Pular navegação

Prova de Vida Digital é liberada para servidores públicos aposentados, pensionistas e anistiados

O projeto piloto, lançado pelo Governo, está funcionando desde 24 de novembro e todo o processo pode ser feito pela internet.

Prova de vida digital: Mão de jovem segurando um telefone com capa roxa

Desde o dia 24 de novembro, aposentados, pensionistas e anistiados do INSS podem realizar a Prova de Vida Digital, sem precisar se deslocar até uma unidade de atendimento ou uma agência bancária. O procedimento pode ser realizado pelos aplicativos do Sigepe Mobile e Meu gov.br.

Por enquanto, a funcionalidade está disponível para 10 mil pessoas atendidas pelo Departamento de Centralização de Serviços de Inativos, Pensionistas e Órgãos Extintos do Ministério da Economia (Decipex/ME). A ideia é que, mais para frente, 700 mil pessoas possam fazer dessa forma.

É importante dizer que o beneficiário precisa ter a biometria (identificação digital) cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Os aposentados, pensionistas e anistiados que não estiverem participando do piloto devem realizar a prova de vida no banco em que recebem o benefício.

Veja mais informações:

Como funciona atualmente

A prova de vida dos servidores públicos federais aposentados, dos pensionistas e dos anistiados políticos, que recebem pelo Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape), deve ser realizada todo ano, no mês do aniversário.

Isso pode ser feito em qualquer agência da instituição bancária onde é pago o provento ou o benefício. Basta apenas levar o documento oficial de identificação com foto e CPF.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.