Pular navegação

Empréstimo com portabilidade de salário e empréstimo consignado: qual a diferença?

Eles não são a mesma coisa. E, em ambas as modalidades, é necessário ficar atento às informações na hora de contratar.

Parede com post its coloridos colados

Pegar dinheiro emprestado é coisa séria. Seja um empréstimo pessoal, financiamento, empréstimo consignado, empréstimo com portabilidade de salário, quem contrata precisa tomar certos cuidados para não acabar se enrolando em uma dívida. Entender qual é o empréstimo certo para a sua situação é um dos primeiros passos.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Google Survey, em 2019, mais da metade (51,6%) dos entrevistados disse ter contratado um empréstimo para ter “fôlego financeiro”, especialmente para pagar impostos, despesas mensais, faturas (como de cartões) e outras dívidas.

Entre as principais modalidades (pessoal, com garantia de imóvel, veículo…), empréstimo com portabilidade de salário e empréstimo consignado costumam gerar dúvidas, por terem algumas similaridades. Mas eles não são a mesma coisa. Abaixo, entenda a diferença.

Como funciona o empréstimo consignado?

No empréstimo consignado, em vez de você pagar uma parcela todo mês, o valor é descontado da sua folha de pagamento ou do seu benefício de previdência (aposentadoria do INSS).

Ou seja, o empréstimo consignado é automaticamente descontado da sua renda. 

Normalmente, quem quer contratar um consignado precisa conversar com o RH de sua empresa, assinar vários documentos, ir em uma agência bancária e seguir algumas regras específicas: 

  • O pagamento da parcela mensal deve ser de até no máximo 30% do salário; 
  • O desconto em folha deve ser autorizado no momento de contratar o empréstimo;
  • Podem contratar empréstimo consignado funcionários públicos, funcionários em regime CLT e beneficiários do INSS.

O consignado costuma ter juros relativamente baixos, porque representa pouco risco para as instituições que estão emprestando o dinheiro (como os bancos) - como as parcelas são descontadas automaticamente todo mês, consequentemente o cliente não atrasa.

Leia mais: Empréstimo consignado - o que é e como funciona

Como funciona o empréstimo com portabilidade de salário?

O empréstimo com portabilidade de salário é aquele que depende que o cliente faça a portabilidade de salário para a conta na mesma instituição em que vai pegar dinheiro emprestado. Ele tem juros mais baixos que o empréstimo pessoal e não depende da aprovação da empresa empregadora, RH ou banco - todo o processo é feito de forma digital.

Nele, o valor da parcela não é descontado automaticamente do salário. O pagamento funciona como no empréstimo pessoal: a quantia é abatida do saldo da conta na data de vencimento de cada parcela, como um débito automático. Se a pessoa não tiver saldo suficiente em conta para cobrir a parcela, ela ficará em atraso e deverá ser paga manualmente.

Como fazer portabilidade de salário?

Quando uma pessoa é contratada, ela geralmente precisa abrir uma conta-salário na instituição parceira da empresa para que sejam feitos os pagamentos de salários, férias, entre outras remunerações.

É importante saber se a sua conta se encaixa nessa categoria: isso é essencial para poder fazer a portabilidade de salário.

A portabilidade de salário existe para que uma pessoa não fique presa à instituição de sua empregadora. Quem faz o pedido de portabilidade autoriza que o dinheiro depositado na conta-salário seja imediatamente transferido para a conta-destino - sem custo algum.

O pedido de portabilidade pode ser feito por qualquer meio eletrônico disponibilizado pelas instituições, como e-mail, aplicativo ou internet banking. No caso do Nubank, a portabilidade de salário para nossa conta pode ser solicitada no nosso próprio aplicativo. O processo de aprovação do pedido de portabilidade leva até dez dias.

Quer saber mais sobre empréstimo?

Como fazer empréstimo: tudo o que você precisa saber antes de contratar

O que é CET, o Custo Efetivo Total, e como isso afeta o seu empréstimo?

Cuidados na hora de pedir empréstimo pessoal

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.