Pular navegação

Portal e-CAC Receita Federal: o que é, para que serve e como se cadastrar?

Conheça os serviços oferecidos pelo portal e-CAC, ferramenta fundamental para regularizar as burocracias do seu negócio.

Imagem das mãos de um homem negro digitando em um computador. Ele usa relógio e veste camisa branca.

Empreender exige dos donos de negócio muita atenção e paciência. Afinal, para manter o negócio em dia com as burocracias é necessário emitir nota fiscal, pagar o DAS/DASN SIMEI, fazer a declaração anual de faturamento e ainda cuidar do negócio para ele ser sustentável e lucrativo. A boa notícia é que existe um portal que concentra muitas das obrigações das empresas em um só lugar, o e-CAC.

Com o e-CAC dá pra recolher taxas, emitir declarações e certidões, e deixar a empresa em dia. Tudo isso de forma online e segura, já que ele é um portal oficial da Receita Federal.

Veja, abaixo, tudo sobre o e-CAC, o que ele oferece e como se cadastrar.

O que é o e-CAC Receita Federal?

Criado pela Receita Federal, o e-CAC oferece uma série de serviços virtuais para pessoas físicas ou jurídicas, facilitando a vida do contribuinte ao simplificar processos fiscais de forma segura.

Pelo e-CAC é possível administrar os tributos recolhidos pela União, estados e municípios, retirar certidões, declarar o imposto de renda, verificar a situação fiscal do negócio, entre outros serviços. 

Ou seja, o e-CAC é fundamental para manter regular a situação tributária tanto de pessoas físicas quanto jurídicas.

Para que serve o portal e-CAC?

O e-CAC oferece uma grande quantidade de serviços. Veja a lista na íntegra aqui. Entenda, abaixo, quais são os principais serviços oferecidos pelo e-CAC para pessoas jurídicas:

Como acessar o portal e-CAC?

Recentemente, o portal passou por um aumento no nível de segurança e, agora, só permite acesso com conta Gov.br para contas de nível prata ou ouro. Essa mudança passou a permitir que todos possam acessar os serviços do portal, não apenas quem tem certificado digital.

Veja como acessar o portal seguindo o passo a passo abaixo: 

  1. Informe o CNPJ da empresa;
  2. Preencha o CPF do responsável;
  3. Informe a data de nascimento do responsável e clique em "Avançar";
  4. Preencha os números dos recibos de entrega das Declarações do Imposto de Renda do responsável apresentadas nos 2 (dois) últimos anos;
  5. Crie uma senha;
  6. Clique em "Gerar código" e pronto! Agora é só acessar os serviços do portal.

Quer saber mais sobre obrigações burocráticas do MEI e micro e pequenas empresas? Leia também:

Dívidas com a Receita Federal? Veja como regularizar os impostos

DAS MEI x DASN SIMEI: o que essas siglas significam?

Nota fiscal eletrônica: o que é, para que serve e como emitir?

Este texto faz parte da missão do Nubank de lutar contra a complexidade do sistema financeiro para empoderar as pessoas – físicas e jurídicas. Com a conta PJ queremos ajudar donos de pequenos negócios, empreendedores e autônomos a focarem no que realmente importa. Saiba mais e peça sua conta PJ do Nubank.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.