Pular navegação

Como funciona o app gov.br? Veja os serviços que ele oferece

Alguns serviços públicos podem ser acessados pelo aplicativo gov.br. Veja quais são eles e quais níveis de segurança são exigidos para cada um.

Entenda o que é o app gov.br, como ele funciona e os serviços que você consegue acessar com ele.

Se você precisa acessar um documento, pedir uma informação ou agendar algum serviço público, pode ser que nem precise encarar filas para fazer isso. É que agora boa parte desses serviços está disponível digitalmente, de forma gratuita, através da plataforma e app gov.br. 

Nessa plataforma, você cria uma conta que passa a ser a sua identificação digital para acessar serviços públicos federais, estaduais e municipais. Com a conta gov.br você comprova que você é você nos meios digitais. Ela é gratuita, segura e todos os brasileiros podem ter uma. 

Veja aqui como criar uma conta gov.br.

Com sua conta criada, você pode acessar alguns serviços públicos no aplicativo gov.br. Veja, abaixo, que serviços são esses e como funciona o aplicativo.   

Como baixar o app gov.br? 

O app gov.br está disponível para aparelhos com sistema operacional iOS e Android. Para baixar, basta acessar a loja de aplicativos oficial do seu celular e buscar por gov.br. 

Atenção: baixe o aplicativo cujo desenvolvedor aparece como "Governo do Brasil". 

Para entrar no aplicativo, você precisa ter criado uma conta gov.br. Como sua conta na plataforma é sua identidade no mundo digital, você precisa fornecer algumas informações para comprovar a sua identificação. Quanto mais informações a plataforma vincular a você, maior é a garantia de que ninguém vai tentar usar sua senha. 

Ou seja, maior é a segurança, tanto sua como a do poder público. E é possível medir isso por meio de três níveis de segurança: ouro, prata e bronze. O nível ouro é o que tem a maior segurança, seguido do prata e bronze. 

Além disso, quanto maior o nível, mais serviços você consegue acessar no app gov.br e mais movimentações digitais consegue fazer. 

Como sei meu nível de segurança?

O seu nível de segurança na plataforma está vinculado à forma como sua conta foi criada e validada. Veja:

  • Se você tiver CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou biometria facial cadastrada na Justiça Eleitoral, pode fazer o reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br. Se der tudo certo, sua conta já será ouro ou prata;
  • Caso não tenha CNH ou biometria, você pode criar sua conta por meio do acesso em um dos bancos credenciados. Assim, sua conta será prata;
  • Ao não usar nenhuma das informações acima, você responde a um questionário e sua conta será criada no nível bronze. 

O que dá para fazer no app gov.br? 

Veja as funcionalidades que aparecem assim que você entra no aplicativo: 

Seu nível de segurança: a primeira informação que aparece, assim que você entra no aplicativo é se sua conta é ouro, prata ou bronze. É possível aumentar o seu nível clicando no botão "aumentar nível". 

Buscar serviços: nesta seção, você consegue buscar o serviço de que precisa, seja ele do INSS, de saúde ou da Receita Federal, por exemplo.

Carteira de documentos: esta seção reúne os documentos digitais que você tem, como CPF, CNH e alguns certificados militares.

Assinar documentos digitalmente: somente quem tem nível prata ou ouro tem esta seção no aplicativo, que permite você fazer assinaturas oficiais digitais. 

Baixar certidões: se você precisa de uma Certidão Negativa de Débitos da Receita Federal, basta escolher esta seção do aplicativo para baixar.

Prova de vida: nesta seção, você consegue ver o histórico de prova de vida do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) e fazer a prova de vida digitalmente, através de reconhecimento facial.

Agora veja, abaixo, em detalhes, os serviços que você pode acessar com o aplicativo gov.br.

Quais serviços consigo acessar no app gov.br? 

Os serviços que você vai conseguir usar dependem do nível de segurança da sua conta. De maneira geral, movimentar e compartilhar documentos exigem um nível de segurança prata ou ouro. Veja, abaixo, quais os serviços estão disponíveis no app gov.br. 

Versão digital dos seus documentos 

No aplicativo gov.br, você tem uma carteira de documentos digitais oficiais na seção “Meus Documentos”, que mostra seu CPF e a situação dele. Você pode adicionar à sua carteira outros documentos, como a CNH e certificados militares de alistamento, dispensa e reservista. 

Os documentos que aparecem nesta seção são considerados oficiais. Ou seja, você pode apresentá-los no lugar das versões físicas. 

Cada documento dentro do aplicativo tem um QR Code que pode ser apresentado em qualquer lugar que exigir esses documentos.  

A carteira de trabalho digital também pode ser acessada através do app gov.br, mas ela não está na seção "Meus Documentos". Veja como acessá-la: 

  • Acesse a seção "Buscar serviços" e digite "carteira de trabalho"; 
  • Clique em "Obter a Carteira de Trabalho", em "Iniciar" e em "Entrar com a conta gov.br";
  • O app vai pedir sua senha gov.br novamente para abrir esse serviço;
  • Na área de serviços do Ministério do Trabalho, você consegue acessar sua carteira de trabalho digital e também os seus contratos de trabalho atual e anteriores.

Você está com CPF irregular? Entenda as consequências disso no vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=lsavz4AVGKA

Imposto de Renda e outros serviços da Receita Federal

Com a conta gov.br, você consegue ter acesso aos serviços da Receita Federal, como a declaração do Imposto de Renda pré-preenchida, por exemplo. Basta acessar a seção "Buscar serviços", digitar "Imposto de Renda", escolher o serviço do qual precisa e clicar em "Iniciar". Confira os principais serviços disponíveis: 

  • Consultar restituição do Imposto de Renda;
  • Obter cópia do número do recibo de entrega da declaração;
  • Declarar e retificar o Imposto de Renda; 
  • Obter restituição do Imposto de Renda não resgatada; 
  • Emitir Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais);
  • Apurar carnê-leão;
  • Emitir extrato do INSS para Imposto de Renda;
  • Calcular alíquota efetiva do Imposto de Renda;
  • Consultar e atualizar CPF;
  • Optar pelo Simples Nacional, entre outros serviços. 

O acesso a esses e outros serviços da Receita Federal depende do nível de segurança. Conseguir a declaração pré-preenchida e fazer a declaração por aplicativo, por exemplo, exigem níveis prata e ouro. 

Como saber? Assim que você acessar um serviço que exige um nível de segurança maior do que o que você tem, vai aparecer uma mensagem indicando qual é o nível exigido.

Serviços previdenciários 

No app gov.br, você consegue acessar diversos serviços previdenciários. É possível simular sua aposentadoria, agendar perícia, fazer prova de vida, emitir guia de pagamento, pedir sua aposentadoria e outros serviços da Previdência Social

Para entrar nesses serviços, basta acessar a seção "Buscar serviços", digitar "INSS", escolher o serviço do qual precisa e clicar em "Iniciar". Assim como acontece em outros serviços, o acesso a cada item vai depender do seu nível de segurança. Veja os principais serviços da Previdência Social disponíveis no aplicativo:

  • Realizar inscrição no INSS;
  • Emitir extrato de pagamento de benefício do INSS;
  • Marcar perícia médica;
  • Emitir extrato de contribuição (CNIS);
  • Simular aposentadoria; 
  • Solicitar salário-maternidade e outros benefícios;
  • Pedir certidão de tempo de contribuição;
  • Atualizar dados;
  • Pedir auxílio-acidente, entre outros.

Serviços de Saúde 

Alguns serviços de saúde podem ser acessados no app gov.br, como seus comprovantes de vacinação. Também é possível fazer agendamentos e obter informações sobre a rede do SUS (Sistema Único de Saúde), entre outros serviços oferecidos pela saúde pública. 

Para acessar, basta clicar na seção "Buscar serviços", digitar "SUS", escolher o serviço e clicar em "Iniciar".  Veja os principais serviços digitais de saúde disponíveis no app:

  • Conecte SUS Cidadão: nessa área você consegue ver a cartilha de vacinas, consultar a rede de atendimento e checar informações sobre a saúde pública;
  • Obter o certificado nacional de vacinação da covid-19;
  • Tirar o certificado internacional de vacinação;
  • Conhecer a lista de medicamentos que devem existir nas farmácias do SUS;
  • Agendar atendimentos, entre outros serviços.

Educação e outros serviços

No app gov.br, também é possível fazer inscrições de serviços de educação, como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), Prouni (Programa Universidade para Todos), Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e Fies (Programa de Financiamento Estudantil). 

Alguns estados, como Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina já têm seus sistemas integrados ao gov.br. Assim, você também consegue acessar serviços estaduais e municipais com a mesma conta, no mesmo aplicativo.

App gov.br X app SouGov.br: qual a diferença? 

O aplicativo SouGov.br funciona de forma parecida com o aplicativo gov.br. O que muda é o público. Enquanto todos os brasileiros podem ter uma conta gov.br, apenas os servidores públicos federais – ou seja, aqueles que trabalham em órgãos do governo federal – têm acesso ao SouGov.br.

Esse aplicativo funciona como uma espécie de RH digital para os servidores. Eles conseguem enviar atestados e pedir férias através do aplicativo, por exemplo. 

Leia também

Como criar uma conta no gov.br?

Veja como tirar a segunda via do CPF, título de eleitor, RG e outros documentos?

Como funciona a prova de vida do INSS?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.