Pular navegação

Transmissão da DIRF será interrompida por 60 horas. Como isso te afeta?

O sistema da DIRF, que é responsável por processar as declarações, passará por manutenção e deve ficar fora do ar entre os dias 28 e 31 de agosto.

DIRF, sistema fora do ar: um alvo roxo e branco com dardos sendo atirados nele.

A Receita Federal informou que o sistema utilizado para realizar o processamento das declarações, a transmissão do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (DIRF) irá passar por uma manutenção e deve ficar fora do ar das 20h do dia 28 de agosto até às 8h de segunda-feira, dia 31.

A DIRF é uma obrigação tributária que contém informações sobre as retenções, pagamentos e créditos do Imposto de Renda retido na fonte -  as empresas devem apresentar tais dados à Receita Federal do Brasil (RFB), através do Programa Gerador de Declarações, que pode ser baixado do site da Receita Federal.

Em outras palavras: a DIRF é um documento que as empresas devem apresentar à Receita com informações de suas movimentações. 

Quais serviços serão interrompidos durante a manutenção do sistema?

Entre a noite do dia 28/08 e a manhã do dia 31/08, serão interrompidas as seguintes funções -  ou seja, o sistema vai estar fora do ar e, portanto, não será possível realizar o processamento de tais dados:

  • Dados sobre os rendimentos pagos às pessoas físicas residentes no Brasil;
  • Declaração do valor do imposto sobre a renda e contribuições retidos na fonte - por exemplo, quem é assalariado e recebe acima de R$ 1.903,98 tem uma parte do salário descontada;
  • Qualquer pagamento, crédito, entrega, informações sobre emprego ou sobre envio à residentes do país ou do exterior;
  • Pagamentos de plano de assistência à saúde – coletivo empresarial.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.