Pular navegação

Como começar a investir pelo Nubank? Confira as opções no app para dar os primeiros passos

O mundo dos investimentos tem dezenas de ativos, mas nem todos são ideais para quem quer começar. No app do Nubank, há opções para os iniciantes.

Perfil de uma mulher branca de cabelos curtos segura com as duas mãos um celular e visualiza sua conta no aplicativo do Nubank, ao fundo e desfocado um homem branco olha para um notebook em cima de uma mesa de madeira com um caderno aberto e alguns papéis espalhados.

O Nubank nasceu para descomplicar a vida financeira das pessoas e, para isso, oferece uma série de possibilidades de produtos e serviços. Opções descomplicadas são ainda mais importantes para quem quer dar os primeiros passos no mundo dos investimentos. Afinal, investir não é e nem precisa ser difícil.

No Nubank, dá para começar a investir com pouco dinheiro, sem burocracia e seguindo um fluxo simples e intuitivo no aplicativo. Temos produtos que fazem sentido para quem quer entender do mercado financeiro e iniciar a vida de investidor. Saiba, abaixo, quais são essas opções. 

Como começar a investir no app do Nubank? 

Antes de escolher um produto, para começar a investir no Nubank recomendamos seguir, primeiro, estes três passos: 

  • Defina suas metas: acreditamos que fica mais simples investir quando o objetivo desse investimento está claro. Você quer começar a guardar dinheiro para quê? Que plano quer realizar? Vai usá-lo quando? Entender isso facilita guardar um pouquinho todo mês. 

Saiba aqui um método simples para criar uma meta alcançável

  • Entenda o seu perfil: nem todo investidor iniciante é conservador. Conhecer seu perfil de investimentos é fundamental para escolher os ativos certos. O perfil do investidor é uma classificação que ajuda a determinar quais produtos são mais indicados para cada pessoa. Com ele, você consegue entender melhor qual é a sua tolerância para perder dinheiro, por exemplo. 

Conheça aqui o seu perfil de investidor

  • Quanto quer investir: saber quanto você tem disponível para investir todo mês ou de tempos em tempos também é importante. No mundo dos investimentos, a consistência das aplicações é amiga da rentabilidade. E dependendo de quanto você tem, é possível acessar diferentes tipos de ativos. 

Depois de ter isso mapeado, já dá para escolher a opção que faz mais sentido para você e seus objetivos. 

Quais são as opções para começar a investir pelo Nubank? 

Existem dois caminhos no app para dar os primeiros passos no mundo dos investimentos: a seção Caixinhas e a de Investimentos. Dentro de cada seção, você encontra diferentes tipos de ativos para iniciar seu caminho como investidor. A ideia é facilitar os seus planos.

Para encontrar as áreas de Caixinhas e de Investimentos no aplicativo do Nubank, basta acessar a aba de Planejamento do seu app – ela está identificada com o símbolo do cifrão ($). 

Caixinhas: da reserva de emergência a planos para o futuro 

As Caixinhas do Nubank são uma ferramenta para guardar dinheiro de maneira organizada e do seu jeito, com a possibilidade de personalizá-las de acordo com as suas metas. Na prática, ao criar as suas Caixinhas, você separa uma quantia de dinheiro para cada um dos seus objetivos e ainda consegue definir quanto deseja guardar em cada uma delas. 

Os valores guardados nas Caixinhas ficam separados do dinheiro da conta e não ficam parados: todas as Caixinhas têm investimentos por trás. Confira as possibilidades disponíveis para você:

  • O RDB do Nubank, que tem rendimento que acompanha 100% do CDI, liquidez imediata, diária ou planejada (a depender do tipo de Caixinha) e proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC). O RDB é uma boa opção para metas de curto prazo e pode ser uma boa ideia para quem busca mais estabilidade. É esse investimento que está por trás da Caixinha da Reserva de Emergência, por exemplo.
  • E o Nu Reserva Imediata, fundo com estratégia majoritariamente de renda fixa e que pode ser um caminho para planos de longo prazo. Vale ressaltar que o rendimento dos fundos de investimento pode variar de acordo com diversos fatores, como movimentações do mercado e economia, por exemplo.

Essas opções são pré-sugeridas pelo Nubank, mas o cliente também tem a liberdade de escolher qual se encaixa melhor no seu perfil. Somente a Caixinha da Reserva de Emergência não permite a troca do investimento.

Aliás, a Caixinha da Reserva de Emergência é o primeiro passo para quem está começando. Ter algum dinheiro guardado para bancar urgências te dá segurança para planejar planos para o futuro. Para esta Caixinha, a recomendação é que você tenha de seis a 12 meses do seu custo de vida guardado. 

Saiba tudo sobre as Caixinhas do Nubank

Investimentos no Nubank: opções para guardar dinheiro enquanto monta a sua reserva ou depois de completá-la

Se você já tem ou já está quase completando a sua Caixinha da Reserva de Emergência, a renda fixa é o seu próximo passo, mesmo que seu perfil seja mais arrojado – ou seja, ainda que você tenha perfil para ativos mais arriscados. 

A renda fixa é um conjunto de investimentos que têm rentabilidade conhecida ou atrelada a algum indicador econômico. Em linhas gerais, esses ativos contam com a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) e, comparados aos mais arriscados (como ações), apresentam uma oscilação menor. 

Para os iniciantes, é importante começar pela renda fixa para acumular conhecimento de mercado a partir de investimentos de menor risco, que têm chances menores de perda. Somente depois disso, dá para olhar para investimentos de renda variável, que são mais arriscados.

No aplicativo do Nubank, existem opções de renda fixa para começar, como o Tesouro Direto e CDBs. 

Tesouro Direto: diferentes títulos para diferentes planos 

O Tesouro Direto é um programa do Tesouro Nacional criado em 2002 para garantir que pessoas físicas tenham acesso aos títulos públicos por preços acessíveis. Por meio do programa, qualquer pessoa pode comprar pedacinhos dos títulos, considerados os investimentos mais seguros do país.  

O Tesouro Direto apresenta seis categorias de títulos – e você encontra todos eles no app do Nubank. O preço deles varia de acordo com o tipo de título, o prazo de vencimento e com o valor que o mercado está disposto a pagar por eles. Mas essas variações não são tão grandes, como ocorre no mercado de ações, por exemplo.

Dependendo do seu plano, é possível aplicar em títulos de mais curto, médio ou longo prazo. 

Conheça aqui todos os títulos que estão no app e qual escolher.

CDBs: para objetivos de médio e longo prazo

CDB é a sigla para Certificado de Depósito Bancário. Esse tipo de investimento é um título de renda fixa que os bancos emitem para conseguir dinheiro e financiar suas atividades de crédito. Na prática, ao investir em CDB você empresta dinheiro ao banco e, em troca, recebe uma rentabilidade.

A rentabilidade dos CDBs varia e pode ser: 

  • Prefixada: quando você sabe, no momento da aplicação, quanto vai receber no vencimento; 
  • Pós-fixada: quando a rentabilidade está atrelada a algum indicador da economia, como inflação (IPCA) ou juros (Selic), por exemplo;
  • Híbrida: quando o rendimento do CDB tem duas partes – um percentual prefixado mais um indicador. Por exemplo: 102% do CDI. 

No app do Nubank, você encontra CDBs para planos de diferentes prazos. 

Saiba mais sobre CDBs no app do Nubank.

Caixinha da Reserva, Tesouro Direto e CDBs: já comecei e diversifiquei minha carteira. E agora?

Não existe uma resposta certa para esta pergunta. Na verdade, tudo vai depender da sua estratégia de investimentos – e ela está ligada aos seus objetivos e consistência de aplicação. No mundo do mercado financeiro, mais vale investir um pouquinho todos os meses do que uma grande quantia uma única vez. 

Por isso, se você já terminou sua Caixinha da Reserva de Emergência, e já faz investimentos constantes em Tesouro Direto e CDBs, volte para os seus planos. Dependendo do prazo deles, dá para criar outras caixinhas, com diferentes ativos por trás, ou até mesmo dar os primeiros passos na Bolsa de Valores e em fundos de investimentos, por exemplo. 

É você quem vai tomar essa decisão, com base naqueles três passos iniciais: metas, perfil de investimentos e dinheiro disponível para aplicar. Sempre volte neles e reveja a sua estratégia de aplicações.

Quais as vantagens de investir pelo Nubank?

A plataforma do Nubank foi desenvolvida para que você seja protagonista das suas escolhas, mas sem abrir mão de informações claras que ajudam na sua decisão. As principais vantagens da experiência de investimentos no Nubank são:

  • Simples de entender: somos contra a linguagem complicada e cheia de termos técnicos que só alguém que já entende muito de investimentos consegue decifrar. Os produtos são explicados de uma forma clara, para você entender bem onde está colocando seu dinheiro, e todo o processo de compra é simples e rápido.
  • Acessível a todo mundo: no Nubank, você consegue aplicar seu dinheiro a partir de R$ 1. Acreditamos que investir não deveria ser restrito a quem já tem muito dinheiro.
  • Curadoria: os nossos produtos de investimento (atuais e futuros) são selecionados por um time de especialistas com muita experiência. Parte do trabalho deles é fazer essa curadoria para que as opções que a gente oferece estejam entre as mais competitivas do mercado.
  • Transparência na cobrança: sem essa de um monte de taxas incompreensíveis. Não temos taxa de corretagem e, na hora de contratar um investimento, a gente explica exatamente qual é a cobrança de impostos e taxas – sem asteriscos ou informações escondidas.
  • Tudo dentro do app: da contratação ao resgate do dinheiro, tudo é feito pelo app do Nubank.

Leia também 

Caixinhas do Nubank: tudo o que você precisa saber sobre a ferramenta que facilita os seus planos

Tesouro Direto no Nubank: tudo o que você precisa saber

CDBs no Nubank: como funcionam?

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.