Pular navegação

DAS MEI x DASN SIMEI: o que essas siglas significam?

As duas siglas são importantes na rotina de um empreendedor e dizem respeito aos tributos de uma empresa. Entenda as diferenças e semelhanças entre DAS MEI e DASN SIMEI.

Imagem de um caderninho azul, com números na capa. Ao lado dele há um notebook e uma caneta. Os objetos estão sobre uma mesa de madeira.

O universo dos negócios e das finanças é como um dicionário vivo: sempre existe uma palavra ou uma sigla nova para aprender. 

Entre empreendedores, DAS MEI e DASN SIMEI são termos populares e até meio parecidos, mas que dizem respeito a guias de arrecadação de impostos que entram em cena em momentos diferentes ao longo do ano fiscal da empresa. 

O que essas siglas significam? De forma simplificada, temos:

  • DAS MEI é o Documento de Arrecadação do Simples Nacional para Microempreendedores Individuais, que deve ser pago todo mês;
  • DASN SIMEI é a Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional para MEIs (microempreendedores individuais), que deve ser transmitida à Receita Federal uma vez ao ano.

Isso significa que o DAS MEI é a arrecadação propriamente dita. Com essa guia, o microempreendedor faz o pagamento de seus impostos em uma única via, todo mês. Já o DASN SIMEI é uma espécie de "acerto de contas" da empresa com a Receita Federal. 

Usando o DASN SIMEI, o empreendedor transmite uma declaração aos órgãos fiscais comprovando qual foi o faturamento da empresa ao longo daquele ano e se todas as guias de arrecadação de impostos foram mesmo pagas. 

Ele é uma espécie de "imposto de renda do MEI", que deve ser transmitido uma vez por ano, assim como o imposto de renda de pessoas físicas. 

Ainda ficou com dúvida? A seguir, você encontra outros detalhes sobre cada sigla. 

O que é o DAS MEI?

DAS MEI é o Documento de Arrecadação do Simples Nacional. Com ele, o microempreendedor realiza o pagamento dos seus impostos de um jeito prático e rápido. O pagamento deve ser feito mensalmente em uma única guia, com um valor fixo, que é definido de acordo com a área de atuação da empresa. 

Isso significa que, ao invés de pagar tributos em boletos separados, o empreendedor pode fazer um único pagamento usando o DAS MEI. A guia também é conhecida informalmente como "carnê do MEI" e, a cada ano, sofre um reajuste.

Quer saber os valores do DAS MEI para o seu tipo de empresa em 2022? Leia aqui.

A emissão do DAS MEI para pagamento é feita no Programa Gerador de DAS do Microempreendedor Individual, no site do Simples Nacional. Pagar a DAS MEI em dia é importante para evitar que o seu CNPJ seja cancelado e garantir benefícios como direito à aposentadoria, auxílio doença, licença-maternidade e outros.

Como gerar a guia DAS MEI?

A guia deve ser emitida pela internet, todos os meses. O passo a passo é simples:

  • Primeiro, entre no site do Programa Gerador de DAS do Microempreendedor Individual;
  • Na sequência, insira o CNPJ da sua empresa e clique em continuar;
  • Depois, clique em “Emitir Guia de Pagamento (DAS)”;
  • Você deverá informar o ano calendário do qual deseja fazer o pagamento;
  • Selecione o campo do mês que deseja pagar e marque no segundo campo se tiver recebido benefícios naquele mês completo. Depois clique em “Apurar/Gerar DAS”;
  • Em seguida, clique em “Imprimir/Visualizar PDF”;
  • Imprima o boleto ou pague online, no app da sua instituição financeira. 

Se você for cliente da Conta PJ do Nubank, pode pagar o DAS MEI via Pix. Veja como.

O que é a DASN SIMEI?

DASN SIMEI, por sua vez, é a Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional para MEIs. Ou seja: é o momento em que o empreendedor deve declarar os impostos que pagou ao longo do ano fiscal junto à Receita Federal. 

A declaração deve ser feita mesmo que a sua empresa não tenha registrado faturamento durante o ano. Vale lembrar que, no caso da DASN SIMEI, não há nenhum custo ou cobrança adicional no momento da declaração, já que todo o imposto do ano foi pago mensalmente com a DAS MEI. 

Geralmente, o período de declaração da DASN SIMEI acontece no começo do ano, próximo às datas de declaração de Imposto de Renda para pessoas físicas. Empresas que não fazem a declaração são multadas.

Quer saber como fazer a DASN SIMEI da sua empresa? Leia aqui.

Este texto faz parte da missão do Nubank de lutar contra a complexidade do sistema financeiro para empoderar as pessoas – físicas e jurídicas. Com a conta PJ queremos ajudar donos de pequenos negócios, empreendedores e autônomos a focarem no que realmente importa. Saiba mais e peça sua conta PJ do Nubank.

Leia também:

Nota fiscal eletrônica: o que é, para que serve e como emitir?

MEI e INSS: como aumentar a contribuição e ter uma aposentadoria maior?

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.