Pular navegação

5 mitos e verdades sobre empréstimo com dinheiro guardado como garantia

Não dá para acreditar em tudo que dizem por aí. Veja o que é fato e o que é boato por trás dessa modalidade de empréstimo com garantia.

ilustração de um cofre de porquinho, dentro de um círculo, como se fosse suporte de mapa mundi, o fundo é em tom de roxo.

Seja para realizar um sonho ou quitar uma dívida, algumas pessoas encontram no empréstimo uma saída na hora de resolver algumas situações financeiras. São várias as opções disponíveis no mercado, entre elas o empréstimo com dinheiro guardado como garantia. 

Como o próprio nome diz, nessa modalidade os clientes podem pegar um valor emprestado e deixar o dinheiro que têm guardado na instituição financeira como garantia. Assim, não é preciso mexer nas suas economias.

Na hora de contratar esse tipo de empréstimo, dúvidas como “os juros são mais altos” e “o dinheiro guardado fica bloqueado” surgem, mas será que as respostas que você encontra por aí são mesmo verdade?

Veja, a seguir, os principais mitos e verdades sobre o empréstimo com dinheiro guardado com garantia.

1. Juros dessa modalidade de empréstimo são sempre mais altos?

Mito. Na verdade, os juros de empréstimos de modo geral costumam ser bem mais vantajosos do que os juros do rotativo do cartão de crédito ou do cheque especial, por exemplo. Além disso, por se tratar de uma modalidade de crédito de menor risco, muitos clientes com pouco acesso a outros tipos de empréstimo podem ser elegíveis a esta opção.

2. O dinheiro guardado fica bloqueado para uso enquanto o empréstimo não for quitado?

Verdade. O bloqueio do dinheiro guardado quer dizer que ele fica indisponível para uso enquanto o empréstimo não for pago totalmente. No caso da opção do Nubank, por exemplo, por se tratar de um resgate planejado, o valor bloqueado fica guardado e rendendo durante o pagamento das parcelas do seu empréstimo. 

Após o pagamento total do empréstimo, você poderá resgatar o valor integralmente, assim como os seus rendimentos.

3. O empréstimo não impacta no score

Mito. Toda solicitação de produto ou serviço financeiro pode impactar, sim, no score de crédito, seja de empréstimo ou cartão de crédito. Por isso, é indicado que você faça uma solicitação apenas uma vez e aguarde, no mínimo, seis meses para repetir o processo caso não seja aprovado.

Vale dizer que se você for aprovado na solicitação e pagar as parcelas corretamente, não precisa se preocupar em prejudicar a sua pontuação de score. 

4. O dinheiro guardado pode ser usado para pagar as parcelas do empréstimo?

Verdade, mas tem regras. A depender de cada instituição, o dinheiro guardado como garantia poderá ser resgatado para cobrir o máximo de parcelas restantes, incluindo juros e encargos apenas em caso de atraso no pagamento de alguma parcela.

Se o valor da garantia for menor do que o valor em aberto, o cliente continuará responsável pela quantia pendente e respectivos encargos até a quitação total.

5. Cada pessoa tem uma taxa de juros personalizada?

Verdade. Assim como em outras modalidades de empréstimo, as taxas dos juros podem variar. No caso do empréstimo com dinheiro guardado como garantia, os valores são de acordo com a quantia solicitada, o montante de dinheiro guardado como garantia e o tempo que a pessoa se compromete a pagar todas as parcelas, por exemplo.

Por isso, para saber a taxa exata do empréstimo, é preciso entrar em contato com a instituição financeira escolhida ou acessar o aplicativo da mesma  e checar sua oferta.

Como funciona o empréstimo com dinheiro guardado no Nubank?

O Nubank oferece a opção de empréstimo com dinheiro guardado como garantia. Ao escolher essa modalidade, o valor que você tem guardado dentro da função de Resgate Planejado fica intacto, e é usado como garantia. 

De acordo com a quantia que você conseguiu guardar no resgate planejado da sua conta do Nubank, é possível oferecer valores de crédito. Dessa forma, você não vai precisar usar suas reservas e o dinheiro vai continuar rendendo. 

A solicitação do empréstimo é 100% digital, direto pelo app, e você pode simular quantas vezes quiser, sem compromisso, até chegar na oferta que caiba no seu bolso. O pagamento pode ser feito em até 24 parcelas – e a primeira delas pode ser paga em até 90 dias depois da contratação.

Caso você tenha algum imprevisto e atrase o pagamento de alguma parcela em mais de 20 dias, seu dinheiro guardado usado como garantia pode te ajudar a pagar o valor em aberto. 

https://www.youtube.com/watch?v=leR-Z24-sLQ

Leia também:

Como antecipar o pagamento do empréstimo Nubank?

Empréstimo Nubank: como simular, contratar e gerenciar

Vale a pena pedir empréstimo para quitar dívidas?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.