Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete os campos ao lado para pedir sua Conta e Cartão de crédito

Agora complete abaixo para pedir sua conta e cartão de crédito

Precisamos de um CPF válido
Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu e-mail. Precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Produtos O que é uma conta digita...

O que é uma conta digital? E o que ela não é?

Tire suas dúvidas e veja alguns mitos e verdades sobre as contas digitais - um produto que pode simplificar bastante a vida das pessoas.

Assinale todas as alternativas que definem o que é uma conta digital:

  1. Controle pelo aplicativo
  2. Não cobrar taxas 
  3. Oferecer um limite mínimo de saques
  4. Ter um cartão de débito

Se você escolheu qualquer uma das opções acima…Bem, errou. A verdade é que nenhuma dessas alternativas é uma característica obrigatória das contas digitais. 

Ficou confuso? É normal.

O problema é que o termo “conta digital” abraça uma categoria relativamente variada de produtos: de contas correntes a contas de pagamento, muita coisa pode ser considerada “conta digital”. 

Veja, abaixo, o que é uma conta digital (e o que ela não é) e descubra se esse tipo de produto faz sentido para a sua vida financeira. 

O que é uma conta digital?

As contas digitais são opções menos burocráticas e mais simples de usar que as contas convencionais de bancos. Elas podem ser abertas ou fechadas pela internet sem que o cliente precise ir pessoalmente até uma agência. 

No dia-a-dia, a conta digital também pode ser controlada de forma online – seja por um aplicativo ou por um site – e oferece a maioria dos serviços que uma conta “comum” oferece: transferências, depósitos, pagamento de boletos, etc…

Hoje, a grande maioria das contas tradicionais já pode ser controlada de forma online, seja por aplicativos ou por um site. Por isso, esses dois pontos (poder abrir e encerrar as operações à distância e não depender de filas em agências) são as principais características usadas para tentar definir o que é uma conta digital. 

Aplicativo e conta digital

Como o próprio nome sugere, o acesso online é uma característica obrigatória das contas digitais. No entanto, ter acesso via aplicativo não é uma obrigatoriedade. Oferecer um site no qual o cliente consegue resolver todas as suas pendências, por exemplo, já configura acesso digital.

Dito isso, hoje, é bem mais comum que as instituições – sejam bancos ou fintechs – disponibilizem apps para acesso às contas. De forma geral, os aplicativos podem oferecer camadas a mais de segurança para o cliente controlar suas finanças. 

Conta digital precisa ser gratuita?

Resposta curta: não. As instituições podem cobrar por diferentes serviços. No entanto, hoje, grande parte das contas anunciadas como digitais livra os clientes da maioria das taxas – especialmente da taxa de manutenção (ou mensalidade). 

Isso é possível porque muitas das instituições que oferecem contas digitais têm estruturas menos burocráticas que a dos grandes bancos – com isso, podem oferecer serviços eficientes sem tarifas abusivas.

Cliente NuConta economiza, em média, R$40 por mês com tarifas

Saque e débito

Não existe uma regra que defina a quantidade obrigatória de saques nas contas digitais. Além disso, as instituições não precisam oferecer um cartão de débito aos clientes. 

No entanto, muitas contas digitais oferecem sim serviços como débito e saque – o importante é ficar atento e ver se existem taxas transparentes ou escondidas na hora de utilizar esses serviços. 

Rendimento na conta digital

Outra inovação das contas digitais foi trazer a possibilidade de fazer o dinheiro dos clientes render. 

Diferentemente das contas correntes convencionais, na qual o dinheiro fica parado, algumas contas digitais oferecem rendimentos a taxas até melhores do que as da poupança

Um exemplo é a NuConta, a conta digital do Nubank. Nela, o dinheiro rende 100% do CDI todos os dias úteis e fica livre para ser movimentado a qualquer momento.

Abra a sua NuConta

Resumindo: o que é conta digital?

  • É um tipo de conta que pode ser aberta e fechada pela internet (por um app ou site) sem que o cliente precise ir à uma agência. 
  • No dia-a-dia, ela também pode ser controlada online.
  • As taxas cobradas e serviços oferecidos em uma conta digital variam conforme a instituição, mas os valores costumam ser muito mais baixos do que a dos bancos. A maioria das contas digitais não possui tarifa de manutenção. 
  • Algumas contas digitais oferecem rendimentos e podem ser uma opção mais vantajosa do que uma conta-corrente tradicional para o dinheiro do dia-a-dia.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

3.73

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post