Prova de Vida Digital é liberada para servidores públicos aposentados, pensionistas e anistiados

26 de novembro de 2020

A partir do dia 24 de novembro, aposentados, pensionistas e anistiados do INSS podem realizar a Prova de Vida Digital, sem precisar se deslocar até uma unidade de atendimento ou uma agência bancária. O procedimento pode ser realizado pelos aplicativos do Sigepe Mobile e Meu gov.br.
Por enquanto, a funcionalidade está disponível para 10 mil pessoas atendidas pelo Departamento de Centralização de Serviços de Inativos, Pensionistas e Órgãos Extintos do Ministério da Economia (Decipex/ME). A ideia é que, mais para frente, 700 mil pessoas possam fazer dessa forma.
É importante dizer que o beneficiário precisa ter a biometria (identificação digital) cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Os aposentados, pensionistas e anistiados que não estiverem participando do piloto devem realizar a prova de vida no banco em que recebem o benefício.

Agora, aposentados, pensionistas e anistiados do INSS podem realizar a Prova de Vida Digital, sem precisar se deslocar até uma unidade de atendimento ou uma agência bancária. O procedimento pode ser realizado pelos aplicativos do Sigepe Mobile e Meu gov.br.

IMPORTANTE: o beneficiário precisa ter a biometria (identificação digital) cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).Quem não estiver no projeto piloto deve realizar a prova de vida no banco em que recebe o benefício.

Passo a passo para fazer a Prova de Vida Digital

1. Instale no seu celular os aplicativos: Sigepe Mobile e Meu gov.br;2. Acesse a opção “Consulta Prova de Vida” no Menu do Aplicativo Sigepe mobile;3. Clique em “Instruções para Prova de Vida”, caso a situação na Prova de Vida não esteja com status de “Regular”;4. Realize as ações indicadas e clique em “Entendi! Abrir Meu gov.br”;

5. Você será direcionado para o aplicativo Meu gov.br;6. Digite o seu CPF e clique em “Avançar”. Caso não possua conta no gov.br, clique em “Crie sua conta”;7. Digite sua senha e clique em “Entrar”, em “Autorizar” e depois em “Realizar validação”;

8. Selecione “Permitir” e siga o tutorial ou Clique em “Pular”;9. Siga as instruções do Aplicativo para realização da Validação Facial;10. Após receber a mensagem de sucesso na Validação Facial, volte ao aplicativo do Sigepe mobile para consultar a situação  da Prova de Vida;

11. Cheque se a situação de Prova de Vida está “Regular”, visualize o Comprovante e atualize os seus dados cadastrais;12. Clique em “Abrir” e verifique a situação da Prova de Vida;13. Selecione o PDF e verifique o Comprovante de Prova de Vida Anual.