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Como consultar e cancelar a autorização do empréstimo consignado pelo app SouGov?

Servidores públicos federais que recebem pelo SIAPE e que contratam empréstimo consignado precisam passar pela etapa de autorização no aplicativo do SouGov. Saiba como autorizar, consultar e cancelar essa autorização.



Na foto, é possível ver a mão de um homem negro segurando um celular. Ele está usando uma blusa branca.

Se você é um servidor público e quer pedir um empréstimo consignado, seja para resolver alguma emergência financeira ou realizar um sonho, é importante lembrar que vai ter de  passar pela autorização consignatária, uma etapa obrigatória. Pelo aplicativo SouGov, os trabalhadores podem gerar, consultar e cancelar as autorizações.

Abaixo, saiba como fazer isso.

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O que é autorização consignatária?

A autorização consignatária é a liberação que o servidor público dá à instituição financeira onde deseja contratar o empréstimo. Lembrando que no caso do empréstimo consignado, as parcelas são descontadas mensalmente na folha de pagamento.

Isso só é possível por conta da relação entre a instituição financeira e o órgão pagador do servidor – e a autorização consignatária permite que as negociações aconteçam. Todo o processo pode ser feito no site ou aplicativo do SouGov.

Em resumo: Significa permitir que a instituição financeira consulte a sua margem, ou seja, a instituição consegue oferecer propostas com base na sua disponibilidade real de margem consignada.

Vale dizer que a autorização tem validade de 30 dias.

Como acessar o SouGov?

É possível acessar pelo site e pelo aplicativo. Quem optar pelo site, deve acessar o SouGov Web. Se você prefere o app, precisa fazer o download na App Store ou Play Store.

Em ambas opções o usuário terá que fazer o login, seguindo os passos a seguir:

  • Clique em “Entrar com gov.br”;
  • Acesse o SouGov com o CPF e senha cadastrados no sistema gov.br ou com o certificado digital, banco ou QR Code.

Como fazer a autorização consignatária no SouGov?

Para realizar a autorização consignatária, basta fazer o seguinte:

  1. Abra o aplicativo SouGov, faça login na plataforma e clique em “AutoAtendimento” – caso possua mais de um vínculo com a Administração Pública, o servidor deve selecionar aquele em que deseja contratar o empréstimo;
  2. Depois, clique em Consignação;
  3. Em seguida, selecione a opção “Empréstimo Consignado”;
  4. Clique em “Autorizar Consignatário”;
  5. Na tela seguinte, selecione o tipo de consignação e toque na alternativa escolhida;
  6. Selecione o Consignatário – que é a instituição financeira onde pretende contratar o empréstimo consignado;
  7. Clique em “Autorizar”;
  8. E, por último, em “Confirmar”.

Depois sisso, uma mensagem de confirmação vai aparecer na tela e um e-mail será enviado ao titular, com todas as informações da autorização e do consignatário.

Como consultar a autorização consignatária pelo SouGov?

A consulta da autorização consignatária pode ser feita a qualquer momento nas plataformas SouGov. Veja o passo a passo:

  1. Faça login no aplicativo SouGov e vá em “AutoAtendimento”;
  2. Clique em “Consignação”;
  3. Selecione a opção “Empréstimo Consignado”;
  4. E depois em “Consultar Autorização de Consignatário”.
Fonte: SouGov

Como cancelar a autorização de empréstimo consignado pelo SouGov?

A autorização consignatária é válida por 30 dias. Após esse prazo, ela é automaticamente cancelada. Caso o servidor queira cancelar antes disso, é só fazer assim:

  1. Faça o login no SouGov e vá em “AutoAtendimento”;
  2. Clique em “Consignação”;
  3. Selecionar a opção “Empréstimo Consignado”;
  4. E, em seguida, em “Cancelar Autorização de Consignatário”;
  5. Se o trabalhador possuir mais de uma autorização, deve selecionar a que deseja cancelar e clicar em “Confirmar”;
  6. Pronto! Uma mensagem de confirmação do cancelamento deve aparecer na tela.

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