O empréstimo consignado é uma das modalidades mais buscadas no mercado de crédito. Como o pagamento das parcelas é descontado diretamente do salário ou do benefício pago pela Previdência, os juros costumam ser menores, já que o risco de atraso é mínimo. Para quem contrata ainda há outra vantagem: a portabilidade do empréstimo consignado.
Essa possibilidade está disponível para quem tem um empréstimo consignado de diversas modalidades, inclusive para quem contratou o consignado CLT, crédito para trabalhadores com carteira assinada. Desde o dia 16 de maio de 2025, quem tinha um contrato de crédito pode fazer a portabilidade para o consignado CLT. E desde o dia 6 de junho de 2025, a portabilidade está liberada para quem aderiu à nova modalidade de crédito e quer trocar de instituição.
Abaixo, saiba como fazer a portabilidade de empréstimo consignado e as vantagens dessa transferência.
O que é a portabilidade de empréstimo consignado e como funciona?
A portabilidade do empréstimo consignado é a possibilidade de transferir o contrato de consignado que você tem hoje para outra instituição financeira que lhe ofereça melhores condições, como juros menores.
Na prática, funciona assim: o novo banco, para o qual a dívida é transferida, quita o valor devido à instituição financeira anterior e emite um novo acordo. Então, é como se fosse um novo contrato.
A opção existe desde 2013 e foi criada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) por meio da Resolução nº 4292/2013, com o objetivo de reduzir as taxas de juros praticadas pelas instituições.
Se você é um cliente do Nubank, por exemplo, pode trazer o seu empréstimo consignado de outras instituições para cá. O Nu oferece diferentes modalidades de consignado: para servidores do INSS, servidores públicos e para trabalhadores com carteira assinada. Pelo app, você confere tudo com transparência e sem letras miúdas, e consegue acompanhar a evolução dos pagamentos.
Quem pode fazer a portabilidade de empréstimo consignado?
Só podem fazer a portabilidade do empréstimo consignado aqueles que têm um contrato ativo de consignado e que mantêm alguma fonte de renda fixa e comprovada, já que as parcelas são descontadas automaticamente do salário ou benefício de quem contrata essa modalidade.
Por isso, além de contar com margem consignável disponível, podem fazer a portabilidade do consignado:
- Aposentados ou pensionistas do INSS;
- Servidores públicos federais e estaduais;
- Trabalhadores CLT.
O que muda no meu empréstimo ao fazer a portabilidade do consignado?
Depende. A portabilidade do consignado, assim como a portabilidade de qualquer crédito, existe para que você encontre melhores condições do que têm hoje. Então, a portabilidade pode mudar os juros do seu contrato, o saldo devedor, o prazo e até a data de pagamento das parcelas.
Contratei o Crédito do Trabalhador, posso fazer a portabilidade?
Desde o dia 6 de junho de 2025, é possível transferir qualquer dívida de qualquer instituição financeira, inclusive as linhas do Crédito do Trabalhador, e do consignado de convênio.
Como fazer a portabilidade de consignado?
Para fazer a portabilidade do consignado, primeiro é necessário escolher uma instituição financeira que possa assumir a dívida e, então, fechar um contrato.
Importante reforçar que a instituição que tem o seu contrato atual não pode impedir a portabilidade, mas a instituição de destino não é obrigada a oferecer determinada linha de crédito para você. Isso porque, cada instituição, tem políticas de análise de crédito internas.
A próxima etapa é solicitar o DDC (Documento Descritivo de Crédito) para a instituição financeira que tem o seu contrato atual. , que tem as seguintes informações:
- Número do contrato do empréstimo consignado;
- Total do saldo devedor atualizado;
- Demonstrativo da evolução do saldo devedor;
- Prazo total e remanescente do empréstimo;
- Modalidade do empréstimo;
- Taxa de juros anual (nominal e efetiva);
- Sistema de pagamento;
- Valor de cada prestação. Deve conter a informação do valor principal e também dos encargos;
- Data do último vencimento da solicitação.
A instituição tem até 24 horas para enviar esse documento.
É com esses dados que você vai conversar com a instituição financeira de destino. Ela vai avaliar se aceita essa portabilidade.
Como fazer a portabilidade de consignado para servidores públicos federais?
No caso de servidores públicos federais, para que a portabilidade do consignado seja concluída, é preciso autorizar a migração no site do SouGov.br.
Como autorizar a portabilidade do consignado no portal SouGov.br?
- Faça seu login na página do SouGov.br e confirme o vínculo para o qual deseja fazer a solicitação (caso possua mais de um);
- No menu ou na tela inicial, selecione “Consignação”;
- Na tela seguinte, escolha a opção “Empréstimo Consignado”, no final da página;
- Depois, toque em “Autorizar Consignatário”;
- Toque no ícone logo abaixo do botão “Selecione o tipo de consignação” e escolha a modalidade “Facultativo 35% – Portabilidade (Empréstimo)”;
- Escolha a instituição financeira consignatária para a qual o empréstimo será enviado;
- Clique em "Autorizar” e depois em “Confirmar”.
A partir disso, será possível negociar diretamente com a instituição financeira a portabilidade da dívida do empréstimo consignado.
Como fazer a portabilidade do consignado para o Nubank?
Servidores públicos federais e aposentados e pensionistas do INSS podem trazer o seu empréstimo consignado de outra instituição para o Nubank. Saiba como fazer nos dois casos:
Servidores públicos federais: como fazer a portabilidade do consignado para o Nubank?
- Na tela inicial do app Nubank, toque na seção “Empréstimos e Consignado”;
- Depois, toque em "Quero simular", na parte de NuConsignado;
- Selecione seu perfil para o consignado – “Sou servidor federal (SIAPE)” – e clique em “Portabilidade”;
- Acesse o SouGov.com.br para liberar a autorização de portabilidade para o contrato que deseja portar – o Nubank aparece como "NuFinanceira";
- Insira as condições atuais do contrato – como valor da parcela, taxa de juros mensal e quantas parcelas restam pagar;
- Informe o número do contrato que será transferido – siga as orientações disponíveis no aplicativo para conseguir essa informação (o número do contrato pode ser encontrado no app do SouGov);
- Ao receber o resultado da simulação e, caso concorde com a oferta de portabilidade, siga o fluxo para efetuar a solicitação do pedido de portabilidade;
- Leia com atenção as condições do contrato, e toque para continuar;
- Insira a sua senha de 4 dígitos para concluir o pedido de portabilidade;
- Aguarde até 9 dias úteis para receber o resultado do pedido de portabilidade – esse prazo depende do andamento do pedido do lado da instituição detentora do contrato original.
Aposentados e pensionistas do INSS: como fazer a portabilidade do consignado para o Nubank?
- Na tela inicial do app Nubank, toque na seção “Empréstimos e Consignado”;
- Depois, toque em "Quero simular", na parte de NuConsignado;
- Selecione seu perfil para o consignado – “Sou aposentado ou pensionista do INSS” e clique em “Portabilidade”;
- Acesse o SouGov.com.br para liberar a autorização de portabilidade para o contrato que deseja portar;
- Insira as condições atuais do contrato – como valor da parcela, taxa de juros mensal e quantas parcelas restam pagar;
- Selecione o banco de origem do seu contrato original;
- Informe o número do contrato que será transferido – siga as orientações disponíveis no aplicativo para conseguir essa informação;
- Ao receber o resultado da simulação e, caso concorde com a oferta de portabilidade, siga o fluxo para efetuar a solicitação do pedido de portabilidade;
- Leia com atenção as condições do contrato e toque para continuar;
- Insira a sua senha de 4 dígitos para concluir o pedido de portabilidade;
- Aguarde até 9 dias úteis para receber o resultado do pedido de portabilidade – esse prazo depende do andamento do pedido do lado da instituição detentora do contrato original.
O resultado da portabilidade poderá ser acompanhado na área de empréstimos, no app do Nubank. Ao ser confirmada, o cliente passará a ter acesso normal ao contrato e vai começar a pagar as parcelas previstas.
É seguro fazer a portabilidade de consignado?
Para saber se a instituição que você escolheu para fazer a portabilidade do seu empréstimo consignado é segura, verifique se ela possui registro no Banco Central como uma instituição autorizada ou se é correspondente bancário de um banco autorizado.
Antes de solicitar a portabilidade, também vale consultar a situação da instituição na página oficial da CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
Quanto custa fazer a portabilidade de consignado?
A portabilidade do empréstimo consignado não tem nenhum custo para o cliente.
Leia também:
Tipos de empréstimo: quais existem e como escolher o melhor?
O que é portabilidade de empréstimo e crédito? Saiba como migrar dívidas
O que é CET, o Custo Efetivo Total, e como ele afeta o seu empréstimo?
Empréstimo consignado: o que muda com a fraude do INSS?
Margem consignável: o que é e como calcular?
5 estratégias para aumentar a margem consignável
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.