Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete os campos ao lado para pedir sua Conta e Cartão de crédito

Agora complete abaixo para pedir sua conta e cartão de crédito

Precisamos de um CPF válido
Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu e-mail. Precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Organizar as Finanças Empréstimo com garantia:...

Empréstimo com garantia: entenda como funciona

As instituições financeiras podem utilizar algum bem de quem contrata o empréstimo, como imóvel ou automóvel, como garantia. Entenda como isso pode garantir melhores condições.



Um empréstimo usado na hora certa pode ajudar a realizar um sonho, como viajar, comprar um carro, uma casa ou estudar, por exemplo. Ele também pode ser uma boa saída em algumas situações de emergência financeira, como pagar uma dívida com juros muito altos, bancar um tratamento de saúde, fechar um mês que acabou sendo mais apertado do que o previsto…

De acordo com um levantamento realizado pela Serasa e pela Opinion Box, 79% dos brasileiros recorreram a algum tipo de crédito desde o início da pandemia. E 62% das pessoas dizem que pretendem utilizar alguma fonte de crédito no período da retomada.

O destino apontado dos recursos é, principalmente, para compras em geral (de itens essenciais e outros produtos) e para o pagamento de dívidas. Ainda segundo a pesquisa, o brasileiro vai precisar de crédito para recomeçar e, nesse caso, terá que escolher a melhor alternativa com tantas opções no mercado.

É importante saber que todo tipo de empréstimo tem juros. Mas eles podem ser mais baixos se a opção escolhida for um empréstimo com garantia.

Abaixo, entenda como funciona a modalidade com garantia.

O que é um empréstimo com garantia?

Ele funciona como um empréstimo pessoal, mas com um diferencial: a instituição que dá o crédito utiliza algum bem de quem contrata o empréstimo, como imóvel ou automóvel, como garantia do pagamento. Isso significa que caso o pagamento das parcelas do empréstimo não seja realizado, o imóvel ou automóvel pode ser tomado.

Como funciona um empréstimo com garantia?

O empréstimo com garantia é possível por meio de uma operação chamada alienação fiduciária. O cliente que possui um imóvel, automóvel ou outro bem que se encaixe como garantia na hora de pegar um valor emprestado em uma instituição, deve passar por esse processo. 

Com isso, o banco ou instituição financeira diminui o risco de não pagamento do empréstimo. Com um risco reduzido, as instituições conseguem oferecer juros menores e prazo para quitação do débito, maior.

O que é alienação fiduciária?

Em resumo, alienação fiduciária é um instrumento de garantia para as instituições que oferecem empréstimos.

A instituição financeira fica como proprietária temporária do bem que está sendo financiado até que a dívida seja paga. O cliente tem direito à posse daquele bem e pode usá-lo – mas, no papel, só será proprietário novamente quando quitar o que deve.

Por exemplo: uma pessoa pegou dinheiro emprestado com um banco para comprar um imóvel. Depois da liberação dos documentos, a propriedade será passada para o nome do banco, e o comprador tem direito de morar e usufruir do imóvel enquanto paga as prestações. Quando terminar de quitar as parcelas, aí sim o imóvel passa para seu nome. 

Caso não pague as parcelas, o consumidor perde o direito de posse (uso) de tal bem. 

Vale lembrar: todos os detalhes e informações precisam estar no contrato do empréstimo. Por isso, é importante ler os termos com cuidado.  

O que levar em conta antes de contratar um empréstimo com garantia?

Além da atenção aos juros, condições e CET (custo efetivo total), vale pesar o que você está dando de garantia. É a casa da família ou um carro que não é essencial no dia a dia, por exemplo? Entender as consequências da inadimplência é fundamental para tomar uma decisão mais consciente. 

Saiba mais: Empréstimo pessoal: leia antes de pedir um

Como se planejar para pagar um empréstimo pessoal

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

4.25

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post