O Nubank nasceu para descomplicar a vida das pessoas, oferecendo produtos e serviços simples de utilizar, sem burocracia e que podem ser controlados diretamente pelo aplicativo. E isso inclui a opção de empréstimo com investimento como garantia do Nubank.
Nessa modalidade, você pode solicitar um empréstimo no Nubank com melhores condições, taxas de juros mais baixas do que as oferecidas no mercado, usando investimentos em Caixinhas, Tesouro Direto ou saldo na conta sem precisar mexer nas suas economias.
O empréstimo do Nubank com investimento como garantia é uma oportunidade para adiantar os planos ou cobrir alguma emergência, de forma uma simples e rápida, com todas as etapas diretamente pelo app.
Abaixo, saiba como funciona o empréstimo com investimento como garantia do Nubank.
O que é um empréstimo com garantia?
O empréstimo com garantia é parecido com um empréstimo pessoal, mas funciona possível por meio de uma operação chamada alienação fiduciária.
Nesta modalidade, o cliente que possui um imóvel, automóvel, investimento ou outro bem que se encaixe como garantia na hora de pegar um empréstimo em uma instituição, deve passar por esse processo.
Isso significa que, caso você não pague as parcelas do empréstimo, o bem ou dinheiro usado como garantia poderá ser utilizado para realizar o pagamento.
A alienação basicamente vai "dar posse" temporariamente à instituição que empresta dinheiro do bem que será usado como garantia. Quando o valor emprestado for quitado, a pessoa volta a ter a posse total do bem.
Vale a leitura: Empréstimo com garantia: entenda como funciona essa modalidade com alienação fiduciária
Como funciona o empréstimo com investimento como garantia no no Nubank?
Assim como todas as opções de empréstimo do Nubank, o empréstimo com investimento como garantia é simples, sem burocracia e pode ser contratado diretamente pelo nosso aplicativo.
Ao escolher essa modalidade, você opta por usar seu investimento em Caixinhas, Tesouro Direto ou saldo na conta do Nubank como garantia, e esse valores que você tem guardado ficam rendendo normalmente, enquanto você utiliza o empréstimo para adiantar algum plano ou cobrir uma emergência.
Pagamento em até 24 ou 48 parcelas
O pagamento do empréstimo pode ser feito em até 24 ou 48 parcelas, dependendo do tipo de investimento, e a primeira pode ser paga em até 90 dias depois da contratação.
Empréstimo com investimento em Caixinhas como garantia
Na modalidade de empréstimo com investimento nas Caixinhas do Nubank como garantia, seus valores devem estar guardados na opção de RDB Planejado ou RDB Diário, e ficam bloqueados para serem usados como garantia.
Entenda aqui como funcionam os investimentos disponíveis nas Caixinhas do Nubank.
A depender da quantia, é possível acessar diferentes opções de crédito. Entretanto, é preciso ter pelo menos R$ 30 investidos para a liberação do empréstimo.
O pagamento é realizado em até 24 ou 48 parcelas e a primeira pode ser paga até 90 dias depois da contratação.
Empréstimo com investimento em Tesouro Direto como garantia
Nessa modalidade de empréstimo, você usa os seus investimentos em títulos públicos do Tesouro Direto como garantia para pegar emprestado até duas vezes o valor do seu investimento. Neste caso, os empréstimos podem chegar a R$ 150 mil.
É importante ressaltar que você não precisa optar pelo resgate do seu investimento e sofrer uma possível desvalorização já que seu título do Tesouro Direto continua investido e rendendo até o final do empréstimo.
Para quem tem vários investimentos em títulos públicos do Tesouro Direto, só o título de maior valor será usado como garantia e as parcelas podem ser pagas em até 48 meses. A mesma lógica para quem tem outros
Empréstimo com saldo da conta como garantia
Nesse caso, uma determinada quantia do saldo da sua Conta do Nubank é usada como garantia. Esse valor fica bloqueado e rende automaticamente no RDB planejado, um ativo de renda fixa com rendimentos maiores que 100% do CDI.
O pagamento das parcelas do empréstimo é realizado em até 24 vezes e a primeira prestação pode ser quitada em até 90 dias depois da contratação.
Como se trata de um produto com garantia, as taxas são mais baixas que a média do mercado, com a chance de conseguir um empréstimo maior do que o valor da garantia
Como contratar um empréstimo com investimento como garantia no Nubank?
Contratar um empréstimo com investimento como garantia no Nubank é simples:
- Na tela inicial do aplicativo, acesse a opção de empréstimo;
- Selecione “Empréstimo com investimento como garantia”;
- Selecione o objetivo do seu empréstimo;
- Para saber mais sobre a garantia, confira no link “Como funciona a garantia”;
- Continue para simular quantas vezes quiser;
- Leia o resumo do seu empréstimo com os valores detalhados;
- Continue para revisar as informações e o contrato do seu empréstimo;
- Digite sua senha de 4 dígitos e pronto.
Depois de completar as etapas, o dinheiro é depositado direto na sua conta do Nubank. Vale dizer que cada cliente terá determinado valor de empréstimo disponível. Então, no momento que você solicitar esta opção, uma tela com as condições disponíveis irá aparecer para você.
Meus investimentos ficam bloqueados durante o empréstimo?
Não exatamente. O que fica indisponível é o resgate dos investimentos, mas o valor bloqueado continua rendendo durante o pagamento das parcelas do seu empréstimo.
Depois de pagar, você poderá resgatar o valor integralmente, assim como os seus rendimentos.
O que acontece com os investimentos em caso de atraso no pagamento das parcelas?
Caso a parcela não seja paga até a data de vencimento combinada, serão cobrados juros de 1%, multa fixa de 2% e juros diários, até que a situação seja regularizada. Após 20 dias de atraso, todo o dinheiro dos investimentos usados como garantia será resgatado para cobrir a parcela atual em atraso e o máximo de parcelas futuras possíveis, e também os juros e encargos.
Se o saldo dos investimentos for maior que o total em aberto, o valor a mais será devolvido no saldo da sua conta do Nubank. Mas, se o valor da garantia for menor do que o valor em aberto, você continuará responsável pelo débito pendente e respectivos encargos até a quitação total.
Leia também:
Tipos de empréstimo: quais existem e como escolher o melhor?
Empréstimo com garantia de veículo: o que é e como funciona?