O Nubank nasceu, em 2013, para descomplicar a vida financeira das pessoas e ajudá-las a ter uma relação mais saudável com o dinheiro. Oferecemos produtos e serviços simples de usar e que podem ser contratados diretamente pelo aplicativo, como as opções de empréstimo consignado do Nubank.
Abaixo, confira como funciona um empréstimo consignado e saiba mais detalhes sobre cada modalidade que o Nubank oferece.
Como funciona um empréstimo consignado?
O empréstimo consignado é uma modalidade de empréstimo em que o valor das parcelas é descontado todo mês diretamente da folha de pagamento (holerite) ou do benefício pago pela Previdência.
Por causa desse desconto automático, essa modalidade de empréstimo oferece as melhores taxas de juros do mercado de crédito. Para contratar um empréstimo consignado, é preciso ter margem consignável disponível.
O que é margem consignável do empréstimo consignado?
A margem consignável é o valor máximo da renda mensal que pode ser comprometida com um empréstimo consignado.
Essa margem foi criada como forma de evitar o superendividamento. Assim, é possível garantir que, mesmo contratando um empréstimo, a pessoa também terá recursos necessários para as despesas básicas, como aluguel e alimentação, e não vai correr o risco de ter toda a sua remuneração consumida pelo pagamento das parcelas do empréstimo.
Como funciona o cálculo da margem consignável?
- A margem consignável INSS, aplicável aos aposentados e pensionistas da Previdência Social e aos titulares do BPC (Benefício de Prestação Continuada), é de 45% da renda líquida e foi definida pela Lei nº 14.431/2022, sendo: 35% para operações de empréstimo consignado;
- A margem para trabalhadores que atuam no regime CLT (carteira assinada) é de 40% da renda líquida – sendo 5% voltados exclusivamente para gastos no cartão de crédito consignado;
- Já a margem consignável dos servidores federais, de acordo com a Lei nº 14.509/2022, é de 35%, sendo 5% exclusivos para o cartão de crédito consignado e 5% para o cartão benefício.
Vale lembrar que o crédito consignado só pode ser solicitado por quem tem um salário fixo, vindo do regime CLT ou como servidor público, ou é aposentado ou pensionista e recebe benefício mensalmente da Previdência Social.
Quais são as opções de empréstimo consignado do Nubank?
Atualmente, o Nubank oferece empréstimo consignado para servidores públicos federais (SIAPE) e para aposentados e pensionistas do INSS.
Em breve, também estará disponível para beneficiários dos três ramos das Forças Armadas (Força Aérea Brasileira, Marinha do Brasil e Exército Brasileiro), servidores públicos estaduais do Paraná e das capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Além dessas opções, você pode transferir seu contrato de empréstimo consignado de outra instituição para o Nubank, fazendo uma portabilidade de consignado.
Como funciona o empréstimo consignado para servidor público do Nubank?
Com o empréstimo consignado para servidores públicos federais, trabalhadores que se encaixem nessa categoria e que possuem margem consignável podem ter acesso a um empréstimo consignado com menor taxa de juros e de forma segura, na hora que precisar.
Ele é também conhecido no mercado como empréstimo consignado SIAPE (Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos).
Na hora de pagar, o valor da parcela é descontado automaticamente da folha de pagamento – e o empréstimo consignado para servidores públicos pode ser quitado em até 96 parcelas.
Aproveite e assista ao vídeo abaixo para conhecer mais sobre o empréstimo consignado para servidor público do Nubank.
Quem pode solicitar o empréstimo consignado SIAPE?
- Quem tem vínculo de trabalho profissional com uma unidade do Poder Executivo Federal (como ministério, secretaria ou entidade);
- Servidor público federal com vínculo estável e servidores federais aposentados – não são aceitos trabalhadores com vínculo temporário ou estagiários.
Como contratar o empréstimo para servidores públicos federais?
- Na tela inicial do app Nubank, toque na seção “Empréstimos e Consignado”;
- Na próxima tela aparecerão as modalidades de empréstimo disponíveis para você;
- Se a opção “NuConsignado” aparecer para você, toque em "Simular";
- Selecione o perfil “Servidor Federal (SIAPE)” e clique em “Novo contrato”;
- Neste momento, você vai precisar acessar sua conta SouGov.br para autorizar o Nubank a acessar sua margem consignável;
- Depois que você autorizar, se tiver margem consignável, poderá fazer a simulação dos valores e checar a taxa de juros;
- Faça a simulação digitando o valor que deseja pegar emprestado, dentro do disponível para você;
- Selecione o número de parcelas em que o pagamento será efetuado;
- Depois de verificar as condições, taxa de juros, valor das parcelas e o valor total do empréstimo, é só confirmar com sua senha de 4 dígitos;
- Neste momento, você vai precisar acessar sua conta SouGov.br novamente para dar anuência no contrato – ou seja aprová-lo;
- Após a anuência, o valor solicitado é transferido direto para a sua conta do Nubank.
Como funciona o empréstimo consignado INSS do Nubank?
Aposentados e pensionistas do INSS que são clientes do Nubank e que possuem margem consignável podem solicitar nosso empréstimo consignado. O processo é realizado em poucos minutos e sem a burocracia.
O empréstimo consignado do INSS no Nubank pode ser quitado em até 84 parcelas.
Quem pode solicitar o empréstimo consignado do INSS no Nubank?
Se você é um beneficiário do INSS e é nosso cliente, a primeira ação que você precisa tomar para saber se pode solicitar o empréstimo consignado do Nubank é compartilhar os dados do INSS com a gente.
Depois de ter acesso a esses dados, o Nubank analisará as informações e determinará o valor máximo do empréstimo a que você tem direito e a taxa de juros.
Lembre-se de que é preciso estar com o benefício desbloqueado para empréstimo no "Meu INSS".
Confira o vídeo abaixo e conheça mais detalhes sobre o empréstimo consignado do INSS no Nubank:
O que é necessário para solicitar o empréstimo consignado INSS?
- Ter um benefício ativo – receber aposentadoria ou pensão;
- Não receber desconto no benefício para pagamento de pensão alimentícia;
- Não ter recebido o benefício via concessão judicial;
- Não ser representado por entidades como confederações, federações, associações, sindicatos e cooperativas; ou ter pessoa que possua procuração;
- Ter margem consignável disponível.
Como contratar o empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS?
- Na tela inicial do app Nubank, toque na seção “Empréstimos e Consignado”;
- Na próxima tela aparecerão as ofertas disponíveis para você, as dicas para ter mais ofertas e todas as modalidades que estão disponíveis para você;
- Se a opção “NuConsignado” aparecer para você, toque em "Simular"
- Selecione o perfil “Aposentado ou pensionista do INSS” e clique em “Novo contrato”;
- Ao continuar com a simulação, você concorda que o INSS compartilhe seus dados com o Nubank para autorizar o acesso à sua margem consignável;
- Faça a simulação digitando o valor que deseja pegar emprestado, dentro do valor disponível;
- Selecione o número de parcelas em que o pagamento será efetuado;
- Depois de verificar as condições, taxa de juros, valor da parcela e o valor total do empréstimo, é só confirmar com sua senha de 4 dígitos;
- Após ler as informações do contrato e concordar com elas, é só aguardar. Assim que sua análise for realizada, o valor solicitado será depositado na conta indiciada no aplicativo.
Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre como contratar o empréstimo consignado do INSS no Nubank:
Como funciona a portabilidade de empréstimo consignado?
A portabilidade do consignado é a possibilidade de transferir empréstimos consignados ativos de uma instituição para outra que tenha juros menores ou condições melhores. A opção foi criada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) por meio da Resolução nº 4292/2013, com o objetivo de reduzir as taxas de juros oferecidas pelas instituições.
A solicitação pode ser feita por qualquer pessoa que tenha um empréstimo consignado ativo, mediante transferência da dívida do contrato atual para outra instituição. Durante a troca, o novo banco, para o qual a dívida é migrada, deve quitar o valor devido à instituição financeira anterior e emitir um novo acordo diretamente com o cliente.
O que é cobrado do cliente durante a portabilidade do empréstimo?
Nesse processo, a única cobrança que pode ser feita é a de IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras) e somente caso tenha uma operação conhecida como “troco”. Nessa operação, o cliente transfere o contrato pegando mais dinheiro emprestado para “aproveitar” a redução da taxa de juros. Nessa situação, o IOF será cobrado apenas sob o valor adicional contratado.
Portabilidade de empréstimo consignado no Nubank
Clientes do Nubank que possuem empréstimo consignado nas modalidades SIAPE e INSS de outras instituições financeiras têm a opção de contratar taxas mais baixas com o nosso consignado, fazendo a portabilidade desse empréstimo para o Nubank.
Saiba abaixo como fazer.
Portabilidade de empréstimo consignado INSS
- Na tela inicial do app Nubank, toque na seção “Empréstimos e Consignado”;
- Depois, toque em "Quero simular", na parte de NuConsignado;
- Selecione seu perfil para o consignado – “Sou aposentado ou pensionista do INSS” e clique em “Portabilidade”;
- Acesse o SouGov.com.br para liberar a autorização de portabilidade para o contrato que deseja portar;
- Insira as condições atuais do contrato – como valor da parcela, taxa de juros mensal e quantas parcelas restam pagar;
- Selecione o banco de origem do seu contrato original;
- Informe o número do contrato que será transferido – siga as orientações disponíveis no aplicativo para conseguir essa informação;
- Ao receber o resultado da simulação e caso concorde com a oferta de portabilidade, siga o fluxo para efetuar a solicitação do pedido de portabilidade;
- Leia com atenção as condições do contrato, e toque para continuar;
- Insira a sua senha de 4 dígitos para concluir o pedido de portabilidade.
- Aguarde até 9 dias úteis para receber o resultado do pedido de portabilidade – esse prazo depende do andamento do pedido do lado da instituição detentora do contrato original.
Portabilidade de empréstimo consignado SIAPE
- Na tela inicial do app Nubank, toque na seção “Empréstimos e Consignado”;
- Depois, toque em “Quero simular”, na parte de NuConsignado;
- Selecione seu perfil para o consignado – “Sou servidor federal (SIAPE)” e clique em “Portabilidade”;
- Acesse o SouGov.com.br para liberar a autorização de portabilidade para o contrato que deseja portar – o Nubank aparece como “NuFinanceira”;
- Insira as condições atuais do contrato como valor da parcela, taxa de juros mensal e quantas parcelas restam pagar;
- Informe o número do contrato que será transferido seguindo as orientações disponíveis no aplicativo para conseguir essa informação (o número do contrato pode ser encontrado no app do SouGov);
- Ao receber o resultado da simulação e caso concorde com a oferta de portabilidade, siga o fluxo para efetuar a solicitação do pedido de portabilidade;
- Leia com atenção as condições do contrato e toque para continuar;
- Insira a sua senha de 4 dígitos para concluir o pedido de portabilidade;
- Aguarde até 9 dias úteis para receber o resultado do pedido de portabilidade – esse prazo depende do andamento do pedido do lado da instituição detentora do contrato original.
O resultado de qualquer portabilidade de empréstimo consignado poderá ser acompanhado na área de empréstimos, no app do Nubank. Ao ser confirmada, o cliente passará a ter acesso normal ao contrato e vai começar a pagar as parcelas.
Leia também:
Empréstimo Nubank: tudo o que você precisa saber antes de contratar
5 dicas para conseguir um empréstimo no Nubank
Antecipação do Saque-Aniversário FGTS no Nubank: tudo sobre essa modalidade de empréstimo