Pular navegação

Como funciona a portabilidade de consignado no Nubank?

É possível transformar o seu empréstimo consignado em NuConsignado e ter acesso a juros menores. Saiba como fazer a portabilidade de consignado no Nubank.

foto de uma mão masculina, segurando um celular com o aplicativo Nubank na tela. O tom da camisa dele é lilás.

O Nubank nasceu, em 2013, para facilitar o dia a dia das pessoas e ajudá-las a ter uma relação mais saudável com o próprio dinheiro. Oferecemos produtos e serviços simples de usar e que podem ser controlados pelo aplicativo, como as nossas opções de empréstimo. Seguindo na missão de descomplicar o sistema financeiro, a partir de agora clientes que têm empréstimo consignado podem fazer a portabilidade para o Nubank. Por enquanto, a opção está liberada apenas servidores públicos federais.

Segundo dados da CIP (Câmara Interbancária de Pagamentos), em 2021, 99,53% das solicitações de portabilidade de crédito foram referentes a contratos de empréstimo consignado.

Abaixo, saiba como fazer a portabilidade do seu empréstimo consignado para o Nubank.

Como funciona um empréstimo consignado?

No empréstimo consignado, o pagamento das parcelas é descontado diretamente do salário ou do benefício pago pela previdência, e os juros costumam ser menores. 

Isso acontece porque, para as instituições financeiras que estão emprestando o dinheiro, o consignado oferece poucos riscos: as parcelas já são descontadas automaticamente todo mês do contracheque (holerite). Em outras palavras, o cliente não precisa efetuar manualmente o pagamento e as chances dele entrar em atraso são mínimas.

Vale lembrar que, para contratar um empréstimo consignado, é preciso ter margem consignável disponível, o valor máximo da renda mensal que pode ser comprometida em um empréstimo consignado.

Mas apesar de ser uma das modalidades de empréstimo mais vantajosas do mercado, é possível conseguir condições ainda melhores com a portabilidade.

Como funciona a portabilidade de consignado?

A portabilidade do consignado é a possibilidade de transferir empréstimos ativos de uma instituição para outra que tenha juros menores ou condições melhores. A opção foi criada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) por meio da Resolução nº 4292/2013, com o objetivo de reduzir as taxas de juros oferecidas pelas instituições. Com isso, o cliente consegue liberar a margem consignável disponível após a efetivação da portabilidade, já que a redução dos juros possibilita a diminuição do valor da parcela cobrada mensalmente no devido contrato.

A solicitação pode ser feita por qualquer pessoa que tenha um empréstimo consignado ativo, mediante transferência da dívida do contrato atual para outra instituição. Durante a troca, o novo banco para o qual a dívida é migrada deve quitar o valor devido à instituição financeira anterior e emitir um novo acordo diretamente com o cliente.

É importante destacar que, para portabilidade de consignado, nenhuma taxa pode ser cobrada dos clientes. A única cobrança adicional que pode ser feita é a de IOF e somente caso tenha uma operação conhecida como “troco”. Nela, o cliente transfere o contrato pegando mais dinheiro emprestado para “aproveitar” a redução da taxa de juros. Nesse caso, o IOF será cobrado apenas sob o valor adicional contratado.

Como fazer a portabilidade do consignado para o Nubank?

Neste primeiro momento, a portabilidade de consignado está disponível apenas para clientes do Nubank que sejam servidores públicos federais (SIAPE). Confira como trazer o seu empréstimo consignado de outra instituição para o Nu:

  • Na tela inicial do app Nubank, toque na seção “Empréstimos e Consignado”;
  • Na próxima tela aparecerão as ofertas disponíveis para você, as dicas para ter mais ofertas e todas as modalidades que estão disponíveis para você;
  • Se a opção “NuConsignado” aparecer para você, toque em "Simular";
  • Selecione o seu perfil e na tela seguinte clique em “Portabilidade”;
  • Se você for servidor público, acesse o SouGov.com.br para liberar a autorização de portabilidade para o novo contrato;
    Se você for beneficiário do INSS, autorize a consulta dos seus dados pelo Nubank;
  • Na tela seguinte, você verá as orientações e dados necessários para trazer seu contrato. Para seguir, clique na setinha roxa no canto da tela;
  • Insira as condições atuais do contrato – como valor da parcela, taxa de juros mensal e quantas parcelas restam pagar;
  • Se você for servidor federal, informe o número do contrato que será transferido – siga as orientações disponíveis no aplicativo para conseguir essa informação;
  • Se você for beneficiário INSS, informe a instituição do contrato ativo e logo depois o número do contrato que será transferido – siga as orientações disponíveis no aplicativo para conseguir essa informação
  • Ao receber o resultado da simulação e ao concordar com a oferta de portabilidade, siga as informações para efetuar a solicitação do pedido de portabilidade;
  • Leia com atenção as condições do contrato e toque para continuar;
  • Insira a senha para concluir o pedido de portabilidade;
  • Aguarde até 9 dias úteis para receber o resultado do pedido de portabilidade – esse prazo depende da instituição dona do contrato original.

O resultado da portabilidade poderá ser acompanhado na área de empréstimos, no app do Nubank. Ao ser confirmada, o cliente passará a ter acesso normal ao contrato e vai começar a pagar as parcelas.

Leia mais: 

NuConsignado: conheça o empréstimo do Nubank para servidores públicos federais

Empréstimo consignado do INSS: como funciona?

Como cancelar empréstimo consignado do INSS?