Pular navegação

Consignado do Trabalhador: tudo sobre o consignado privado CLT que pode ser simulado  via aplicativo da carteira digital de trabalho

Nova modalidade de empréstimo consignado para trabalhadores com carteira assinada permite simulação via CTPS digital, a plataforma online e app da carteira de trabalho. Mas também já é possível contratar diretamente na sua instituição financeira.
Imagem padrão

O mundo do crédito ganhou uma nova linha: o Crédito do Trabalhador, uma modalidade de empréstimo consignado CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), também conhecido como crédito privado, com a possibilidade de simulação a partir da CTPS digital, o aplicativo da carteira digital do trabalho. 

Mas já não existia o empréstimo consignado para CLT? 

A modalidade de empréstimo consignado para trabalhadores CLT não é nova, e existe desde 2003. Contudo, a contratação só era possível mediante acordos feitos pelas empresas com os bancos. Ou seja, de certa forma, a empresa empregadora agia como uma intermediária nesse processo. A novidade é que, agora, o trabalhador tem autonomia para buscar e contratar o empréstimo consignado para CLT com as melhores condições. E o Nubank já começou a disponibilizar essa modalidade no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. 

A seguir, saiba tudo sobre o novo crédito privado, quem pode contratar, como será essa contratação, as taxas de juros, como vai funcionar no Nubank e outras informações.  

O que é o empréstimo consignado CLT ou consignado privado?

O empréstimo consignado CLT é uma modalidade de empréstimo que pode ser contratada apenas por pessoas que trabalham ativamente sob o regime CLT – ou seja, pessoas do setor privado que têm carteira assinada. 

Batizada de “Crédito do Trabalhador", a modalidade permite que o trabalhador use a CTPS digital, o aplicativo da carteira digital do trabalho, para realizar simulações e comparar as ofertas disponíveis para ele.  

No Nubank, o Crédito do Trabalhador está sendo disponibilizado gradualmente. Clientes elegíveis ao empréstimo e que fizerem a simulação no aplicativo da Carteira Digital do Trabalho podem receber propostas. Quando isso acontecer, você será redirecionado para o aplicativo do Nu para checar as condições e finalizar a contratação. Mas também é possível simular o crédito pelo app do Nubank – essa opção está sendo liberada aos poucos para os clientes elegíveis. Você confere detalhes do fluxo no app mais abaixo.

O pagamento das parcelas ocorre de forma automática e mensal, com desconto na folha de pagamento do trabalhador. 

Além disso, está previsto o uso de 10% do saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e de 100% da multa rescisória para o pagamento das parcelas do empréstimo em casos de demissão sem justa causa. A forma como isso será feito está sendo estudada e desenvolvida. 

Em que outras situações consigo usar o FGTS para contratar empréstimo? 

É possível usar o saldo que você tem no fundo de garantia em linhas que antecipam o Saque-Aniversário do FGTS. No Nubank, por exemplo, a Antecipação do Saque-Aniversário do FGTS é feita de forma simples, direto pelo aplicativo. Com ela, você antecipa até 12 parcelas do seu Saque-Aniversário e o valor cai na sua Conta do Nu em até um dia útil. Assim, você não precisa esperar o mês do seu aniversário para receber esses valores. 

Quem pode contratar o empréstimo consignado privado?

Podem contratar o empréstimo consignado CLT: 

  • Trabalhadores do setor privado que têm carteira assinada. Neste caso, o código que está na sua carteira de trabalho é “101”; 
  • Empregados rurais (código “102”) 
  • Empregados domésticos (código “104").

Quais são os juros do empréstimo consignado CLT?

A taxa de juros dessa modalidade pode variar, dependendo da instituição, mas a expectativa é de que seja mais baixa do que outras modalidades de crédito, como empréstimo pessoal.

No Nubank, por exemplo, você pode simular as condições do Consignado CLT diretamente pelo app de forma simples.

Como contratar o empréstimo consignado para CLT? 

A contratação do consignado privado pode ser feita de duas formas:

Confira como usar cada opção a seguir.

Como simular e contratar o empréstimo consignado CLT pelo app do Nubank?

Para simular e contratar o Consignado CLT no Nubank, basta entrar no app, clicar no ícone "Pegar Emprestado" – que aparece logo abaixo do valor do saldo da sua conta – e seguir as orientações:

  • Encontre o destaque "Consignado do Trabalhador" e clique em "Simular";
  • Depois, leia as informações que aparecem na tela, toque em "Simular" e escolha o vínculo trabalhista. Na prática, você está escolhendo a folha de pagamento em que ocorrerá o desconto das parcelas do empréstimo. Nessa tela, é possível checar a sua margem consignável – ou seja, quanto você tem disponível por mês para o pagamento do crédito;
  • Em seguida, clique no ícone de lápis para inserir o valor que quer pegar emprestado. Também escolha uma opção de parcelamento. Você pode parcelar em até 84 vezes. Clique na seta roxa para continuar;
  • Leia o resumo das condições que você simulou. É nessa tela que você vai checar a taxa de juros e o Custo Efetivo Total do seu empréstimo. Se as condições fizerem sentido para você, clique em Continuar;
  • Leia o resumo do seu contrato e, se tudo estiver OK para você, toque em "Aceitar e Contratar";
  • Digite sua senha de quatro dígitos e pronto!

O seu contrato será enviado para a DataPrev, órgão do governo que, dentre outras funções, gerencia os contratos de consignado. Quando tudo estiver pronto, o dinheiro cai na sua Conta do Nu, e os pagamentos serão descontados na sua folha de pagamento.

Como contratar o empréstimo consignado CLT pelo app da Carteira Digital de Trabalho?

Pela CTPS Digital, os trabalhadores podem realizar uma simulação do consignado privado: elas escolhem quanto dinheiro precisam emprestado e a quantidade de parcelas. Essa simulação usa uma taxa média de juros, definida pela DataPrev com o Banco Central. 

Ao fazer essa simulação, o trabalhador autoriza que as instituições financeiras tenham acesso a dados do eSocial, sistema em que os empregadores registram informações sobre os seus empregados. Nem todos os dados serão acessíveis às instituições. 

Depois dessa autorização, aquelas instituições financeiras que tiverem interesse em oferecer o crédito ao trabalhador têm até 24 horas para enviar as ofertas.  

Quando as ofertas chegarem, a pessoa trabalhadora escolhe a oferta que considerar mais adequada à sua situação financeira. Para realizar a contratação, ela será redirecionada para os canais da instituição financeira escolhida (site, app ou agência) para finalizar a contratação. 

O Nubank enviará propostas de Crédito do Trabalhador para clientes elegíveis que fizerem a simulação na CTPS digital.  

Como acessar a CTPS digital? 

Para acessar a Carteira Digital de Trabalho, é necessário ter uma conta Gov.br. Clique aqui para saber como abrir a sua. Com o seu login criado, basta acessar o aplicativo ou a plataforma CTPS Digital.

Ao baixar o app, fique atento: só faça isso por meio das lojas oficiais do seu celular e cheque o nome do desenvolvedor – deve ser “Serviços e Informações do Brasil". 

Quanto posso contratar com o consignado privado?

O limite de comprometimento com a parcela do consignado para trabalhadores CLT é de 35% do salário líquido mensal, já considerando benefícios e comissões. 

Contratei o consignado privado e fui demitido: e agora? 

Neste caso, o trabalhador poderá usar a garantia para quitar a dívida: 100% da multa rescisória (que equivale a 40% do saldo do FGTS), além dos 10% do saldo do fundo. Essa possibilidade só vale para demissões sem justa causa.  

A forma como isso poderá ser feito ainda está sendo estudada. 

Se esses valores não forem suficientes para cobrir toda a dívida, o trabalhador precisa ficar atento, porque ele segue como responsável pelo pagamento das parcelas. E ele pode negociar diretamente com a instituição financeira para encontrar outra forma de pagar os débitos.

Já tenho um empréstimo consignado, posso fazer portabilidade para o consignado privado? 

A nova modalidade de empréstimo consignado permitirá duas movimentações para quem já tem um empréstimo ativo: 

  • Migração: a possibilidade de trocar um empréstimo atual, de qualquer modalidade, pelo consignado CLT dentro da mesma instituição bancária. A migração já está disponível;
  • Portabilidade: é quando você transfere o seu empréstimo de uma instituição financeira para outra. Será possível fazer a portabilidade de qualquer empréstimo para o empréstimo consignado CLT, e vice-versa, de uma instituição para outra a partir do dia 6 de junho.

Troquei de emprego e contratei o empréstimo CLT, e agora? 

Neste caso, o trabalhador precisa ficar atento. Isso porque, no caso de troca de emprego, a migração do empréstimo não é automática e ele fica responsável pelo pagamento das parcelas, mas é possível renegociar o empréstimo com a instituição financeira.

O consignado privado substitui o Saque-Aniversário do FGTS?

Não. O Saque-Aniversário do FGTS não é uma modalidade de crédito, mas uma das formas de saque do saldo do seu fundo, e continuará disponível para os trabalhadores.

Essa já é a versão final do novo consignado privado? 

O novo empréstimo consignado CLT, batizado de “Crédito do Trabalhador”, foi instituído via Medida Provisória (MP 1.292/2025). Toda MP tem um prazo de validade máximo de 120 dias. Durante esse período, ela precisa ser votada no Congresso Nacional para se tornar lei. Além disso, existem funcionalidades, como a portabilidade e uso de garantias como FGTS, que ainda serão desenvolvidas no produto.  

Leia também 

Empréstimo consignado: conheça tudo sobre essa modalidade bancária

Tipos de empréstimo: quais existem e como escolher o melhor?

Empréstimo consignado do INSS: como funciona?

6 cuidados na hora de pedir empréstimo pessoal

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.