Pular navegação

NuConsignado INSS: conheça o empréstimo do Nubank para aposentados e pensionistas

Beneficiários do INSS que são clientes do Nubank podem ter acesso ao empréstimo consignado, com desconto direto do benefício pago pela previdência. O processo é feito diretamente pelo app, de forma rápida e sem burocracia.

Mulher negra de cabelos cacheados e grisalhos sentada em um sofá e sorrindo, segurando com a mão esquerda um celular em direção a um homem negro, careca, com barba grisalha, sentado ao seu lado no chão, olhando para o rosto dela enquanto sorri e com uma pequena mesa de madeira a sua frente com um notebook.

O Nubank nasceu, em 2013, para descomplicar a vida financeira das pessoas e ajudá-las a ter uma relação mais saudável com o dinheiro. Oferecemos produtos e serviços simples de usar, sem burocracia e que podem ser controlados diretamente pelo aplicativo, como por exemplo os empréstimos do Nubank. Seguindo nesta missão, nossos clientes que são aposentados ou pensionistas do INSS podem ter acesso ao NuConsignado, o empréstimo consignado do Nubank. 

Pelo aplicativo do Nubank, é possível simular, contratar, antecipar parcelas e até mesmo quitar o seu empréstimo consignado. Sem burocracia, letras miúdas ou condições confusas. 

Abaixo, saiba mais detalhes sobre o empréstimo consignado do Nubank para beneficiários do INSS. 

Como funciona um empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é uma modalidade de empréstimo em que o valor das parcelas é descontado diretamente da folha de pagamento ou do benefício pago pela previdência. Nessa modalidade, os juros costumam ser menores e, por isso, ela acaba sendo uma boa alternativa para muita gente. 

Isso acontece porque, para as instituições financeiras que estão emprestando o dinheiro, o consignado oferece poucos riscos: as parcelas já são descontadas automaticamente todo mês do contracheque (holerite).

Vale lembrar que, para contratar um empréstimo consignado, é preciso ter margem consignável disponível.

O que é margem consignável?

A margem consignável é o valor máximo da renda mensal que pode ser comprometida em um empréstimo consignado. 

Essa margem foi criada como forma de evitar o superendividamento dos cidadãos. Assim, é possível garantir que, mesmo contratando um empréstimo, a pessoa também terá recursos necessários para os gastos básicos, e não vai correr o risco de ter toda a sua remuneração consumida pelo pagamento da dívida.

No caso de aposentados e pensionistas do INSS, a margem consignável, de acordo com a Lei 14.131/21, é de 45% da renda, sendo 35% destinados a empréstimo e 5% a saques no cartão de crédito consignado.

NuConsignado INSS: como funciona essa modalidade de empréstimo do Nubank?

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que são clientes do Nubank podem solicitar o NuConsignado. O processo é realizado em poucos minutos, pelo aplicativo, e sem a famosa burocracia encontrada por aí. 

Com o NuConsignado, beneficiários do INSS que possuem margem consignável disponível podem ter acesso a um empréstimo com menor taxa de juros e de forma segura. Na hora de pagar, a quantia é descontada automaticamente da folha de pagamento do benefício. 

O empréstimo consignado do INSS no Nubank pode ser quitado em até 84 parcelas.

Quem pode solicitar o empréstimo consignado do INSS no Nubank?

A primeira ação a ser feita para saber se você pode solicitar o NuConsignado é compartilhar os dados do INSS com o Nubank. Após o Nubank ter acesso a esses dados, as informações irão passar por uma análise interna, que irá determinar o valor máximo do empréstimo a que você tem direito e a taxa de juros. 

Lembre-se que é preciso estar com o benefício desbloqueado para empréstimo no "Meu INSS".

Para solicitar o NuConsignado INSS é necessário:

  • Ter um benefício ativo – receber aposentadoria ou pensão;
  • Receber o benefício em uma conta corrente de qualquer instituição;
  • Não receber desconto no benefício para pagamento de pensão alimentícia;
  • Não ter recebido o benefício via concessão judicial;
  • Não ser representado por entidade de representação (como confederações, federações, associações, sindicatos e cooperativas) ou ter pessoa que possua procuração;
  • Ter margem consignável disponível.

Como contratar o NuConsignado para aposentados e pensionistas do INSS?

  • Na tela inicial do app Nubank, toque na seção “Empréstimos e Consignado”;
  • Depois, toque em “Quero simular”, na parte de NuConsignado;
  • Selecione seu perfil para o consignado – “Aposentado ou pensionista do INSS” e clique em “Novo contrato”;
  • Ao continuar com a simulação, você concorda que o INSS compartilhe seus dados com o Nubank para autorizar o acesso à sua margem consignável;
  • Faça a simulação digitando o valor que deseja pegar emprestado;
  • Escolha o número de parcelas em que o pagamento será efetuado;
  • Depois de verificar os juros, as condições e o valor total do empréstimo, é só confirmar com sua senha de 4 dígitos;
  • Após ler as informações do contrato e concordar com elas, é só aguardar. Assim que sua análise for realizada, o valor solicitado é transferido direto para a conta que você recebe o benefício.

Quais as vantagens de contratar o NuConsignado INSS?

O NuConsignado INSS oferece algumas vantagens. Entre elas está o fato de que os nossos clientes não irão receber chamadas não solicitadas de correspondentes bancários. Ou seja, pode ficar tranquilo. 

Além disso, ao contratar o NuConsignado INSS, você vai encontrar:

  • Facilidade: O processo de solicitação é simples, rápido, 100% digital e conta com suporte humano 24 horas por dia, 7 dias por semana;
  • Transparência: Nossa opção não possui taxas ocultas, burocracia e nem letras miúdas. Você sabe exatamente o que está contratando;
  • Autonomia: O NuConsignado INSS não tem intermediários. A pessoa tem total controle e autonomia para solicitar e gerenciar o empréstimo pelo app.

É importante lembrar: o Nubank não faz telemarketing para oferecer seus produtos. Desconfie sempre de ligações pedindo dados confidenciais ou senhas. A gente conta aqui algumas maneiras de se prevenir contra golpes.

Como funciona a portabilidade de consignado?

A portabilidade do consignado é a possibilidade de transferir empréstimos ativos de uma instituição para outra que tenha juros menores ou condições melhores.

A solicitação pode ser feita por qualquer pessoa que tenha um empréstimo consignado ativo, mediante transferência da dívida do contrato atual para outra instituição. Durante a troca, o novo banco para o qual a dívida é migrada deve quitar o valor devido à instituição financeira anterior e emitir um novo acordo diretamente com o cliente.

Como fazer a portabilidade do consignado para o Nubank?

Confira como trazer o seu empréstimo consignado INSS de outra instituição para o Nubank:

  • Na tela inicial do app Nubank, toque na seção “Empréstimos e Consignado”;
  • Depois, toque em "Quero simular", na parte de NuConsignado;
  • Selecione seu perfil para o consignado – “Sou aposentado ou pensionista do INSS” e clique em “Portabilidade”;
  • Acesse o SouGov.com.br para liberar a autorização de portabilidade para o contrato que deseja portar; 
  • Insira as condições atuais do contrato – como valor da parcela, taxa de juros mensal e quantas parcelas restam pagar;
  • Selecione o banco de origem do seu contrato original;
  • Informe o número do contrato que será transferido – siga as orientações disponíveis no aplicativo para conseguir essa informação;
  • Ao receber o resultado da simulação e caso concorde com a oferta de portabilidade, siga o fluxo para efetuar a solicitação do pedido de portabilidade;
  • Leia com atenção as condições do contrato, e toque para continuar;
  • Insira a sua senha de 4 dígitos para concluir o pedido de portabilidade.
  • Aguarde até 9 dias úteis para receber o resultado do pedido de portabilidade – esse prazo depende do andamento do pedido do lado da instituição detentora do contrato original.

O resultado da portabilidade poderá ser acompanhado na área de empréstimos, no app do Nubank. Ao ser confirmada, o cliente passará a ter acesso normal ao contrato e vai começar a pagar as parcelas.

Como funciona a portabilidade de consignado no Nubank?

Quer saber mais sobre empréstimo do Nubank? Leia também:

Antecipação do Saque-Aniversário FGTS no Nubank: tudo sobre essa modalidade de empréstimo

Empréstimos Nubank: dá para contratar diferentes modalidades ao mesmo tempo?

5 dicas para conseguir um empréstimo no Nubank

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.