Pular navegação

O que é uma conta digital? E o que ela não é?

Tire suas dúvidas e veja alguns mitos e verdades sobre as contas digitais - um produto que pode simplificar bastante a vida das pessoas.

O que é conta digital: imagem mostra mão segurando uma lupa roxa sobre uma bolinha roxa

Assinale todas as alternativas que definem o que é uma conta digital:

  1. Controle pelo aplicativo;
  2. Não cobrar taxas;
  3. Oferecer um limite mínimo de saques;
  4. Ter um cartão de débito.

Se você escolheu qualquer uma das opções acima…Bem, errou. A verdade é que nenhuma dessas alternativas é uma característica obrigatória das contas digitais.

Ficou confuso? É normal.

O problema é que o termo “conta digital” abraça uma categoria relativamente variada de produtos: de contas correntes a contas de pagamento, muita coisa pode ser considerada “conta digital".

https://www.youtube.com/watch?v=XAD1N49tPSU

Veja, abaixo, o que é uma conta digital (e o que ela não é) e descubra se esse tipo de produto faz sentido para a sua vida financeira.

O que é uma conta digital?

As contas digitais são opções menos burocráticas e mais simples de usar que as contas convencionais de bancos. Elas podem ser abertas ou fechadas pela internet sem que o cliente precise ir pessoalmente até uma agência.

No dia a dia, a conta digital também pode ser controlada de forma online – seja por um aplicativo ou por um site – e oferece a maioria dos serviços que uma conta “comum” oferece: transferências, depósitos, pagamento de boletos, etc…

Rendimento da poupança: duas mãos segurando um círculo roxo

Hoje, a grande maioria das contas tradicionais já pode ser controlada de forma online, seja por aplicativos ou por um site. Por isso, esses dois pontos (poder abrir e encerrar as operações à distância e não depender de filas em agências) são as principais características usadas para tentar definir o que é uma conta digital.

Aplicativo e conta digital

Como o próprio nome sugere, o acesso online é uma característica obrigatória das contas digitais. No entanto, ter acesso via aplicativo não é uma obrigatoriedade. Oferecer um site no qual o cliente consegue resolver todas as suas pendências, por exemplo, já configura acesso digital. 

Dito isso, hoje, é bem mais comum que as instituições – sejam bancos ou fintechs – disponibilizem apps para acesso às contas. De forma geral, os aplicativos podem oferecer camadas a mais de segurança para o cliente controlar suas finanças.

Conta digital precisa ser gratuita?

Resposta curta: não. As instituições podem cobrar por diferentes serviços. No entanto, hoje, grande parte das contas anunciadas como digitais livra os clientes da maioria das taxas – especialmente da taxa de manutenção (ou mensalidade).

Isso é possível porque muitas das instituições que oferecem contas digitais têm estruturas menos burocráticas que a dos grandes bancos – com isso, podem oferecer serviços eficientes sem tarifas abusivas.
Cliente da Conta do Nubank economiza, em média, R$40 por mês com tarifas.

Saque e débito

Não existe uma regra que defina a quantidade obrigatória de saques nas contas digitais. Além disso, as instituições não precisam oferecer um cartão de débito aos clientes. 

No entanto, muitas contas digitais oferecem sim serviços como débito e saque - o importante é ficar atento e ver se existem taxas transparentes ou escondidas na hora de utilizar esses serviços. 

Rendimento na conta digital

Outra inovação das contas digitais foi trazer a possibilidade de fazer o dinheiro dos clientes render.

Diferentemente das contas correntes convencionais, na qual o dinheiro fica parado, algumas contas digitais oferecem rendimentos a taxas até melhores do que as da poupança. A conta do Nubank, por exemplo, tem rendimento automático maior que o da poupança.

Duas portas de elevador com um símbolo de porcentagem roxo no meio

Além disso, a conta do Nubank tem mais um detalhe importante: ela tem um rendimento automático a 100% do CDI para os valores que ficam na conta por mais de 30 dias após o depósito. Assim, o seu dinheiro rende a uma taxa maior do que a poupança.

Resumindo: o que é conta digital?

  • É um tipo de conta que pode ser aberta e fechada pela internet (por um app ou site) sem que o cliente precise ir à uma agência.
  • No dia-a-dia, ela também pode ser controlada online.
  • As taxas cobradas e serviços oferecidos em uma conta digital variam conforme a instituição, mas os valores costumam ser muito mais baixos do que a dos bancos. A maioria das contas digitais não possui tarifa de manutenção.
  • Algumas contas digitais oferecem rendimentos e podem ser uma opção mais vantajosa do que uma conta-corrente tradicional para o dinheiro do dia-a-dia.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.