Pular navegação

Empréstimo com portabilidade de salário: como funciona no Nubank

Transparente, mais barato e 100% digital: entenda o empréstimo com portabilidade do Nubank, que proporciona taxas melhores para os clientes.

Perfil de uma mulher branca de cabelos curtos segura com as duas mãos um celular e visualiza sua conta no aplicativo do Nubank, ao fundo e desfocado um homem branco olha para um notebook em cima de uma mesa de madeira com um caderno aberto e alguns papéis espalhados.

O Nubank está sempre buscando oferecer a melhor experiência e solução financeira para os clientes. Por isso, em junho de 2022, pausamos a oferta de empréstimos com portabilidade de salário para novas contratações. Quem possuem empréstimo nessa modalidade, nada muda, e as parcelas e pagamentos seguem exatamente as mesmas condições do momento da contratação.

O Nubank nasceu para facilitar o mundo das finanças, com produtos simples de usar e que atendem às necessidades reais das pessoas. Em 2019, lançamos a nossa primeira modalidade de empréstimo: o empréstimo pessoal. E em fevereiro de 2021, o Nubank começou a oferecer empréstimo com portabilidade de salário.

Como assim?

Na prática, clientes que fizerem a portabilidade de salário para a conta do Nubank terão acesso a juros menores na hora de contratar um empréstimo.

Isso acontece porque, ao conceder um empréstimo, quanto mais informações a instituição consegue ter do cliente, melhores as possibilidades na hora de oferecer crédito. Assim, a gente consegue oferecer taxas ainda mais competitivas.

Entenda melhor abaixo.

Primeiro, como funciona a portabilidade de salário?

A portabilidade de salário permite que funcionários de empresas públicas ou privadas com conta-salário escolham o banco em que queiram receber sua remuneração mensal. Dessa forma, salários, proventos e recursos são transferidos da instituição onde uma pessoa tem sua conta-salário para a conta-destino desejada.

Com a portabilidade, os trabalhadores não ficam “presos” ao banco que a empresa empregadora tem convênio. Eles ainda precisam abrir a conta-salário onde seu empregador exigir, mas podem escolher enviar o dinheiro automaticamente para a conta que preferirem.

Em resumo:

  • A conta-salário é a conta aberta pelos empregadores para fazer o depósito mensal dos salários de funcionários - ela não deve ter nenhum custo para o empregado;
  • A portabilidade pode ser feita para uma conta-corrente ou conta de pagamentos, como a conta do Nubank;
  • Com a portabilidade, a conta-salário continua existindo, mas os depósitos feitos nela pela empresa são transferidos automaticamente (e sem custos) para a conta-destino.

Essa transferência pode acontecer pelo período que o cliente desejar e os bancos não podem cobrar por ela.

Portabilidade de salário: tudo que você precisa saber

Assista o vídeo e entenda melhor.

https://www.youtube.com/watch?v=HZie-q7SxDU

Como funciona o empréstimo com portabilidade de salário no Nubank?

Sem asteriscos ou letras miúdas no contrato e com um processo transparente e rápido, o Nubank oferece agora a opção de empréstimo com portabilidade de salário. O objetivo é facilitar a vida das pessoas, não só no momento de contratar, mas também na hora de realizar os pagamentos.

Os pagamentos do empréstimo com portabilidade não serão descontados diretamente do salário de quem contratar - o cliente paga suas parcelas normalmente, por ser um empréstimo pessoal. Logo, o dinheiro sai direto do saldo da conta do Nubank.

Passo a passo para fazer o empréstimo com portabilidade de salário

  1. No app do Nubank, clique na opção de empréstimo e escolha "Empréstimo com portabilidade de salário";
  2. Escolha o valor do empréstimo, o número de parcelas e a data de pagamento da primeira parcela;
  3. Selecione "Trazer salário";
  4. Leia as informações da próxima tela e clique em "Continuar com portabilidade" para seguir com a solicitação;
  5. Digite o CNPJ da empresa em que trabalha (você pode encontrar essa informação no seu holerite, ou na carteira de trabalho) e aperte "Continuar";
  6. Insira a razão social do seu empregador;
  7. Selecione o banco em que sua empresa processa as folhas de pagamento (quem já tem portabilidade em algum lugar, o banco informado continua sendo o que a empresa originalmente deposita);
  8. Coloque a sua senha de 4 dígitos do app do Nubank;
  9. Para confirmar a portabilidade e o empréstimo, na tela seguinte, clique em "Continuar com empréstimo";
  10. Confirme o valor solicitado e toque em "Contratar empréstimo";
  11. Pronto! O valor do empréstimo já vai direto para a sua conta do Nubank.

Empréstimo com portabilidade de salário é a mesma coisa que empréstimo consignado?

Não. No empréstimo consignado, em vez de pagar proativamente uma parcela todo mês, ela é descontada da folha de pagamento ou do benefício de previdência (aposentadoria do INSS) de quem o contratou. 

O empréstimo consignado também é muito mais burocrático: normalmente, é preciso conversar com o RH da empresa empregadora, assinar papelada, ir em agência bancária… O empréstimo com portabilidade de salário proporciona os juros mais baixos, mas é feito todo digitalmente - e sem precisar conversar com a empresa.

Além disso, existem algumas regras para o empréstimo consignado: 

  • Por mês, o pagamento da parcela deve ser de até no máximo 30% do salário de quem o contrata; 
  • O desconto em folha também deve ser autorizado no momento de contratar o empréstimo;
  • Podem contratar empréstimo consignado funcionários públicos, funcionários em regime CLT e beneficiários do INSS.

Essas regras não valem para o empréstimo com portabilidade.

Nele, o valor da parcela não é descontado automaticamente do salário. O pagamento segue o mesmo formato que o empréstimo pessoal: o valor é abatido automaticamente do saldo da conta na data de vencimento de cada parcela. Ou seja, é como um débito automático. Se a pessoa não tiver saldo suficiente na conta para cobrir a parcela, a parcela fica em atraso e ela precisará pagá-la manualmente.

Porém, caso haja atraso no pagamento, o cliente deve pagar a parcela manualmente pelo nosso app.

Vale lembrar: empréstimo pode ser uma forma de você se organizar ou realizar planos - mas é sempre importante se planejar antes de fazer qualquer pedido de empréstimo, ok?

Quer pedir um empréstimo? Veja como se planejar:

Como é feito um empréstimo?

Empréstimo conta como renda?

Quais são os principais juros de empréstimos e cartões de crédito?

Cuidados na hora de pedir empréstimo pessoal

Navegue
    Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.