Pular navegação

Como investir no Tesouro Direto? Confira qual título escolher no app do Nubank

O aplicativo do Nubank facilita a sua decisão na hora de escolher um título público para investir ao mostrar para qual objetivo é cada um.

Homem branco sorrindo olhando para frente enquanto segura com a mão esquerda um celular, em um ambiente externo a luz do dia com nuvens no céu e uma árvore a sua esquerda e outra árvore a sua direita.

O Tesouro Direto já registrou mais de 23 milhões de pessoas cadastradas e, desse total, mais de 2 milhões tinham algum dinheiro aplicado em títulos públicos em fevereiro de 2023, segundo dados mais recentes do Tesouro Nacional.  

Criado em 2002 para facilitar o acesso aos títulos por pessoas físicas a um valor acessível, o programa do Tesouro Nacional oferece diferentes papéis, com rendimentos e prazos distintos. Como saber qual investimento escolher em meio a tantas opções? Para facilitar a sua decisão, o aplicativo do Nubank divide os títulos públicos por objetivos.

https://www.youtube.com/watch?v=ttUOMukyi6U

Abaixo, mostramos em detalhes para que serve cada título do Tesouro Nacional.

Quais títulos do Tesouro Direto estão disponíveis no app do Nubank?

São seis categorias de títulos do Tesouro Direto que estão disponíveis no app. Cada um tem características próprias de rendimento, tempo de retirada e índice atrelado. Conheça todos abaixo.

  • Tesouro Selic: neste título, o rendimento é atrelado à taxa básica de juros da economia, a Selic;
  • Tesouro IPCA: o rendimento é atrelado ao índice oficial de inflação do país, o IPCA;
  • Tesouro IPCA com juros semestrais: também é atrelado ao IPCA, mas parte dos juros (o rendimento) é paga a cada seis meses;
  • Tesouro prefixado: o rendimento é prefixado, ou seja, você sabe quanto vai receber (caso leve o título até o vencimento) assim que investe nesse título;
  • Tesouro prefixado com juros semestrais: os juros também são conhecidos no momento do investimento, mas você recebe parte dos juros (o rendimento) a cada seis meses.
  • Tesouro RendA+: é focado no longo prazo e em oferecer uma aposentadoria complementar. Quem investir no Tesouro Direto RendA+ pode receber 240 parcelas mensais (equivalente a 20 anos), com valores corrigidos pela inflação.

Saiba mais detalhes sobre os títulos do Tesouro Direto

Como escolher um título do Tesouro Direto? 

Antes de escolher um título público ou qualquer outro investimento, a recomendação é seguir os três passos a seguir: 

  • Entenda seu perfil de investidor: ou seja, quem é você na fila dos investimentos? É daquelas pessoas que buscam mais rentabilidade, ainda que tenha um risco de perder dinheiro no meio do caminho ou daquelas que não suportam perder um real sequer? Conhecer seu perfil te orienta na hora de escolher um tipo de investimento. Ainda que os títulos públicos sejam ativos mais conservadores, eles oscilam diariamente e ,dependendo da sua escolha e quando vai resgatá-los, há, sim, um risco de ter um rendimento menor do que o esperado.

Entenda aqui quais são os perfis de investidores que existem hoje  

  • Defina seus objetivos: quando você vai precisar do dinheiro e para que vai usá-lo? O mesmo título público pode ter prazos bem diferentes. Por isso, entender quando e como vai usar os recursos investidos é essencial. 

Confira aqui como criar metas eficientes

  • Calcule quanto tem para investir: você pretende investir um pouquinho todo mês ou um valor maior uma única vez? Quanto vai investir? Os títulos públicos têm investimento inicial baixo – a partir de pouco mais de R$ 30 –, mas esse valor pode chegar a R$ 130, dependendo do papel.

Qual título do Tesouro Direto escolher? 

Com sua lista de metas em mãos e já sabendo quanto quer investir, fica mais fácil escolher um título público. Abaixo, entenda para qual meta cada papel do Tesouro Nacional faz mais sentido. 

Para reserva de emergência e qualquer meta de curtíssimo prazo

O Tesouro Selic é a opção para quem está começando a criar uma reserva de emergência ou para quem tem um objetivo para realizar em três meses a um ano – como comprar um celular novo ou viajar nas próximas férias. 

O rendimento desse título acompanha a evolução da Selic e, por isso, ele rende mais do que a poupança. Além disso, o resgate dele é diário, em dias úteis – liquidez recomendada para a reserva de emergência. 

Assim como os outros títulos, o Tesouro Selic tem uma oscilação diária mas, dentre todos os papéis do Tesouro Nacional, ele é o que tem o menor risco de rentabilidade negativa em caso de venda antes do vencimento.  

Importante: todos os títulos públicos garantem rentabilidade positiva na data de vencimento. Caso o investidor venda o papel antes dessa data, ele fica suscetível ao preço que o mercado quer pagar pelo título no dia da venda – esse movimento se chama marcação a mercado. 

Entenda como a marcação a mercado acontece

Para aquela meta de dois a cinco anos 

Se você tem planos de trocar de carro, juntar dinheiro para a entrada da sua casa ou fazer aquela grande viagem com a família toda, o Tesouro Prefixado pode ser uma boa escolha. Como o nome diz, esse título tem rendimento prefixado – ou seja, o retorno é conhecido no momento da aplicação.

Na prática, você já sabe quanto vai ganhar com ele. Por isso, é uma boa escolha para metas de médio a longo prazo.

É importante reforçar que essa rentabilidade conhecida é garantida para quem mantiver o título até a data de vencimento. Vender antes disso pode gerar um ganho menor do que o esperado ou até mesmo uma rentabilidade negativa. 

Para metas de longo prazo

Tem algum objetivo para realizar em seis anos ou mais? Para longo prazo, os tipos de investimentos indicados são aqueles que preservam o seu poder de compra – ou seja, aqueles que rendem acima da inflação. 

Por isso, o Tesouro IPCA pode ser uma boa opção. Por ter o rendimento amarrado ao IPCA, índice oficial de inflação do país, ele preserva seu poder de compra e ainda garante um percentual de retorno fixo, conhecido no momento da aplicação. 

Para receber renda passiva 

O Tesouro Direto tem opções de títulos que pagam parte dos juros a cada seis meses. É o caso do Tesouro IPCA com juros semestrais e Tesouro Prefixado com juros semestrais. Esses títulos são opções para quem já tem um bom volume de dinheiro aplicado, de modo que compensa receber parte dos juros antes da data de vencimento.

Para quem investe valores menores, receber parte do rendimento, de forma picadinha, pode não ser tão vantajoso assim.

Aqui é possível entender quando vale a pena investir nesse tipo de título

Para a aposentadoria 

Assim como nas metas de longo prazo, a regra não escrita para investimentos para a aposentadoria é vencer a inflação e, assim, garantir poder de compra mais alguma rentabilidade. 

O Tesouro Nacional tem dois tipos de títulos para esse objetivo: o Tesouro IPCA, que oferece um rendimento fixo acima da inflação, e o Tesouro RendA+, com foco em pagar uma renda extra durante 20 anos.

Onde encontro os títulos do Tesouro Direto no app do Nubank?

O caminho dentro do aplicativo é simples: 

  • Na home, clique na aba Planejamento – identificada pelo cifrão ($) na parte inferior da tela;
  • Depois vá em "Investimentos";
  • Clique em "Explorar produtos";
  • Role a tela até encontrar a seção "Tesouro Direto";
  • Para encontrar a lista com todos os títulos, basta rolar a tela e clicar em "Acessar todas as opções".  

No app, os títulos estão separados por macro-objetivos. Basta identificar o seu e escolher o título que faz mais sentido para você. 

Leia também 

Tesouro Direto no Nubank: tudo o que você precisa saber 

Tesouro Direto RendA+: como funciona esse investimento?

Quanto rende o Tesouro Direto?

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.