Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Organizar as Finanças Como fazer empréstimo: ...

Como fazer empréstimo: tudo o que você precisa saber antes de contratar

Quando você não tem a quantia suficiente para pagar alguma conta, a alternativa pode ser pedir emprestado para algum amigo ou mesmo contratar um empréstimo. Tire suas dúvidas.

Verdade seja dita: a maioria das pessoas não gosta de pegar dinheiro emprestado. Segundo uma pesquisa realizada pelo Google Survey, em 2019, mais da metade (51,6%) dos entrevistados disse ter contratado um empréstimo para ter “fôlego financeiro”, especialmente para pagar impostos, despesas mensais, faturas (como de cartões) e outras dívidas.

Talvez você também esteja pensando nessa alternativa, mas você sabe como fazer um empréstimo? É importante saber todas as informações necessárias antes de contratar o seu.

O que é empréstimo

Empréstimo nada mais é do que um valor que o banco ou instituição financeira disponibiliza para o cliente pegar emprestado. A quantia pode ser usada para pagar contas ou tirar algum plano do papel e colocá-lo em prática.

É fundamental ter em mente que,  por ser um dinheiro emprestado, ele precisa ser devolvido. Independentemente do valor contratado, vale ficar de olho no CET (Custo Efetivo Total), nele estão embutidos, além dos juros, o IOF, seguro, tributos, registros e outras despesas de comum acordo no contrato.  O IOF é de 0,38% sobre o valor total, mais uma porcentagem de 0,0082% por dia, calculada de acordo com o prazo de pagamento.

É possível escolher a quantidade de parcelas, que devem ser pagas mensalmente. Veja dicas sobre como se planejar para pagar um empréstimo pessoal.

Como fazer empréstimo

Existem algumas maneiras de fazer empréstimo. Pode ser na própria instituição financeira ou mesmo online.

Empréstimo online

A contratação é feita pela internet, sem a necessidade de ir até agências físicas de bancos ou outras instituições financeiras, e em muitos casos pode ser mais transparente visualizar os juros que você vai pagar por eles.

O empréstimo online surgiu como uma solução para desburocratizar e facilitar o acesso a esse tipo de produto.

Mas, como qualquer outro empréstimo, é importante lembrar que é preciso ter cuidados e um bom planejamento financeiro antes de fazer um:

  • Não clique em qualquer link. Certifique-se de que o site é confiável para não cair em golpes;
  • Pesquise sobre a instituição que oferece o empréstimo online antes de contratá-lo – ela é conhecida? Existem reclamações sobre ela na internet?;

Vale lembrar que muitos bancos e instituições tradicionais também oferecem empréstimos online.

Empréstimo pessoal

Antes de buscar um empréstimo, é essencial questionar a si mesmo:

Se preferir, você pode ir até o seu banco e verificar as opções oferecidas por eles. Mas lembre-se: todo empréstimo tem juros. E além do valor de cada parcela, você deve ficar de olho no Custo Efetivo Total (CET). É ele que indica outras taxas que serão pagas.

Vale ficar atento também para não cair em ciladas.

Cuidados na hora de pedir empréstimo

  • Desconfie de ofertas muito fáceis e cheias de vantagens;
  • Pesquise e analise todas as opções disponíveis para encontrar o empréstimo que melhor atende às suas necessidades e que caiba no seu bolso;
  • Só peça empréstimo de instituições autorizadas e certifique-se de que é a empresa, e não alguém se passando por ela;
  • Nunca, em nenhuma hipótese, forneça seus dados pessoais para pessoas ou empresas desconhecidas;
  • Não assine qualquer documento – principalmente um contrato – sem ler e entender o que está escrito.

Em caso de problemas, quem devo procurar?

Primeiro, você deve entrar em contato com o banco ou instituição em que o empréstimo foi feito. Se ainda assim o seu caso não for resolvido, a recomendação é procurar Banco Central ou o Procon da sua cidade e registrar uma reclamação em busca dos seus direitos.

Sobre o Empréstimo Nubank

Com o empréstimo Nubank, o cliente tem controle do começo ao fim: faz simulações, gerencia pagamentos e sabe, a qualquer momento, quantas parcelas ainda falta pagar.

Sem letras miúdas. Sem ansiedade. E com juros abaixo do mercado. Você tem autonomia e transparência para gerenciar o seu empréstimo em todas as etapas:

  • Controle na hora de decidir: pelo app, o cliente faz simulações de forma simples e fácil de entender. Ali, também dá pra ver exatamente o valor da taxa de juros, escolher o número e o valor das parcelas e as datas de pagamento. É possível simular diversas possibilidades, quantas vezes quiser.
  • Controle na hora de contratar: transparência e clareza nas informações para você saber exatamente o que está levando. Tudo o que você precisa está sempre em destaque e a contratação termina em dois cliques. A partir daí, o dinheiro cai na Conta do Nubank imediatamente.
  • Controle na hora de pagar: um jeito eficiente para você ver quanto já pagou e quanto ainda falta pagar. Se quiser antecipar algum pagamento, basta escolher as parcelas para receber o desconto dos juros. Tudo pelo app, feito na hora.

Quer saber mais sobre empréstimos? Leia:

Coronavírus e IOF zerado

A partir do dia 3 de abril de 2020, a cobrança do IOF será zerada durante 3 meses para as operações de crédito no país. Ou seja, nesse período, a cobrança do imposto não será feita em casos de empréstimo, financiamento, uso do cheque especial ou crédito rotativo. A medida é uma das ações que tentam reduzir o impacto do coronavírus na vida financeira dos brasileiros.

No dia 2 de julho, o IOF zerado foi prorrogado por mais 90 dias, até 2 de outubro. A medida foi publicada no Diário Oficial da União.

Na sexta-feira, 2 de outubro, uma medida que prorroga o IOF zerado até 31 de dezembro foi publicada no Diário Oficial da União. Entenda aqui.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

5

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post