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INSS Digital: o que é e como acessar?

Entenda o que é o INSS digital, quem pode acessar e como beneficiários podem utilizar os serviços online do INSS.

O INSS Digital é um sistema online criado em 2018 para que advogados tenham mais agilidade na hora de  fazer petições e acompanhar processos judiciais para concessão de aposentadorias e outros benefícios do INSS. Ou seja, é uma plataforma para tramitação de documentos online entre advogados e Previdência Social.

Quem tem acesso?

Podem acessar o sistema advogados inscritos na OAB que estejam adimplentes e não tenham punições ou condenações criminais. 

Para ter acesso, os advogados devem acessar o site da OAB de seu respectivo estado e procurar a seção "INSS Digital". Depois de concluir o passo a passo descrito no site, um e-mail de confirmação irá chegar em até 10 dias úteis.

Então o INSS Digital é só para advogados?

Sim. Porém, se você quer saber como acessar a plataforma online do INSS direcionada aos beneficiários, o caminho é outro. Na verdade, o aplicativo correto para isso é o Meu INSS, disponível para aparelhos Android, iOS e que também pode ser acessado pelo site

Quais serviços podem ser realizados pelo Meu INSS?

Ao todo, mais de 90 serviços podem ser acessados ou executados direto pelo app. Seguem alguns exemplos:

  • Simulação de aposentadoria;
  • Pedido de aposentadoria;
  • Extrato para imposto de renda (informe de rendimentos);
  • Agendamento de perícia;
  • Consulta de benefícios;
  • Prova de vida;
  • Salário-maternidade urbano;
  • Extrato de empréstimo consignado;
  • Carta de concessão do benefício;
  • Revisão de benefício;
  • Declaração de regularidade da situação do contribuinte individual;
  • Recursos;
  • Cessação de benefício por óbito;
  • Cadastro de declaração de cárcere/reclusão;
  • Cadastrar ou renovar representante legal;
  • Reativar benefício, entre outros.

Como acessar o Meu INSS

Primeiro, é necessário baixar o app na loja de aplicativos do seu celular. Se preferir, acesse pelo site. Depois, é preciso realizar um cadastro. Veja como fazer:

  1. Acesse o site meu.inss.gov.br – ou app baixado no celular – e clique em “cadastrar senha”;
  2. Insira seu CPF, nome completo, telefone e e-mail;
  3. Clique em “não sou um robô” e aceite os termos de uso e política de privacidade antes de prosseguir;
  4. Responda as perguntas pessoais e clique em “continuar”;
  5. Nas páginas seguintes, preencha informações sobre sua vida contributiva – quando foi sua última contribuição para a Previdência, qual a faixa de salário e se já recebeu algum tipo de benefício previdenciário, por exemplo;
  6. Assim que terminar, clique em “criar senha”;
  7. Após isso, escolha a opção “entrar com gov.br’;
  8. Digite o CPF, a senha cadastrada, em seguida leia e aceite os termos de uso;
  9. Pronto! Você estará apto a utilizar os serviços.

Saiba mais sobre o Meu INSS. Leia também:

Meu INSS: tudo o que dá pra fazer pelo app, sem ir à agência

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