Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete os campos ao lado para pedir sua Conta e Cartão de crédito

Agora complete abaixo para pedir sua conta e cartão de crédito

Precisamos de um CPF válido
Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu e-mail. Precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Por que é tão difícil ju...

Por que é tão difícil juntar dinheiro?

Não existe fórmula mágica para ficar rico – e se você sente que ganha pouco, está cheio de dívidas e não consegue controlar os seus gastos… Você não está sozinho.



“Dicas simples para ficar rico”, “Veja como juntar dinheiro rápido”; “O segredo do sucesso dos milionários”. É fácil encontrar por aí dicas para conseguir economizar dinheiro em pouco tempo e fazendo pouco esforço – o difícil é não se frustrar quando o resultado alcançado passar longe do que foi prometido.  

A grande verdade é que não existe fórmula mágica para juntar dinheiro – e o discurso de que é muito fácil resolver todos os seus problemas financeiros simplifica algo que, para a maioria das pessoas, envolve questões bastante complexas.

Alguns números ajudam a exemplificar esse cenário.

  • A renda familiar per capita (por membro da família) média brasileira em 2017 foi de R$ 1.268 – mas, em alguns estados, esse valor chega a menos da metade.
  • 36% dos brasileiros dizem que não administram suas próprias finanças, segundo uma pesquisa do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) de janeiro de 2019, Ou seja: para mais de ⅓ da população, entender o que entra e sai do bolso a cada mês não é um hábito.
  • 43% das pessoas terminaram o mês zeradas, ainda segundo o SPC. Ou seja: pagaram todas as suas contas, mas não sobrou nenhum rendimento;
  • Outros 33% terminam o mês no vermelho – não tiveram recursos suficientes para pagar todas as contas;
  • Além disso, um em cada três usuários de cartão de crédito não sabe ao certo o quanto gasta em sua fatura.

Em outras palavras: se você sente que ganha pouco, está cheio de dívidas e não consegue rastrear os seus gastos… Bem, você não está sozinho.

São várias as conclusões que podemos chegar com esses números. Mas a primeira, e mais importante, é a de que a maioria das pessoas passa por dificuldades reais na hora de juntar dinheiro: as despesas são maiores do que o orçamento, não há controle sobre as dívidas e nem sempre se sabe para onde vai o salário.

No entanto, se sobram problemas, não falta vontade para reverter essa situação: para 2020, quase metade dos brasileiros (49%) quer guardar dinheiro, segundo o SPC e a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas).

Mas se não existe fórmula mágica, qual é o “segredo” para conseguir atingir essas metas? Como colocar as finanças em dia e, finalmente, guardar dinheiro?

Saber quanto entra em sua conta a cada mês e no que se gasta essa quantia são o primeiro passo para criar um planejamento financeiro e conseguir economizar. Isso pode ser feito da sua maneira: usando um aplicativo, anotando em um caderno, em uma planilha…

O importante é começar a ter esses números registrados e entender que a organização financeira é um processo. É preciso criar novos hábitos e incorporá-los no dia a dia para encontrar o equilíbrio saudável entre gastos e economias.  

Abaixo, criamos um guia que pode te ajudar nessa jornada.  

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

4.24

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post