Pular navegação

Contactless: como fazer pagamento por aproximação com o Nubank

Tire suas dúvidas sobre como funciona mais essa opção para compras com seu cartão Nubank.

Homem em pé realizando o pagamento com o cartão Nubank por aproximação enquanto conversa e abraça uma menina de cabelos longos que está colocando um capacete de ciclista, à frente deles e atrás de um balcão uma mulher segura uma máquina de cartão de créditos, ao redor há algumas bicicletas

O cartão Nubank surgiu para facilitar a vida das pessoas. Sem anuidade, burocracia ou taxas abusivas: com o roxinho, o usuário consegue controlar os seus gastos pelo app instalado no celular.

Em novembro de 2018 apresentamos um roxinho ainda mais prático: um novo modelo do cartão que agora conta com a função contactless. Com ela é possível realizar pagamentos apenas por aproximação, sem inserir o cartão na maquininha.

Como ainda existem dúvidas com relação ao uso dessa opção, explicamos abaixo como ela funciona.

Contactless: o que é?

Ao se tornar cliente do cartão Nubank, é preciso criar uma senha de 4 dígitos no momento do cadastro das informações pessoais. Essa senha será usada sempre que o usuário inserir o cartão de crédito na maquininha para que a transação seja finalizada.

A tecnologia contactless (sem contato) permite que o consumidor efetue compras apenas aproximando o cartão da maquininha, sem precisar inseri-lo. Tanto para crédito como para compras no débito.

No caso do Nubank, para ativar essa função é necessário inserir o roxinho normalmente na maquininha na primeira compra. Depois disso, o cliente poderá utilizar a tecnologia sempre que quiser, desde que o estabelecimento disponibilize essa função.

Como ativar o pagamento por aproximação do cartão Nubank?

Para ativar o pagamento por aproximação do cartão Nubank, siga o passo a passo:

  • Assim que receber o cartão novo, fazer o desbloqueio tocando em "Recebi meu cartão" na tela inicial do app;
  • Fazer a primeira compra com o cartão físico, inserindo o cartão na maquininha e digitando o senha/PIN.

A senha só será necessária para compras acima de R$200. 

O Contactless é seguro?

Se essa é a sua maior dúvida quando o assunto é usar o contactless do seu roxinho, pode ficar tranquilo: a resposta é sim.

https://www.youtube.com/watch?v=iTuvrJVEtjI

Todas as compras feitas por aproximação utilizam tecnologia de criptografia, que muda a cada transação. É uma técnica mundialmente conhecida e segura de comunicação de dados.

Como desativar o pagamento por aproximação do cartão Nubank?

Desativar a opção que permite compras por aproximação é bem simples:

  • Abrir o app e na tela inicial clicar em "Meus Cartões";
  • Selecionar o cartão físico;
  • Inserir a senha de 4 dígitos;
  • Tocar em "Configurar" no ícone da engrenagem;
  • Na opção "Compras por aproximação (contactless)" para ativar/desativar basta tocar no botão, que ficará na cor branca/cinza, indicando que foi desativado.

Vale prestar atenção pois, no transporte público, o pagamento por aproximação pode acontecer mesmo com a funcionalidade bloqueada. Isso acontece por causa do próprio sistema das catracas, que é liberada mesmo se a transação for recusada - e, com isso, é enviada uma cobrança de compra online.

Se isso acontecer com você, entre em contato com o nosso atendimento que nosso time vai te ajudar a resolver a situação.

Ficou com mais alguma dúvida? Entre em contato com nossa equipe pelos canais oficiais de atendimento. 

Leia também:

Como usar o contactless com o cartão da conta PJ do Nubank?

Navegue
    Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.