Pular navegação

Declaração de Faturamento para MEI: como emitir o extrato anual da conta PJ do Nubank

Se você é microempreendedor individual, então precisa declarar o seu faturamento do ano para a Receita Federal até o dia 31 de maio Veja, a seguir, como emitir o extrato anual da conta PJ do Nubank para comprovar a sua receita de 2022.

Mesa de escritório cinza com cadernos, contas e canetas. Mãos de pessoas aparecem mostrando uma delas pagando uma conta pelo celular, outra segurando uma caneta e, mais em destaque, outra acessando o blog Nubank em um notebook.

A conta PJ do Nubank nasceu para facilitar a vida de microempreendedores individuais (MEIs), autônomos e donos de pequenos negócios. Por isso, agora temos mais uma ferramenta para facilitar a prestação de contas do empreendedor para a Receita Federal: o extrato anual.

Desde o dia 3 de janeiro de 2023 está aberto o período da Declaração de Faturamento do Simples Nacional (DASN SIMEI) do MEI. 

O prazo final para fazer a declaração, comprovando o valor bruto que a sua empresa gerou em 2022, vai até o dia 31 de maio de 2023. E um dos documentos essenciais para comprovar as receitas da sua empresa ao longo de 2022 é o extrato da sua conta PJ. 

Importante: o texto abaixo é uma forma de te ajudar na sua busca por informações. Se você tem uma empresa, mesmo que no modelo de MEI, em caso de dúvidas procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.

Veja aqui tudo sobre a Declaração Anual de Faturamento pelo app MEI.

O que é a declaração de faturamento?

A Declaração Anual de Faturamento é o processo para informar a receita bruta da pessoa jurídica no ano anterior. Ou seja, o valor bruto do faturamento da sua empresa em 2022.

Todo MEI que teve a sua empresa funcionando em ao menos um dia no ano de 2022 é obrigado a fazer a declaração. Ou seja, se você abriu o seu MEI em 2022, mesmo que nos últimos dias do ano, ou não teve nenhuma venda ao longo do período em que a sua empresa esteve aberta, ainda assim precisa declarar.

Atenção: quem perder o prazo da declaração pode pagar multa de até 20% sobre os tributos. 

Como emitir o extrato anual na conta Nubank PJ?

Uma das formas de comprovar a receita bruta anual da sua empresa é por meio do extrato da conta bancária. 

Veja, a seguir, o processo para emitir o extrato anual na conta PJ do Nubank:

  • Na página inicial do app, selecione a opção "Pedir extrato" e clique em exportar;
  • Em seguida clique em “Anual”;
  • Depois, é só escolher o ano para o qual você quer o extrato;
  • Selecione o ano (exemplo: 2022) e clique em exportar;
  • Pronto! Seu extrato vai chegar no seu e-mail nos formatos OFX, PDF e CSV.

A tela abaixo demonstra o passo a passo desse processo. 

Saiba tudo sobre a conta PJ do Nubank no blog. Clique aqui e acompanhe as novidades.

Atenção: o texto acima é uma forma de ajudar na sua busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.