Pular navegação

Fiz um empréstimo Nubank. Posso fazer outro?

Nas modalidades de empréstimo pessoal e consignado dá para ter mais de um empréstimo ao mesmo tempo. Saiba como.

Um homem branco de barba, segurando um cartão Nubank. O fundo é roxo.

O Nubank nasceu para descomplicar o dia a dia das pessoas e ajudá-las a ter uma relação mais saudável com o dinheiro. Oferecemos produtos e serviços simples de utilizar e que podem ser completamente controlados pelo aplicativo, incluindo as opções de empréstimo.

Atualmente, o Nu disponibiliza as modalidades: empréstimo pessoal, empréstimo garantia (de dinheiro guardado e com Tesouro Direto), NuConsignado e Antecipação do Saque-Aniversário do FGTS. Todas essas opções são para te ajudar a viver as N Possibilidades da vida.

Para saber detalhes de cada uma delas, leia: Empréstimo Nubank: tudo o que você precisa saber

Seja para reformar a casa, fazer um intercâmbio, trocar de carro ou arcar com algum imprevisto financeiro, o Nu tem o empréstimo certo para você, com parcelas que cabem no seu bolso e um processo é 100% digital. 

Se você solicitou um empréstimo e, antes de quitá-lo, precisou de mais uma quantia, no Nubank é possível ter mais de um empréstimo ativo, desde que seja um empréstimo pessoal ou NuConsignado. Entenda mais abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=wgaRpezxvcQ

Posso ter mais de um empréstimo no Nubank?

Sim. Diferentemente das opções de empréstimo com garantia, nas modalidades de empréstimo pessoal e NuConsignado o cliente pode ter até três ativos ao mesmo tempo. Já na Antecipação do Saque-Aniversário do FGTS, é possível ter apenas um empréstimo ativo. 

Se um mês depois sua geladeira quebrar e precisar de conserto, e você não tiver uma quantia reservada para esse tipo de emergência, solicitar mais um empréstimo pode ser uma alternativa – desde que este segundo empréstimo não ultrapasse o valor pré-aprovado restante.

Mas antes de escolher uma das modalidades de empréstimo que o Nubank oferece, é importante considerar seus motivos, ler o contrato com atenção e ter um planejamento financeiro, para não se enrolar lá na frente. E lembre-se que todo empréstimo inclui juros, por isso, fique atento às informações.

Empréstimo do Nubank vale a pena?

Como simular e contratar o empréstimo pessoal do Nubank?

O processo de contratação do empréstimo pessoal do Nubank é simples e realizado pelo próprio aplicativo do Nu instalado no seu celular. Na tela inicial, você consegue acessar o valor máximo pré-aprovado.

Antes de concordar com os termos, é possível clicar em simular empréstimo para conferir os valores dos juros e das parcelas. O procedimento é rápido:

  • Na tela inicial do aplicativo, clique em “Pegar emprestado”;
  • Depois de ler as orientações, toque em “Calcular empréstimo”;
  • Escolha um motivo pelo qual está pegando dinheiro emprestado;
  • Na tela seguinte, digite o valor que deseja pegar emprestado, escolha o número de parcelas e a data de pagamento da primeira parcela;
  • No canto inferior esquerdo, clique na setinha;
  • Revise as informações do seu empréstimo e toque em “Continuar”;
  • Após ler o contrato, toque em “Confirmar contratação”.
  • Digite a senha de 4 dígitos e pronto! O valor solicitado é transferido direto para a sua conta do Nubank.

Vale ressaltar que, durante a simulação, você escolhe o primeiro dia de pagamento, que pode ser até 90 dias depois do dia da contratação. O cliente tem até 24 meses para quitar o valor total. 

Como não se enrolar ao pegar mais de um empréstimo?

Se você precisou contratar mais de um empréstimo, é importante ficar atento e se planejar financeiramente para não se enrolar:

1. Preste atenção nas datas de vencimento de cada um

Se achar melhor, coloque os empréstimos com vencimento no mesmo dia. Assim, você separa a quantia total que vai precisar para efetuar o pagamento deles. Caso você receba seu salário em duas vezes – no dia 15 e no dia 30 do mês, por exemplo –, coloque o vencimento dos empréstimos próximo dessas datas.

Dessa forma, quando o dinheiro cair na sua conta, você já consegue pagar as parcelas. Dica: marcar no calendário pode ser uma boa ideia para não se perder nem se confundir.

2. Lembre-se de considerar os juros

O consumidor precisa prestar atenção no CET, o Custo Efetivo Total, que reúne todos os gastos envolvidos na operação – jurosIOF, seguro, tributos, registros e demais despesas, que devem ser especificadas no contrato. Em outras palavras: o CET é o valor que você, de fato, vai pagar pelo seu empréstimo.

Em empréstimos, o IOF é de 0,38% sobre o valor total mais uma porcentagem de 0,0082% por dia, calculada de acordo com o prazo de pagamento. Saber o valor do Custo Efetivo Total pode impactar no seu orçamento. Por isso, é fundamental ter visibilidade dos gastos para o seu planejamento financeiro.

3. Faça um planejamento

Tenha em mente quanto você pode comprometer da sua renda mensal em parcelas e quais as taxas dos empréstimos. Fazer um planejamento financeiro te ajuda a visualizar melhor os gastos de cada área (despesas fixas, reserva de emergência, etc) e se programar melhor.

Por exemplo: o dinheiro que você pegou emprestado vai ser usado para pagar uma viagem, se matricular em curso ou arcar com um imprevisto? Então não misture esse valor com os pagamentos do dia a dia.

4. Tenha saldo disponível na conta do Nubank

Lembre-se que, com exceção do NuConsignado (em que as parcelas são descontadas automaticamente do holerite todo mês), as demais modalidades de empréstimo do Nu são pagas com o saldo disponível na conta do Nubank. Sendo assim, verifique se é necessário realizar algum depósito para que o pagamento seja feito corretamente.

Leia também:

Como fazer empréstimo no Nubank? Confira dicas para escolher o crédito certo para você 

Nubank Parcela Segura: saiba tudo sobre a proteção do seu empréstimo

Empréstimo bom x Empréstimo ruim: saiba diferenciar