Precisa fazer a declaração do IR nesse fim de semana?

Um guia rápido com as principais dúvidas de quem deixou para a última hora.

28 de maio de 2021

Você empurrou, empurrou, empurrou e… acabou o tempo. Segunda-feira, 31 de maio, é o prazo final para entregar a declaração do Imposto de Renda 2021.

Se os planos do seu fim de semana incluem preencher a declaração, continue por aqui – veja as respostas para as dúvidas mais comuns a seguir.

1. Tem problema declarar nos últimos dias?

Se sua declaração não tiver erros, não. Só demora mais para receber a restituição.Mas se descobrir que falta um documento, ou houver algum problema, será preciso correr para resolver a tempo.

2. Quem precisa declarar?

Já pensou se você está na maior preocupação e nem precisa declarar?Existem alguns critérios para precisar fazer a declaração – eles têm a ver com a renda que você teve no ano passado e o valor de seu patrimônio. Quem recebeu auxílio emergencial também pode precisar prestar contas.

4. Simples ou completa?

Depende dos seus gastos dedutíveis – aqueles com saúde, educação, dependentes etc.A declaração simples costuma ser mais indicada para quem tem menos gastos dedutíveis e a completa, para quem tem mais.

Além disso, você também pode precisar de:– Matrícula ou escritura de imóveis em seu nome;– Informes de pensões ou heranças que tenha recebido;– Recibos de consultas médicas, seguros de saúde e despesas com educação;– Informes sobre dívidas;– E vários outros documentos, dependendo do que precisa ser declarado.

Ainda ficou com alguma dúvida?

(e corre pra fazer essa declaração!)