A conta PJ do Nubank tem como missão tornar a vida do empreendedor brasileiro mais fácil, oferecendo soluções inovadoras, práticas, seguras e livres de burocracias. O Tap to Pay é assim. Ele funciona de forma 100% digital, diretamente no seu celular, sem precisar de maquininha de cartão, sem ter que pagar mensalidades ou custos de adesão.
Além disso, as taxas do Nubank para quem recebe pagamentos usando o Tap to Pay são menores que as principais maquininhas do mercado. A seguir, tire todas as suas dúvidas sobre o Tap to Pay do Nubank.
O Nubank tem maquininha de cartão?
O Nubank não tem maquininha de cartão física, mas é possível cobrar seus clientes de diferentes formas pela conta PJ do Nubank, seja por meio do Tap to Pay – a maquininha no app do Nubank – Link de Pagamento, NuPay, Pix ou boleto bancário.
Maquininha de cartão Nubank: como funciona o Tap to Pay?
Com o Tap to Pay do Nubank, seus clientes podem fazer pagamentos no cartão de crédito e débito (das bandeiras Mastercard, Visa e Elo) de um jeito prático: direto pelo seu celular, sem a necessidade de uma maquininha física.
Como cobrar com o Tap to Pay no app Nubank?
Para cobrar um cliente, você usará seu próprio celular e todos os pagamentos com o seu Tap to Pay serão feitos por aproximação. Para realizar a transação, basta seguir as orientações e aproximar um cartão com a função contactless ativa na parte de trás do seu aparelho. Aguarde alguns segundos até receber a confirmação.
Se o cliente possuir uma carteira digital, seja no celular ou em um relógio inteligente, por exemplo, também é só aproximar o dispositivo dele do seu Tap to Pay e pagar sem complicações. Isso só é possível graças a uma tecnologia de comunicação sem fio chamada de NFC.
Se o botão "Cobrar com Tap to Pay"aparece para você na página inicial da sua conta PJ, isso significa que você já pode usar a maquininha de cartão do Nubank no seu celular. Para começar a usar, basta clicar nele.
Em seguida, para fazer a sua primeira cobrança, siga as instruções:
- Na tela inicial da conta PJ do Nubank, toque na aba "Cobrar";
- Escolha a opção "Tap to Pay";
- Insira o valor que deseja cobrar do seu cliente e toque na setinha que aparece no canto inferior direito da sua tela. Você vai visualizar quanto o cliente irá pagar e quanto você receberá na sua conta PJ do Nubank – já descontada a taxa;
- A mensagem "Iniciando sua cobrança" vai aparecer na tela e, logo em seguida, o ícone de aproximação com o valor para pagamento também estará na tela do celular;
- Peça ao seu cliente para segurar o cartão horizontalmente, ou se for um dispositivo, na parte superior do celular, sobre o símbolo de pagamento sem contato;
- Quando a marca de seleção "OK" aparecer, a leitura do cartão estará completa e a transação processada.
- Para enviar o comprovante do pagamento, basta clicar em "Enviar comprovante". Rápido, fácil e seguro.
São permitidas somente cobranças acima de R$ 2. Vale dizer que para vendas a partir de R$ 199,99, seu cliente deverá inserir a senha do cartão.
O que é a tecnologia NFC?
NFC é a sigla para Near Field Communication, que em português quer dizer comunicação por campo de proximidade. É graças a essa funcionalidade que você pode fazer um pagamento por uma conexão sem fio, como acontece com o Tap to Pay.
Além dos pagamentos, também é possível usar essa ferramenta para compartilhamento de arquivos e fotos.
Mas vale reforçar que, no caso do Tap to Pay, tanto o seu celular quanto o cartão, e também o celular ou relógio do seu cliente precisam ter a tecnologia NFC para que o pagamento aconteça.
Como acompanhar as minhas vendas no Tap to Pay pelo aplicativo do Nubank?
No aplicativo da sua conta PJ você encontra todas as informações que você precisa sobre as suas cobranças. Elas ficam dentro da seção "Minhas vendas", e sempre aparecerão listadas nessa área. É lá que você confere detalhes como a data da cobrança, o valor cobrado do cliente, a taxa de juros aplicada e o valor que você vai receber com desconto. Também é possível acompanhar o total faturado ao longo do mês.
Quanto tempo demora para receber o valor da venda na conta PJ do Nubank?
Após a transação, você recebe o valor em até um dia útil na sua conta PJ do Nubank. Você pode manter o valor na sua conta, investir no futuro do seu negócio usando as Caixinhas do Nubank, fazer pagamentos via Pix e muito mais.
Investimentos dentro das Caixinhas do Nubank: entenda como funcionam
O Tap to Pay do Nubank tem taxas?
Para adquirir a maquininha de cartão do Nubank, o Tap to Pay, você não precisa pagar taxa de aquisição, mensalidade e nem aluguel da maquininha. Já as taxas cobradas pelas vendas são mais baixas em comparação com outros modelos de maquininhas do mercado. Elas são calculadas de acordo com o tipo de transação e o número de parcelas. Confira a tabela a seguir:
Formas de pagamento | Taxas |
Débito | 0,89% |
Crédito à vista | 3,09% |
Crédito parcelado em 2x | 5,38% |
Crédito parcelado em 3x | 6,09% |
Crédito parcelado em 4x | 6,79% |
Crédito parcelado em 5x | 7,49% |
Crédito parcelado em 6x | 8,19% |
Crédito parcelado em 7x | 8,89% |
Crédito parcelado em 8x | 9,68% |
Crédito parcelado em 9x | 10,37% |
Crédito parcelado em 10x | 11,05% |
Crédito parcelado em 11x | 11,73% |
Crédito parcelado em 12x | 12,39% |
Como repassar as taxas da venda para o cliente?
É só fazer o seguinte:
- No aplicativo do Nubank, na tela da sua conta PJ, acesse a aba "Cobrar";
- Clique em "Tap to Pay" – ou em "Cobrar Tap to Pay";
- Digite o valor a ser cobrado;
- Escolha a forma de pagamento – crédito à vista, débito ou parcelado;
- Ative a opção "Repasse de taxas" (o valor vai ser atualizado no canto inferior da tela);
- Siga as orientações do fluxo de cobrança normal, aproxime o cartão do cliente e pronto!
No próximo dia útil você receberá o valor integral da venda.
O Tap to Pay do Nubank é seguro?
Sim, o Tap to Pay possui o selo de confiabilidade do Nubank. Assim como outros produtos, ele passou por uma série de testes para que pudesse funcionar da melhor forma e com toda a segurança que você e o seu negócio precisam. Além disso, todos os dados do cartão e das transações realizadas usando o Tap to Pay são criptografados. Desse modo, ninguém tem acesso a informações sensíveis sobre você ou seus clientes.
Saiba como funciona a proteção de dados do Tap to Pay: a maquininha no app do Nubank
Quem pode ter o Tap to Pay?
Clientes da conta PJ do Nubank com celulares Android ou iOS podem ter o Tap to Pay. Também é necessário que o seu telefone tenha a tecnologia NFC habilitada nele.
Para saber se o seu celular tem essa tecnologia, é bem simples: basta abrir a tela de configurações do telefone, selecionar a opção "Conexões" e procurar por NFC ou pagamentos sem contato. Depois, é só deixar essa opção ativada.
Chargeback no Tap to Pay do Nubank: como funciona a contestação de venda e como evitar?
Se uma venda realizada usando o Tap to Pay do Nubank for contestada, a primeira coisa a fazer é organizar todos os comprovantes que te ajudem a defender que o seu produto ou serviço foi entregue dentro dos critérios estabelecidos antes da venda.
Informações como o nome do comprador, o item ou serviço comprado, a estimativa de entrega e a confirmação de entrega são alguns exemplos de informações comprobatórias. O ideal é manter um arquivo dessas informações por, pelo menos, 120 dias. Esse costuma ser o prazo máximo para que um consumidor realize uma contestação.
Também vale ressaltar que, após ser notificado sobre a contestação, você terá até quatro dias corridos para organizar os documentos que sustentam a sua defesa. Eles devem ser enviados no formato PDF ou jpeg, pelo próprio aplicativo do Nubank, logado na sua conta PJ, na área de cobranças.
Após a entrega dos documentos, nós encaminharemos tudo ao emissor do cartão (Mastercard), que irá analisar e definir quem ganhou a disputa. Essa definição pode levar cerca de 100 dias. Se o seu negócio ganhar, o valor retorna ao saldo da sua conta. Caso contrário, o dinheiro voltará para o consumidor.
O que é chargeback?
Chargeback é, em tradução livre do inglês, quer dizer "estorno", e se refere ao cancelamento de uma compra feita por um cartão, seja de crédito ou débito. Isso acontece quando o consumidor não concorda ou não reconhece uma compra que está na sua fatura e abre um processo junto à operadora do cartão para pedir a devolução do valor.
Esse recurso é comum e costuma ser acionado em diferentes situações, como nos casos de fraudes ou quando o valor da compra é cobrado mais de uma vez, mas também pode ocorrer caso algum termo da venda seja desrespeitado.
Quando isso acontece, o vendedor é notificado para apresentar contraprovas sobre essa contestação. Neste momento, ele deve entregar os documentos e comprovantes necessários que ajudem a identificar que o trabalho foi mesmo realizado ou o produto entregue em boas condições.
Essa análise é importante pois, a partir dela, fica decidido quem deve pagar pelo produto ou serviço. Durante o processo, o valor é descontado do vendedor, que pode recebê-lo de volta caso ganhe a disputa.
Ainda não é cliente da conta PJ do Nubank? Confira o vídeo abaixo: