Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete os campos ao lado para pedir sua Conta e Cartão de crédito

Agora complete abaixo para pedir sua conta e cartão de crédito

Precisamos de um CPF válido
Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu e-mail. Precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Empréstimo com portabili...

Empréstimo com portabilidade de salário e empréstimo consignado: qual a diferença?

Eles não são a mesma coisa. E, em ambas as modalidades, é necessário ficar atento às informações na hora de contratar.



Pegar dinheiro emprestado é coisa séria. Seja um empréstimo pessoal, financiamento, empréstimo consignado, empréstimo com portabilidade de salário, quem contrata precisa tomar certos cuidados para não acabar se enrolando em uma dívida. Entender qual é o empréstimo certo para a sua situação é um dos primeiros passos.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Google Survey, em 2019, mais da metade (51,6%) dos entrevistados disse ter contratado um empréstimo para ter “fôlego financeiro”, especialmente para pagar impostos, despesas mensais, faturas (como de cartões) e outras dívidas.

Entre as principais modalidades (pessoal, com garantia de imóvel, veículo…), empréstimo com portabilidade de salário e empréstimo consignado costumam gerar dúvidas, por terem algumas similaridades. Mas eles não são a mesma coisa. Abaixo, entenda a diferença.

Como funciona o empréstimo consignado?

No empréstimo consignado, em vez de você pagar uma parcela todo mês, o valor é descontado da sua folha de pagamento ou do seu benefício de previdência (aposentadoria do INSS).

Ou seja, o empréstimo consignado é automaticamente descontado da sua renda. 

Normalmente, quem quer contratar um consignado precisa conversar com o RH de sua empresa, assinar vários documentos, ir em uma agência bancária e seguir algumas regras específicas: 

  • O pagamento da parcela mensal deve ser de até no máximo 30% do salário; 
  • O desconto em folha deve ser autorizado no momento de contratar o empréstimo;
  • Podem contratar empréstimo consignado funcionários públicos, funcionários em regime CLT e beneficiários do INSS.

O consignado costuma ter juros relativamente baixos, porque representa pouco risco para as instituições que estão emprestando o dinheiro (como os bancos) – como as parcelas são descontadas automaticamente todo mês, consequentemente o cliente não atrasa.

Leia mais: Empréstimo consignado – o que é e como funciona

Como funciona o empréstimo com portabilidade de salário?

O empréstimo com portabilidade de salário é aquele que depende que o cliente faça a portabilidade de salário para a conta na mesma instituição em que vai pegar dinheiro emprestado. Ele tem juros mais baixos que o empréstimo pessoal e não depende da aprovação da empresa empregadora, RH ou banco – todo o processo é feito de forma digital.

Nele, o valor da parcela não é descontado automaticamente do salário. O pagamento funciona como no empréstimo pessoal: a quantia é abatida do saldo da conta na data de vencimento de cada parcela, como um débito automático. Se a pessoa não tiver saldo suficiente em conta para cobrir a parcela, ela ficará em atraso e deverá ser paga manualmente.

Leia também: Empréstimo com portabilidade de salário: como funciona no Nubank

Como fazer portabilidade de salário?

Quando uma pessoa é contratada, ela geralmente precisa abrir uma conta-salário na instituição parceira da empresa para que sejam feitos os pagamentos de salários, férias, entre outras remunerações.

É importante saber se a sua conta se encaixa nessa categoria: isso é essencial para poder fazer a portabilidade de salário.

A portabilidade de salário existe para que uma pessoa não fique presa à instituição de sua empregadora. Quem faz o pedido de portabilidade autoriza que o dinheiro depositado na conta-salário seja imediatamente transferido para a conta-destino – sem custo algum.

O pedido de portabilidade pode ser feito por qualquer meio eletrônico disponibilizado pelas instituições, como e-mail, aplicativo ou internet banking. No caso do Nubank, a portabilidade de salário para nossa conta pode ser solicitada no nosso próprio aplicativo. O processo de aprovação do pedido de portabilidade leva até dez dias.

Quer saber mais sobre empréstimo?

Como fazer empréstimo: tudo o que você precisa saber antes de contratar

O que é CET, o Custo Efetivo Total, e como isso afeta o seu empréstimo?

Cuidados na hora de pedir empréstimo pessoal

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

3.69

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post