegue
    Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.