Pagar um valor mensal, concorrer a prêmios e, no final, pegar o dinheiro de volta com correção. Essa é a premissa geral de grande parte dos títulos de capitalização disponíveis no mercado. Mas atenção: o que parece uma boa opção não é algo realmente vantajoso para os clientes.
Mas vamos por partes.
O que é um título de capitalização?
Títulos de capitalização são um tipo de aplicação que costuma ser oferecida com bastante frequência por gerentes de bancos. Eles podem ter vários nomes, mas a premissa básica é a mesma:
- O titular (cliente) se compromete com um valor, que pode ser pago de uma vez ou em parcelas mensais. Em troca, o título pode oferecer sorteios, como prêmios em dinheiro, durante um prazo determinado. Ao final do prazo do título, o cliente pode resgatar o dinheiro que guardou com alguma correção.
A SUSEP, Superintendência de Seguros Privados, é quem aprova as entidades que podem emitir títulos de capitalização.
E qual é o problema dos títulos de capitalização?
1. Nem tudo o que você paga pode ser resgatado
Bem, o primeiro problema é que apenas parte dos pagamentos mensais irão formar o chamado “capital de resgate”- aquilo que os clientes podem resgatar ao final. A outra parte do dinheiro pago vai para a instituição financeira “administrar” esse título e realizar os sorteios
- Do total pago, a instituição desconta as Quotas de Sorteio (um valor que serve para cobrir custos de eventuais prêmios e sorteios do título) e as Quotas de carregamento (cobradas para cobrir os custos de administração do dinheiro).
Em outras palavras: você pode receber menos do que pagou, dependendo do plano e da correção. Embora alguns planos possam garantir o mesmo valor, ou até a mais, esse rendimento é muito baixo (ver próximo item).
2. Título de capitalização não é investimento – e rende menos do que a poupança
A correção do valor depositado é feita pela TR (a Taxa Referencial, muito comum no mercado financeiro) mais uma porcentagem definida em contrato. Hoje, o mínimo é 01%.
Na prática, a TR está zerada no Brasil há alguns anos e a porcentagem usada na correção não vai ser aplicada a todo o dinheiro que o cliente pagar. Afinal, um pedaço do valor fica nas taxas administrativas, lembra?
Em outras palavras: o título de capitalização rende menos do que a poupança (que já rende pouco).
Quer mais uma prova? Segundo a própria SUSEP, no caso dos títulos de capitalização, o “capital de resgate será sempre inferior ao capital constituído por aplicações idênticas na caderneta de poupança, já que, dos pagamentos efetuados num título, desconta-se uma parte para custear as despesas administrativas das Sociedades de Capitalização e, quando há sorteios, uma parcela para custear as premiações“.
3. As chances de ganhar prêmios são mínimas – e você paga por elas
Um título de capitalização não é obrigado a oferecer prêmios ou sorteios – mas esses itens costumam atrair muitas pessoas.
Ser premiado é uma chance bastante remota e, por isso, é preciso ficar muito atento às chances reais de premiação conferindo a Ordenação e Identificação de Títulos no contrato. Nesse campo é informado o tamanho da série (ou seja, o número de títulos emitidos).
De forma geral, quanto maior a série, menor a chance de ser sorteado.
Outro detalhe importante: no geral, quanto maiores os prêmios oferecidos, menor será o valor destinado a compor o capital de resgate no final.
Isso acontece porque, como explicado acima, as premiações são custeadas com uma parte do valor pago pelos clientes – somente parte das mensalidades, por exemplo, vai para o montante que pode ser resgatado.
Quanto maior o prêmio, maior a Quota de Sorteio paga ao título e menor o valor que compões o que vai para o resgate.
4. Seu dinheiro pode ficar travado
O título de capitalização não é uma boa forma de poupar. Em primeiro lugar, porque os pagamentos são feitos em datas determinadas, e não quando o cliente desejar/puder separar uma quantia.
Em segundo lugar, o valor não pode ser resgatado a qualquer momento. Alguns títulos têm prazo de carência e é preciso ficar bastante atento.
Resumindo:
Da próxima vez que seu gerente oferecer um título de capitalização, pense com cuidado e de forma realista sobre as vantagens (incluindo a possibilidade de ser sorteado).
Quer saber mais sobre como guardar e investir dinheiro?
- O que é investimento e como começar a investir
- NuConta, a conta digital sem taxa de manutenção do Nubank, tem rendimento maior do que a poupança
{{#comments}}-
{{comment_author}}
{{comment_date}}
{{comment_content}}
{{/comments}}
{{#children}}-
{{child_comment_author}}
{{child_comment_date}}
{{child_comment_content}}
{{/children}}