Pular navegação

4 tarifas bancárias que você não precisa pagar em uma conta digital

As contas digitais acabaram com a complexidade das transações financeiras e puseram em xeque as taxas abusivas dos bancos.

5 tarifas bancárias que você não precisa pagar em uma conta digital: homem de costas com os braços abertos no topo de uma montanha ao pôr do sol.

O cartão que precisa de uma segunda via, as transferências que precisam ser feitas todo mês, a movimentação do dinheiro da poupança para a conta-corrente… Se você tem conta em banco, é possível que pague por todos esses serviços.

"Ah, eu tenho um pacote que me oferece tudo de graça." Tudo mesmo? De acordo com o Ibope Inteligência, quase metade dos brasileiros não sabe quanto paga em tarifas e taxas bancárias – e elas são muitas.

Você pode encontrar uma lista de tudo aquilo que o banco pode cobrar aqui – mas saiba que, com as contas digitais, é possível se livrar de muitas dessas cobranças.

As contas digitais não têm tarifas?

A resposta mais curta é: depende. Comumente, entende-se que as contas digitais podem ser abertas e fechadas inteiramente pela internet e são opções menos burocráticas que as contas tradicionais.

Entenda o que é uma conta digital – e o que ela não é

https://www.youtube.com/watch?v=XAD1N49tPSU

Isso não significa, no entanto, que elas são sempre 100% gratuitas.

Na hora de abrir uma conta digital, é preciso estar atento a tudo o que diz o contrato. Se uma informação sobre taxas ou tarifas não estiver totalmente clara, bandeira amarela: talvez esta conta não cumpra tão bem o objetivo de facilitar a vida de seus clientes.

A conta digital do Nubank, conta digital do Nubank, cobra apenas por um único serviço: o saque da conta na função débito. Explicamos aqui por que fazemos essa cobrança e calculamos aqui quanto nossos clientes economizam por mês, mesmo pagando esta tarifa.

De quais tarifas eu posso me livrar com uma conta digital?

Ao contratar os serviços de uma conta digital, você poderá ficar livre de muitas tarifas desnecessárias, como:

1. Mensalidade da conta

Como as contas digitais funcionam online, as instituições financeiras que oferecem este tipo de produto não precisam manter agências físicas e, por isso, têm um custo menor de operação.

Dessa forma, é possível oferecer opções mais vantajosas aos clientes, como a não cobrança de mensalidade – que, na realidade, não é uma tarifa, mas um pacote de serviços contratados, como transferências, saques e extratos impressos.

Se a intenção é não ter este custo fixo todo mês, existem contas digitais que não cobram mensalidades de seus clientes.

2. Transferências

Um dos serviços mais utilizados por clientes de instituições financeiras são as transferências (seja entre contas da mesma instituição ou para outras via TED ou DOC).

Este valor pode vir embutido na mensalidade da conta ou ser cobrado a cada transferência que o cliente faz a mais do que o oferecido pela instituição.

Entretanto, algumas contas digitais oferecem transferências gratuitas e ilimitadas. Para quem usa bastante esse serviço, essa é uma ótima opção.

3. Impressão de extratos

É difícil de acreditar que, em pleno 2019, instituições financeiras ainda cobrem pela impressão de extratos bancários nos caixas eletrônicos ou agências – mas, infelizmente, essa é uma prática comum.

Nas contas digitais, entretanto, as consultas são feitas online e o cliente tem liberdade para imprimir quantos extratos quiser.

4. Fornecimento de cartão

Imagine a cena: roubaram seu cartão e tudo o que você quer é resolver logo essa situação. Você liga para o banco, conta o que aconteceu e recebe a grata notícia de que, além de tudo, terá de pagar pela segunda via.

Sim, isso é possível e garantido pela regulamentação do Banco Central, mas existem contas digitais que não cobram para emitir outras vias do cartão.

Como abrir uma conta digital?

Se ter uma conta digital pareceu uma boa opção para se livrar de tarifas desnecessárias, abrir uma é muito fácil.

O processo de abertura de uma conta digital varia entre as instituições financeiras, mas a premissa de todas é a simplicidade de poder fazer tudo online.

Aqui, te explicamos passo a passo como abrir uma conta digital

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.