Pular navegação

Posso abrir uma conta digital mesmo estando desempregado?

Em junho, o Brasil registrou uma taxa de desemprego de 12%. Se você está nessa porcentagem, entenda como conseguir uma conta digital para manter o controle das finanças.

Pessoas em preto e branco caminhando sobre uma faixa de pedestres roxa e branca

Desemprego: a palavra que causa medo no trabalhador hoje afeta quase 13 milhões de pessoas no Brasil. Mas essa população segue com os mesmos direitos econômicos dos demais – o direito a uma conta digital é um deles.

https://youtu.be/XAD1N49tPSU

Estou desempregado. Posso ter uma conta digital?

Sim. Não existe nenhum tipo de restrição para uma pessoa desempregada abrir uma conta digital – na verdade, não há restrição para uma pessoa desempregada abrir qualquer tipo de conta, embora algumas instituições financeiras tentem colocar empecilhos.

O que pode, sim, ser negado é o acesso a um cartão de crédito, já que este tipo de decisão fica a critério de cada empresa.

A conta digital é uma conta-corrente?

É considerada digital toda conta que possa ser aberta e fechada totalmente pela internet, sem a necessidade de nenhum contato físico ou telefônico do cliente com a instituição financeira. Não há uma legislação específica que determine que tipo de conta ela é, embora se enquadre frequentemente na categoria de contas de pagamento.

E o que pode ser feito em uma conta de pagamento?

Praticamente tudo que se faz com uma conta-corrente:

  • Depositar dinheiro
  • Sacar dinheiro
  • Pagar e receber via depósitos e TEDs
  • Fazer portabilidade de salário
  • Transferir dinheiro entre contas da mesma instituição
  • Realizar pagamentos de boletos
  • Consumir com cartões de débito e/ou crédito

Quais as vantagens de uma conta digital para quem está desempregado?

Normalmente, as contas digitais são a opção mais indicada para pessoas nessa situação. Isso porque costumam cobrar muito menos tarifas e taxas do que as contas-correntes dos bancos e, em alguns casos, oferecem algum tipo de rendimento (é o caso da NuConta, onde o dinheiro rende mais que a poupança).

Além disso, as contas digitais representam uma mudança na maneira como as pessoas se relacionam com seu dinheiro: elas promovem maior controle sobre a vida financeira e a transparência necessária para entender como manejar as próprias finanças.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.