Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Organizar as Finanças Sair de casa: 5 verdades...

Sair de casa: 5 verdades sobre morar sozinho

Antes de tomar essa decisão, é essencial considerar as vantagens e desvantagens de cuidar do próprio espaço.

Não ter que dar satisfação a ninguém, fazer tudo como bem entender, organizar o espaço como preferir e ter liberdade – tudo isso é ótimo, mas é apenas parte da realidade de sair de casa.

Para quem está pensando em dar esse passo, veja abaixo 5 realidades sobre como é cuidar do seu próprio lar que podem ajudar a entender se está realmente na hora de sair de casa.

O que esperar na hora de sair de casa

1. Você vai arcar com todos os custos

Uma das principais realidades de quem mora sozinho é ter de arcar com as despesas da casa, incluindo aluguel, energia, água, gás, internet, mercado…

Também é preciso comprar móveis, eletrodomésticos e outros equipamentos para mobiliar a casa no início – sem falar de outros custos e eventuais imprevistos que podem surgir.

Por isso, é essencial fazer cálculos e tomar a decisão de sair de casa com a certeza de que as contas fecharão no final do mês.

Veja aqui quanto custa morar sozinho.

2. É preciso pensar nas compras da semana

Tem arroz? Acabou o feijão? Precisa comprar mais pão? Você vai comer em casa? O que?

Além dos alimentos, também é necessário se preocupar com produtos de limpeza e de higiene pessoal: desinfetante, sabão para lavar roupa, detergente, sabonete, pasta de dente, shampoo, papel higiênico…

Esteja pronto para cuidar disso sozinho e ser responsável pelas compras – afinal, a geladeira não se enche sozinha. 

3. Cuidar da casa dá muito trabalho

Não tem escapatória: ter o próprio espaço significa cuidar dele também. Da limpeza ao pagamento de contas, morar sozinho significa cuidar de todos os detalhes da casa e estar preparado para lidar com eles financeiramente.

Além dos gastos mensais, é importante ter uma reserva para lidar com os imprevistos – como um cano furado, um equipamento quebrado ou uma manutenção de emergência no condomínio que precisa ser rateada entre os moradores.

Veja mais: Como criar uma reserva de emergência na NuConta

4. Você vai aprender a se planejar – e isso é ótimo

É preciso lidar com questões como manter uma casa em ordem; contratar e fazer a manutenção de serviços essenciais; organizar as finanças para que o dinheiro dê para todas as contas… 

Esses dilemas ajudam a trazer mais responsabilidade e desenvolver habilidades necessárias para a vida adulta.

Alguns conteúdos que podem ajudar neste momento:

5. Vai ter perrengue, mas você vai ter um canto para chamar de seu

Chegar em casa depois de um dia cheio de trabalho aproveitar o seu espaço: não só um quarto, mas uma casa inteira – sala, cozinha, banheiro…

Uma das principais vantagens de sair de casa é ter mais liberdade para seguir a sua rotina – e poder organizar (ou não) a casa como achar melhor.

Só é preciso ter em mente, entretanto, que tudo isso custa dinheiro. Por isso, é importante se planejar para fazer as compras sem estourar o orçamento. 

“Ainda não consigo sair de casa!”

Bom, você não está sozinho nessa.

Para a maioria dos jovens, sair de casa é um sonho difícil de ser concretizado. Dados do Banco Mundial revelam que pessoas entre 15 e 29 anos do mundo inteiro estão demorando mais para conseguir sair da casa dos pais.

O motivo? Dinheiro. Os números mostram que as crises econômicas das últimas décadas são o principal fator para atrasar essa decisão de morar sozinho. No geral, o desemprego e a falta de remuneração adequada impedem muitos jovens de dar esse passo.

Então, se você não consegue sair de casa agora, uma alternativa é começar a se planejar mais e olhar para o futuro. Os conteúdos abaixo podem ajudar:

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

5

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post