Pular navegação

Empreendedores têm novas condições para parcelar dívidas do FGTS

Negócios com dívidas no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) terão até 144 meses para parcelar o débito. As condições variam de acordo com a categoria da empresa e situação fiscal.

Negociação dívidas FGTS: imagem de uma calculadora roxa com fundo verde claro, escuro e roxo remetendo ao cálculo de FGTS

Se você tem uma empresa e ela tem pelo menos um funcionário registrado, precisa pagar regularmente o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para o seu colaborador. Criado em 1966, o fundo é uma reserva destinada aos funcionários que podem sacar esse dinheiro em algumas situações específicas.

Apesar da obrigatoriedade, o cenário no Brasil, hoje, é de 245 mil empresas inscritas na dívida ativa por débitos no FGTS, segundo o último relatório de gestão do Conselho Curador do fundo. Ou seja, essas empresas não estão com os pagamentos do FGTS em dia. Por isso, em 27 de julho de 2023, o Conselho Curador do FGTS  anunciou mudanças no prazo do parcelamento dessas dívidas. 

Entenda, a seguir, quais são as novas regras e quais empresas têm direito a elas.

O que muda no parcelamento do FGTS para empresas?

A principal mudança anunciada e que tem impacto na vida dos empreendedores é a ampliação do número de parcelas para quem negociar o débito. Antes, o parcelamento era feito em até 85 meses. Agora, fica da seguinte forma:

  • De 85 para 100 parcelas no caso de pessoas jurídicas de direito público (autarquias ou entidades de caráter público);
  • De 85 para 120 parcelas para microempreendedor individual (MEI), microempresa (ME) ou empresa de pequeno porte (EPP);
  • No caso de MEI, ME ou EPP que estejam em processo de recuperação judicial, o parcelamento pode chegar a 144 meses.

Outra mudança anunciada é sobre quem é responsável por operacionalizar os parcelamentos. Essa cobrança era realizada pela Caixa Econômica Federal e agora passa a ser feita pela Secretaria de Inspeção do Trabalho do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) para débitos não inscritos na dívida ativa, e pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) nos casos de dívida ativa.

Vale observar que empresas que tenham submetido trabalhadores a condições análogas às de trabalho escravo não podem parcelar quaisquer débitos de FGTS.

Como negociar as dívidas do FGTS?

Empreendedores que precisam negociar débitos com o FGTS devem seguir o passo a passo abaixo:

Caso o seu negócio não tenha certificado digital, a negociação do débito deve ser feita diretamente em uma agência da Caixa.

Atenção: apesar da mudança de quem operacionaliza as dívidas do FGTS ter passado para o MTE, ainda não foram anunciadas alterações  no processo para negociar a dívida. Ou seja, as negociações devem ser feitas com a Caixa.

Quer saber mais sobre empreendedorismo? Leia também:

O que é EBITDA e para que serve esse indicador financeiro?

Provisionamento: como ele ajuda nas finanças da empresa

Link de pagamento: por que usar essa ferramenta para vender mais?

Este artigo faz parte da missão do Nubank de lutar contra a complexidade do sistema financeiro para empoderar as pessoas – físicas e jurídicas. Com a conta PJ queremos ajudar donos de pequenos negócios, empreendedores e autônomos a focarem no que realmente importa. Saiba mais e peça sua conta PJ do Nubank.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.