Pular navegação

16 livros sobre finanças e investimentos para você aprender mais sobre como cuidar do seu dinheiro

Quer saber mais sobre finanças e investimentos sem precisar gastar muito? Veja a lista de livros –práticos e simples– indicados pelos especialistas da Nubank.

16 livros sobre investimentos e finanças para você aprender a cuidar do seu dinheiro.

Sair das dívidas, juntar dinheiro, gastar menos, ter uma reserva de emergência ou até mesmo investir, mesmo que seja pouco. Não importa o seu objetivo: livros sobre finanças e investimentos podem ser seus aliados! 

Além de serem ótimas ferramentas para você complementar o que aprende por aqui, os livros também não requerem grandes investimentos.

Mas quais são os melhores? Por onde começar? Para te ajudar, conversamos com os especialistas de investimentos do Nubank e listamos 16 livros práticos e simples para quem quer aprender mais sobre finanças e investimentos. Veja a lista!   

Livros sobre finanças e investimentos para tirar as metas financeiras do papel de vez

Ao contrário do que muita gente pensa, aprender sobre finanças e investimentos é entender melhor sobre o comportamento humano do que sobre números. Aprender como as atitudes definem a relação com o dinheiro é o primeiro e mais importante passo no mundo do planejamento financeiro

Confira os livros sobre finanças e investimentos que podem te ajudar a entender por que você faz o que faz com o dinheiro. 

1. A Psicologia Financeira – Morgan Housel

Segundo Angela Tosatto, analista de renda variável do Nubank, o livro mostra como o sucesso financeiro está relacionado aos acontecimentos da vida e ao que você aprende ao longo dela.

"Housel apresenta casos de sucessos e fracassos que demonstram a importância do fator psicológico nas finanças. Um livro de fácil leitura, mas que tira qualquer leitor da zona de conforto, pois descreve perfeitamente os hábitos e comportamentos em relação ao dinheiro", comenta a analista.

2. Rápido e Devagar – Daniel Kahneman 

Um clássico é um clássico. E em se tratando de psicologia econômica, o psicólogo Daniel Kahneman é um dos grandes nomes. Ele ganhou o Prêmio Nobel de Economia em 2002 ao demonstrar que existem duas formas de pensar – uma rápida e outra devagar. 

O livro resume a teoria do pensador. Ele mostra como o cérebro cria atalhos que ajudam a explicar a forma como tomamos decisões, principalmente financeiras. A obra é densa, mas a linguagem não é complicada.    

3. Decisões Econômicas – Vera Rita de Mello Ferreira 

A professora de economia comportamental é uma das maiores referências brasileiras na área. Se você ficou com preguiça de ler Kahneman, o livro de Vera Rita é uma boa alternativa.

Ela explica quais são os vieses de comportamento que fazem você, por exemplo, não juntar dinheiro (mesmo quando sobra no fim do mês), gastar mais, e não pensar no futuro. Para isso, a professora usa exemplos práticos e bom humor.

4. Tostão Furado - Mari Ferreira

A consultora financeira ensina no livro os passos básicos para quem está começando agora a organizar o orçamento. A autora oferece ao leitor uma jornada de autoconhecimento financeiro a partir de exercícios criados com base na psicologia econômica. 

Para a especialista, é o comportamento que define a forma como lidamos com o dinheiro, e que aproxima ou afasta as pessoas de seus objetivos. O livro apresenta ferramentas para os primeiros passos na organização financeira.

Livros para organizar as finanças e sair das dívidas  

Se a sua meta é controlar melhor o seu dinheiro e se organizar para sair das dívidas, os livros de finanças abaixo podem te ajudar. 

5. O homem mais rico da Babilônia – George S. Clason

Para quem quer começar a aprender finanças e ler uma boa história ao mesmo tempo, este livro pode ser um bom primeiro passo, segundo Eduardo Perez, analista de renda fixa do Nubank. "O livro mostra como mudanças simples no modo de pensar e como atitudes específicas na nossa rotina podem alterar a maneira como nos relacionamos com o dinheiro", afirma. 

O livro tem quase um século desde sua primeira edição e elenca princípios da antiga Babilônia. Parece complicado, mas não é. A partir desses princípios, o autor ensina como economizar, como resolver problemas financeiros e até a como investir. 

6. Orçamento sem falhas – Nath Finanças 

No livro, Nath Finanças, administradora e orientadora financeira, detalha os passos básicos para começar a organizar o orçamento. O livro é curtinho, prático, leve e ensina conceitos básicos para quem quer se organizar, mas não tem muito dinheiro. 

O forte da obra é que Nath parte de um lugar que é comum à maioria dos brasileiros: um ponto de partida sem privilégios, com baixa renda e com dívidas.  

7. Dinheiro sem medo – Eduardo Amuri 

O educador financeiro ensina o passo a passo do planejamento neste livro para quem está partindo do zero.

Além de mostrar estratégias bem práticas para se organizar e pagar dívidas, ele divide com o leitor histórias de pessoas reais que tiveram problemas financeiros específicos e como elas resolveram. 

8. Pai Rico, Pai Pobre – Robert Kiyosaki

Existe um motivo para este livro ser tão mencionado quando o assunto é dinheiro. "Ele é um divisor de águas em relação às finanças, principalmente para quem já tem filhos ou pretende tê-los", afirma Angela Tosatto.

Para ela, o objetivo do livro é instruir o leitor e despertar a sua inteligência financeira. Como o próprio título revela, o autor trata bastante sobre a relação entre pais e filhos, mas a obra ajuda mesmo aqueles que não têm ou não querem ter filhos a enxergar a importância do planejamento financeiro para o agora e para o futuro.  

Livros sobre investimentos para quem quer começar a investir

Você já está com as contas organizadas e sua meta agora é começar a investir. Antes de se aventurar em investimentos arriscados, como a Bolsa de Valores, você precisa garantir a sua reserva de emergência e aprender sobre investimentos mais conservadores, como os de renda fixa.

Estes livros sobre finanças e investimentos podem ajudar você a dar os primeiros passos. 

9. Ganhar mais, gastar menos, investir  – Denise Damiani com Cynthia Almeida 

Ao longo de sua carreira como sócia de grandes consultorias, Denise percebeu na prática a diferença de comportamento entre homens e mulheres quando o assunto era crescimento profissional. Por muitos anos, ela entrevistou mulheres e estudou o impacto desse comportamento nas finanças delas. 

O livro é o resultado desses estudos e traz estratégias de como as mulheres podem aumentar seus ganhos, reduzir seus gastos e investir.  

10. Os segredos da mente milionária – T. Harv Eker 

Para quem quer aprender com os clássicos, este livro sobre investimentos está na lista. Segundo Angela Tosatto, a obra quebra paradigmas e traz conceitos que ajudam quem quer começar a investir. 

"Aprendemos a maioria desses paradigmas na infância, sob a influência da família. Por isso, crescemos com muitas crenças arraigadas. É um livro que mostra, com dicas práticas, como a nossa relação com o dinheiro pode mudar", afirma a analista.

11. Finanças pessoais: o que fazer com meu dinheiro – Marcia Dessen

No livro, a planejadora financeira e professora coloca sua experiência de mais de 20 anos no mercado financeiro para ensinar como planejar, investir  e pensar no futuro, sem abrir mão do que é importante para você. 

Embora longa, a obra tem linguagem simples e bem didática – ideal para quem está começando.

12. Bora enriquecer – Júlia Mendonça

A consultora financeira revela os primeiros passos no mundo dos investimentos para quem tem a meta de investir. Além de ensinar como fazer um planejamento financeiro simples, ela detalha os tipos de investimentos em renda fixa e para qual estratégia eles são mais indicados. 

Ela explica desde investimentos básicos, como CDBs, Tesouro Direto e Letras de Crédito até investimentos de renda variável, como ações, fundos imobiliários e criptomoedas. E ainda mostra como montar uma carteira de investimentos para iniciantes.

Livros sobre investimentos para entrar na Bolsa de Valores

Para quem já tem a reserva de emergência, já montou uma carteira de investimentos de renda fixa e quer se arriscar mais e investir na Bolsa, também existem livros sobre finanças e investimentos que podem ajudar e que não são técnicos ou difíceis. Veja a lista.

13. Faça fortuna com ações antes que seja tarde – Décio Bazin

Apesar de o título indicar que o livro vai apresentar uma "fórmula mágica" para ganhar dinheiro com ações, de cara você vai perceber que não é bem assim. Investir em ações envolve riscos – dá para ganhar dinheiro assim como perder. E para quem está começando, a melhor estratégia é ficar longe de promessas de ganho fácil e rápido.

Décio Bazin foi jornalista de economia e investidor. No livro, ele dá as bases para investimentos em ações. "Apesar de ser um livro publicado há bastante tempo, ele tem uma linguagem simples e direta. Além de contar histórias da época do pregão viva-voz, o autor consegue passar muito bem a importância de investir para o longo prazo", afirma Murilo Breder, analista de ações do Nubank. 

14. Os axiomas de Zurique – Max Gunther 

O nome é complicado, mas Hugo Carone, analista técnico do Nubank, garante que o livro sobre investimentos não tem nada de difícil ou chato. Axioma é uma verdade inquestionável. E o mercado financeiro carrega um monte dessas verdades que muita gente esquece ou não quer ouvir. 

"Sabemos que não existe uma fórmula mágica para ganhar dinheiro, mas existem alguns pontos a serem evitados. Esse livro traz alguns axiomas que deveriam ser seguidos e que ajudam na busca pela riqueza. Sua leitura é bastante simples, objetiva e direta", afirma Carone.

15. Filosofias de Investimento - Aswath Damodaran

No livro, o professor de finanças da Universidade de Nova York mostra e explica as principais filosofias de investimentos que existem no mercado financeiro e que são utilizadas por grandes investidores –desde estratégias focadas em valor e crescimento a análise técnica.

Damodaran promete explicar essas estratégias de forma simples e ainda mostra como alguns investidores as utilizaram.  

16. O investidor inteligente – Benjamin Graham 

Para José Castro, analista de renda variável do Nubank, se tem um livro que deveria estar na cabeceira de quem quer investir na Bolsa é esse. Graham é considerado um dos maiores investidores de todos os tempos e já foi professor de Warren Buffett – o megainvestidor norte-americano.

"O livro detalha a metodologia que Warren Buffett segue para investir em boas empresas", afirma Castro. Se você quer entender melhor como funciona o mercado de ações e, principalmente, como grandes investidores investem, o livro é uma aula.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.