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5 dúvidas sobre pagamento mínimo e parcelamento de fatura

Entenda a diferença entre eles, quais os juros em cada uma das situações e qual a melhor opção caso você não consiga pagar a sua fatura até a data de vencimento.

Aqui no Nubank nós somos transparentes com nossos clientes – por isso vamos ser bem sinceros já no início do texto: pagar o total da fatura é sempre a melhor opção. Mas imprevistos acontecem e, às vezes, as pessoas  não conseguem efetuar o pagamento até a data de vencimento.

Se isso ocorrer, uma alternativa é fazer o parcelamento. Parcelar a fatura significa pagar uma quantia entre o mínimo e o total – e essa opção é sempre melhor do que ficar em atraso.

Mas, vamos com calma. Abaixo, confira respostas para as principais dúvidas a respeito dessas duas formas de pagamento.

1. O que é pagamento mínimo?

É a porcentagem mínima da fatura que o cliente precisa pagar para não ficar em atraso. Esse valor é definido no dia do fechamento da fatura e é composto pelas informações abaixo:

  • 15% das compras do mês;
  • 15% das compras que ficam em aberto na fatura passada;
  • 100% de qualquer lançamento, como juros, IOF, multa de atraso e/ou saque;
  • Parcela do parcelamento da fatura (caso exista).

Caso o cliente pague um valor menor do que mínimo, ficará em atraso.

Se a quantia paga até o vencimento for menor que o total da fatura, porém maior do que o pagamento mínimo, a pessoa não fica em atraso. O valor que restar é financiado pelo crédito rotativo.

2. O que é crédito rotativo?

O rotativo é um tipo de crédito que pode ser oferecido aos clientes de cartão de crédito que não conseguem pagar a fatura por inteiro – isso é, o valor total dela. 

Quando a pessoa paga uma quantia menor que o total da fatura, o valor restante entra na fatura seguinte – e sobre este valor em aberto são cobrados juros.

Na prática, entrar para o rotativo significa que o cliente está pagando juros em cima do valor que não conseguiu quitar. Entenda mais aqui.

Mas, atenção: os juros do rotativo estão entre os mais caros do mercado, podendo chegar a mais de 300% ao ano. O Banco Central esclarece as dúvidas a respeito.

3. Como funciona o parcelamento da fatura?

O parcelamento da fatura é um acordo que você faz com a instituição financeira, informando que não conseguirá quitar seu débito atual dentro do mês e fará esse acerto ao longo das próximas faturas. 

Como existe esse acordo sobre a forma e o prazo do pagamento, os juros são mais baixos do que os do rotativo.

Lembrando que, tanto no parcelamento, como no pagamento mínimo ou atraso, são cobrados juros e também IOF – um imposto obrigatório do Governo.

Veja aqui quando vale a pena parcelar a fatura do cartão.

4. Como parcelar a fatura do cartão Nubank?

No app instalado no seu celular é possível simular os valores do parcelamento e escolher a opção que melhor se encaixa no seu orçamento.

É só garantir que seu aplicativo está atualizado e fazer assim:

  • No painel inicial, com o valor da fatura fechada, clique em “Pagar” e em seguida em “Parcelar Fatura”;
  • Insira um valor de pagamento inicial para o seu parcelamento, a sua entrada;
  • Escolha o número de parcelas que prefere pagar;
  • Depois, leia bem o resumo das informações e em seguida as informações do contrato;
  • Confirme a criação do parcelamento colocando a senha de quatro dígitos.

É importante ter em mente que:

  1. Não realizamos o parcelamento 2 dias úteis antes do fechamento, mas podemos realizar no dia em que a fatura fecha.
  2. Todo parcelamento com entrada demora 2 dias úteis após o vencimento para ser efetivado nas faturas ou 2 dias úteis depois do pagamento da entrada, caso o pagamento tenha sido feito em atraso.

Saiba mais sobre o parcelamento da fatura do cartão Nubank.

5. Em caso de atraso, qual opção é melhor?

Na verdade, voltamos a afirmar: é sempre melhor pagar o total do cartão. Mas se isso não for possível, lembre-se que os juros do parcelamento são menores do que os juros do rotativo.

Porém, é importante ter em mente que atraso no pagamento do cartão de crédito pode acabar no envio das informações aos órgãos de proteção ao crédito, ao bloqueio e até cancelamento do cartão.

Procure regularizar a situação o mais rápido possível. De qualquer maneira, agora que você já tem as informações necessárias em mãos, pode escolher a opção mais conveniente para o seu momento.

Leia também:

5 dicas sobre como negociar dívidas do cartão de crédito

4 cuidados que você precisa ter antes de decidir fazer um parcelamento

Atrasei minha fatura. E agora?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.