Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Como abrir uma conta dig...

Como abrir uma conta digital?

Parece mágica, mas não é: abrir uma conta digital é rápido e não exige ir até uma agência. Veja como fazer.

Você já tem quase toda sua vida no celular e agora decidiu dar mais um passo: abrir sua conta digital e ter o controle de suas finanças na palma de suas mãos.

Cada vez mais pessoas decidem fazer este movimento no Brasil. Segundo uma pesquisa da consultoria Cantarino Brasileiro, 54% dos clientes de bancos tradicionais têm interesse em abrir uma conta deste tipo.

Afinal, é rápido, fácil e em pouco tempo é possível começar a usá-la.

Primeiro, o que é uma conta digital?

São contas que podem ser abertas ou fechadas totalmente pela internet, sem a necessidade do cliente se deslocar até uma agência do banco. Na maioria das vezes, elas oferecem todos ou grande parte dos serviços que as contas tradicionais possuem e podem ser controladas por um app.

Hoje, na prática, a maioria das contas oferecidas por bancos e instituições financeiras já podem ser acessadas e controladas pela internet – seja no computador ou por algum aplicativo.

Por isso, o que acaba diferenciando mesmo as contas digitais das demais é a facilidade de abrir, fechar e fazer todas as movimentações sem ir a uma agência – dá para fazer tudo isso no app.

Contas digitais são gratuitas?

Depende.

Algumas não cobram taxa de manutenção, mas cobram por serviços – como transferências ou saques. Outras cobram mensalidades de acordo com o tipo de plano contratado.

É importante prestar atenção em todos esses detalhes ao contratar a sua, para ter certeza de que ela é a que mais se adequa às suas necessidades.

Como abrir uma conta digital?

A palavra-chave é comodidade. O processo de abertura de uma conta digital varia entre as instituições financeiras, mas a premissa de todas é a simplicidade.

Afinal, alguém quer perder tempo indo até uma agência de banco?

Para abrir uma, geralmente é preciso fazer um cadastro inicial –  pelo site ou pelo aplicativo, dependendo do banco ou instituição. Neste momento, costumam pedir o nome completo, o CPF e o email do titular da conta.

Caso o cadastro seja feito pelo site, as próximas etapas serão feitas pelo app de celular, então é essencial ter ele baixado para continuar o processo.

Para concluir a abertura da conta, geralmente é preciso:

  • Preencher os dados pedidos pela instituição financeira;
  • Enviar fotos dos documentos solicitados (como RG ou CNH e comprovante de residência);
  • Enviar uma selfie segurando o documento de identidade;
  • Assinar um contrato digital.

Na hora de fotografar os documentos, certifique-se de que eles estejam legíveis e completamente cobertos. Isso é essencial para verificar que a pessoa que está fazendo o cadastro é a titular da conta.

Em quanto tempo a conta é criada?

Essa etapa também varia de acordo com a instituição financeira, mas costuma ser bem rápida.

O cadastro no app para abrir a conta digital pode ser feito em poucos minutos e a aprovação pode demorar alguns dias.

Em alguns casos, como da NuConta, o cliente já pode fazer depósitos via boleto na conta ou transferências para outras contas de mesma titularidade logo depois de concluir o cadastro. Todas as outras funções são liberadas em até três dias.

O que fazer depois de abrir sua conta digital?

Agora que você já abriu a conta e consegue cuidar de seu dinheiro com muito mais facilidade, que tal aprender como ter mais controle sobre suas finanças pessoais?

Aqui, apresentamos um passo a passo de como começar a organizar as finanças.

E aqui, falamos sobre os 7 erros que atrapalham as finanças pessoais.

Para quem quer receber conteúdos exclusivos sobre educação financeira direto no email, basta se cadastrar em nossa newsletter clicando aqui.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

3.91

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post