Pular navegação

Por que é tão difícil juntar dinheiro?

Não existe fórmula mágica para ficar rico – e se você sente que ganha pouco, está cheio de dívidas e não consegue controlar os seus gastos… Você não está sozinho.

Juntar dinheiro: no fundo preto, um cofrinho em formato de porquinho, uma mão colocando uma moeda nele e dois sinais de interrogação roxos.

"Dicas simples para ficar rico", "Veja como juntar dinheiro rápido"; "O segredo do sucesso dos milionários". É fácil encontrar por aí dicas para conseguir economizar dinheiro em pouco tempo e fazendo pouco esforço - o difícil é não se frustrar quando o resultado alcançado passar longe do que foi prometido.  

A grande verdade é que não existe fórmula mágica para juntar dinheiro - e o discurso de que é muito fácil resolver todos os seus problemas financeiros simplifica algo que, para a maioria das pessoas, envolve questões bastante complexas.

Relógio roxo com despertador com uma moeda de um real na frente

Alguns números ajudam a exemplificar esse cenário.

  • A renda familiar per capita (por membro da família) média brasileira em 2017 foi de R$ 1.268 - mas, em alguns estados, esse valor chega a menos da metade.
  • 36% dos brasileiros dizem que não administram suas próprias finanças, segundo uma pesquisa do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) de janeiro de 2019, Ou seja: para mais de ⅓ da população, entender o que entra e sai do bolso a cada mês não é um hábito.
  • 43% das pessoas terminaram o mês zeradas, ainda segundo o SPC. Ou seja: pagaram todas as suas contas, mas não sobrou nenhum rendimento;
  • Outros 33% terminam o mês no vermelho - não tiveram recursos suficientes para pagar todas as contas;
  • Além disso, um em cada três usuários de cartão de crédito não sabe ao certo o quanto gasta em sua fatura.

Em outras palavras: se você sente que ganha pouco, está cheio de dívidas e não consegue rastrear os seus gastos… Bem, você não está sozinho.

São várias as conclusões que podemos chegar com esses números. Mas a primeira, e mais importante, é a de que a maioria das pessoas passa por dificuldades reais na hora de juntar dinheiro: as despesas são maiores do que o orçamento, não há controle sobre as dívidas e nem sempre se sabe para onde vai o salário.

No entanto, se sobram problemas, não falta vontade para reverter essa situação: para 2020, quase metade dos brasileiros (49%) quer guardar dinheiro, segundo o SPC e a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas).

Mas se não existe fórmula mágica, qual é o "segredo" para conseguir atingir essas metas? Como colocar as finanças em dia e, finalmente, guardar dinheiro?

Saber quanto entra em sua conta a cada mês e no que se gasta essa quantia são o primeiro passo para criar um planejamento financeiro e conseguir economizar. Isso pode ser feito da sua maneira: usando um aplicativo, anotando em um caderno, em uma planilha…

O importante é começar a ter esses números registrados e entender que a organização financeira é um processo. É preciso criar novos hábitos e incorporá-los no dia a dia para encontrar o equilíbrio saudável entre gastos e economias.  

Abaixo, criamos um guia que pode te ajudar nessa jornada.  

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.