Pular navegação

Empréstimo com Tesouro Direto como garantia: como funciona no Nubank?

Clientes do Nubank têm mais uma opção na hora de solicitar um empréstimo. Com o dinheiro deixado no Tesouro Direto no Nu, é possível pegar uma quantia emprestada de forma rápida e sem precisar mexer no valor investido.

Vista das costas de uma mulher negra sentada de pernas cruzadas, com um celular na mão direita e visualizando sua conta no aplicativo do Nubank, com sua mão esquerda segura uma bolinha de tênis roxa, ao fundo e desfocado um cachorro de pequeno porte sentado no chão olhando para a bolinha.

O Nubank nasceu para descomplicar o dia a dia das pessoas, ajudá-las a retomar o controle sobre o seu dinheiro e a terem uma vida financeira mais saudável. Oferecemos produtos e serviços fáceis de utilizar e que podem ser controlados diretamente pelo aplicativo. E isso inclui as opções de empréstimo.

A partir de 15 de junho de 2023, clientes do Nubank podem contratar um empréstimo com Tesouro Direto como garantia – além do empréstimo pessoal, com dinheiro guardado com garantia, e do NuConsignado, para servidores públicos federais, que já estavam disponíveis. . Abaixo, saiba como.

Como funciona um empréstimo com garantia?

O empréstimo com garantia é possível por meio de uma operação chamada alienação fiduciária. Apesar do nome complicado, o conceito é simples. O cliente que possui um imóvel, automóvel, dinheiro guardado, investido ou outro bem que se encaixe como garantia na hora de pegar um valor emprestado em uma instituição, deve passar por esse processo.

A alienação basicamente vai "dar posse" temporariamente à instituição que empresta dinheiro do bem que será usado como garantia. Quando o valor emprestado for quitado, a pessoa volta a ter a posse total do bem.  

Como funciona o empréstimo com Tesouro Direto como garantia no Nubank?

Investimentos em Tesouro Direto feitos no Nubank dão acesso a melhores linhas de crédito, como empréstimos de valores mais altos, taxas menores e a tranquilidade de ter uma garantia caso ocorra algum imprevisto para efetuar os pagamentos.

O empréstimo com Tesouro Direto como garantia do Nubank oferece um valor de empréstimo até 2 vezes maior que a quantia usada como garantia – com empréstimos que podem chegar a até R$150 mil.

Nessa modalidade, o cliente não precisa optar pelo resgate do investimento, sofrendo com sua possível desvalorização. O título do Tesouro Direto continua investido e rendendo até o fim do empréstimo.

Vale lembrar que, como tudo no Nu, a contratação é 100% online, rápida e sem burocracia, e com o depósito caindo instantaneamente na conta do Nubank do usuário. 

Como contratar empréstimo com Tesouro Direto como garantia no Nubank?

O processo é bem simples e pode ser feito diretamente pelo app:

  • Na tela inicial, acesse a opção de empréstimo;
  • Selecione o objetivo do seu empréstimo;
  • Selecione “Empréstimo com investimento como garantia”;
  • Para saber mais sobre a garantia, confira no link “Como funciona a garantia”;
  • Continue para simular quantas vezes quiser;
  • Veja o resumo do seu empréstimo com os valores detalhados;
  • Continue para revisar e contratar seu empréstimo;
  • Digite sua senha de 4 dígitos e pronto!

Assim que o processo é finalizado, o dinheiro é depositado na sua conta do Nubank.

Como funciona o pagamento do empréstimo com garantia de tesouro Direto no Nubank?

As parcelas do empréstimo podem ser pagas em até 48 meses. Durante este período, o investimento em Tesouro Direto continua rendendo. Para quem possui vários investimentos em Tesouro Direto, é importante saber que só o título de maior valor será usado como garantia.

Em caso de atraso no pagamento de uma parcela, a garantia será utilizada para ajudar o cliente a ficar em dia novamente. Neste caso, ela será executada 20 dias depois da data do vencimento da parcela não paga, e o valor do investimento será usado para cobrir o maior número de parcelas possíveis, com juros e encargos previstos. 

O que é Tesouro Direto?

O Tesouro Direto é um programa do Tesouro Nacional criado em 2002 para que títulos públicos federais pudessem ser vendidos para pessoas físicas, de um jeito fácil e pela internet. O programa oferece investimentos em títulos públicos a partir de pouco mais de R$ 30. 

Na prática, quando você compra um título público, está emprestando dinheiro para o Tesouro Nacional. Em troca, recebe o dinheiro de volta acrescido de juros no prazo de vencimento ou, no caso do Tesouro RendA+, a partir da data escolhida. 

Esse tipo de aplicação é considerada a porta de entrada para o mundo dos investimentos, mas pode estar na carteira de investidores de todos os perfis.

Quais títulos estão disponíveis no app do Nubank?

No total, seis modalidades de títulos do Tesouro Direto estão disponíveis no app do Nubank. Confira as características de cada um deles.

Tesouro Selic

Este é um título para quem é mais conservador e busca mais segurança. Nele, o rendimento é atrelado à taxa básica de juros da economia, a Selic. Por isso, esse investimento costuma ter baixa volatilidade, ou seja, pouca oscilação no preço. Estar menos suscetível ao sobe e desce do mercado evita perdas caso você precise vender o título antes da data de vencimento. 

Além disso, o Tesouro Selic possui rendimento diário, ou seja, todos os dias novos valores podem ser somados ao valor total da sua aplicação. É uma forma rentável e segura de investir o seu dinheiro. 

Importante: apesar de ter pouca oscilação no preço, o Tesouro Selic pode sim apresentar retorno negativo em determinados momentos. Isso acontece porque a rentabilidade do Tesouro Selic é acrescida de uma pequena taxa de juros prefixada, chamada deságio. Se a taxa de deságio subir muito de um dia para o outro em razão das oscilações do mercado financeiro, os investidores que acabaram de aplicar no Tesouro Selic podem ter uma rentabilidade negativa. 

Tesouro IPCA+

Esse investimento tem o rendimento atrelado ao índice oficial de inflação do país, o IPCA. Mas, no caso do IPCA+, parte da remuneração é pós-fixada, pois acompanha a variação do IPCA durante o período de investimento, e a outra é prefixada. Ou seja, é composta por uma taxa fixa, que na sigla é representada pelo símbolo “+”.

Com o Tesouro IPCA+, a pessoa que investe pode manter o seu poder de compra, pois esse investimento oferece uma rentabilidade real, ou seja, acima da inflação. Ele é indicado para objetivos de longo e médio prazos.

Tesouro IPCA+ com juros semestrais

O Tesouro IPCA com juros semestrais é um título bem semelhante ao anterior, com o mesmo tipo de remuneração. Mas, nesse caso, o pagamento antecipado e proporcional dos juros é realizado duas vezes ao ano. Lembrando que o Imposto de Renda deve ser pago a cada pagamento recebido, mas esse pagamento é direto na fonte. Ou seja, o dinheiro que cai na sua conta já está com o Imposto descontado. 

Tesouro Prefixado

Como o nome do título sugere, o rendimento é prefixado, ou seja, você sabe quanto vai receber (caso leve o título até o vencimento) assim que investe nesse título. Saber a rentabilidade logo no momento da compra traz mais previsibilidade. Porém, o Tesouro Prefixado é indicado para as pessoas que acreditam que a taxa de juros da economia caia para que ela tenha um retorno maior. Sendo assim, é fundamental que você acompanhe o mercado.

Tesouro Prefixado com juros semestrais

No Tesouro prefixado com juros semestrais, a rentabilidade também é conhecida no momento do investimento, mas você recebe parte dos juros (o rendimento) a cada seis meses. Vale lembrar que os juros semestrais não são rendimentos adicionais. Na prática, este valor pago semestralmente será descontado do montante final.

Tesouro RendA+

Último título criado pelo Tesouro Direto, o RendA+ tem foco em investimentos de longo prazo e em oferecer uma aposentadoria complementar. Quem investir no Tesouro Direto RendA+ pode receber 240 parcelas mensais (equivalente a 20 anos), com valores corrigidos pela inflação. Esses valores começam a ser pagos na chamada data de conversão.

Importante: por enquanto, o Tesouro RendA+ não poderá ser usado como garantia.

Leia também:

Empréstimo com dinheiro guardado como garantia: como funciona no Nubank?

5 mitos e verdades sobre empréstimo com dinheiro guardado como garantia

Como começar a investir pelo Nubank? Confira as opções no app para dar os primeiros passos

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.