Pular navegação

Metas para 2024: como melhorar sua vida financeira?

Traçar metas para 2023 te ajuda a criar novas atitudes e hábitos que realmente fazem a diferença na hora de fechar as contas. Veja objetivos possíveis.

Dicas para economizar na viagem de fim de ano: ilustração mostra círculos roxos e moedas de um Real

Promessa de ano novo não dura? Bem, às vezes não mesmo. Por isso, a melhor estratégia para tirar os planos do campo das ideias é transformar tais “promessas” em metas para 2024: assim, o próximo ano pode ser aquele em que elas realmente saem do papel.

Como fazer metas para 2024?

Para fazer metas para 2024 você pode traçar uma lista que contemple diversos pontos da vida a serem otimizados no decorrer do ano. Por exemplo:

  • O que espero alcançar profissionalmente no próximo ano e como?
  • O que espero alcançar na vida pessoal no próximo ano e como vou fazer isso?
  • Como e com quais ferramentas vou me organizar?
  • O que posso fazer hoje, mês que vem e no final do ano?
  • Quais hábitos eu preciso rever e mudar/melhorar?
  • Como eu me vejo no final deste novo ano?
  • Quanto eu preciso investir em tempo e dinheiro para alcançar minhas metas?
  • Por onde eu começo?

Depois de listar e responder essas perguntas, seus caminhos poderão ser melhor visualizados e traçados.

Como ter metas claras?

A primeira etapa para desenhar metas e objetivos alcançáveis é compreender o que é mais relevante e satisfatório de atingir. 

Essa é uma etapa de consideração que, aliada às perguntas sugeridas mais acima, serve para evitar que suas metas para 2024 percam o sentido no meio do caminho ou sejam pouco realistas. Isso porque ter uma meta impossível de ser atingida é o caminho certo para se desmotivar.

Afinal, traçar uma meta impossível de ser atingida é o caminho certo para se desmotivar.

5 características que uma meta para 2024 precisa ter

Existe uma metodologia chamada SMART que pode ser útil na definição de metas para 2024 mais objetivas. Ela apresenta as cinco principais características de uma meta.

A sigla SMART vem das palavras em inglês:

  • S de specific (específica);
  • M de measurable (mensurável);
  • A de attainable (atingível);
  • R de relevant (relevante);
  • T de time based (com prazo).

Ela pode ajudar não só a definir objetivos pragmáticos, como também a acompanhar a conquista de cada etapa das metas para 2023 que você quer atingir.

Ouça abaixo detalhes sobre como construir uma meta SMART:

https://www.youtube.com/watch?v=VT83OS34nt8

O que colocar em uma lista de metas?

Na prática, para fazer uma lista de metas para 2024, você pode escrever seus objetivos de longo prazo e depois dividi-los em etapas intermediárias, definindo assim seus objetivos de curto e médio prazo. 

É sempre interessante exercitar o método SMART neste processo, ou seja, fazer as perguntas: esses objetivos são específicos, realistas e fazem sentido para o meu ano?

Como definir metas para 2024?

Para estabelecer metas de ano novo que você pode cumprir, é importante ser realista e acompanhar os avanços dos objetivos de curto prazo. Eventualmente pode ser necessário algum ajuste de rota para manter o compromisso.

Seja viajar em família para um novo destino, estudar fora do país, ou reformar a casa, grande parte dos planos para o ano novo envolve algum tipo de planejamento financeiro

Por isso, traçar metas reais e possíveis te ajuda a dar os primeiros passos na organização financeira do ano que vem.

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre a teoria das metas de ano novo:

https://youtu.be/lZaxpqs31Mw?si=IZ_TQ_Ct65WL0MK-

Metas para 2024: 5 ideias para começar o ano bem 

As metas de ano novo servem para você começar o ano bem — afinal, cuidar do seu bem-estar é fundamental, principalmente quando você pode organizar melhor suas finanças e equilibrá-las com os momentos de desaceleração da rotina. Por isso, acompanhe essas 5 ideias de metas para 2024:

1. Ter mais momentos de lazer

Não, você não leu errado. A primeira meta para a sua saúde financeira no próximo ano é justamente essa: não cortar todos os gastos ligados ao que te traz felicidade.

Gastar com lazer, hobbies ou itens que te trazem alegria é parte importante da rotina –  sejam eles idas ao cinema, teatro, restaurantes, pequenas viagens em família, ou simplesmente os ingredientes para aquela receita especial que não estava na lista de compras do supermercado.  

Privar-se totalmente dessas atividades pode tornar ainda mais difícil criar uma rotina sustentável com seu dinheiro, além de prejudicar a sua saúde emocional. Isso significa que você pode encaixar tudo o que for relacionado a lazer no planejamento financeiro, sem culpa, de acordo com o que é possível para sua realidade e seus planos a longo prazo. O segredo é aproveitar o presente sem tirar o foco do futuro.

2. Perder o medo de falar sobre finanças

Falar de dinheiro é um assunto que pode ser delicado para algumas pessoas. Falar de dinheiro com quem parece entender mais sobre o assunto, então, pode ser até mesmo um tanto intimidador. 

Por isso, uma boa meta é perder o medo de questionar. E isso vale para qualquer situação que envolva suas finanças, desde dúvidas que aparecem no momento da contratação de qualquer tipo de serviço, sobre investimentos e até na hora de trocar experiências sobre a vida financeira com outras pessoas.

Lembre-se: ninguém é obrigado a saber ou entender todos os termos usados no mercado financeiro, por isso falar sobre o assunto ajuda a ter mais tranquilidade para lidar com as próprias finanças.

3. Montar um orçamento efetivo 

Parece complicado, mas montar um orçamento familiar ou um planejamento financeiro para seu projeto de vida é algo simples e que pode ser feito sem nenhuma ferramenta específica. O mais importante é saber qual é a renda da família e os gastos de manutenção desse custo de vida. 

Ter um orçamento ajuda também a tirar aquelas metas antigas do papel. Fazer uma análise de todos os ganhos e as despesas é a primeira etapa para entender o quanto você pode poupar ou reservar para realizar esse sonho. 

Depois, coloque no papel (ou em uma planilha) todos os gastos que envolvem a meta. Assim, você consegue calcular quanto tempo é necessário para chegar lá, conforme a sua realidade financeira. 

4. Melhorar os hábitos financeiros 

Criar novos e bons hábitos ou abandonar outros que não te fazem tão bem é sempre um desafio - e com as finanças não é diferente. Por isso, esta pode ser também uma sugestão de meta para o novo ano. 

Todo mundo tem uma noção do que tem feito certo e onde pode melhorar em relação à forma como lida com o próprio dinheiro. Dessa maneira, uma meta financeira possível é aquela em que você pode agir dentro das suas necessidades e realidade. 

Por exemplo, se você tem o hábito de pagar suas contas com atraso porque acaba perdendo os prazos, pode estabelecer a meta de usar os recursos que a sua instituição financeira oferece para organizar os boletos. 

Clique aqui e conheça o assistente de pagamentos do Nubank

Outro exemplo de meta que ajuda a melhorar seus hábitos financeiros é anotar as despesas que aparecem fora do seu planejamento, para que nenhum gasto se perca e acabe atrapalhando a sua organização. 

Por menor que sejam os valores, eles podem impactar os seus planos a curto ou longo prazo. E quanto antes você começar a aplicar  esse hábito, mais rápido você conseguirá atingir suas metas mais robustas.  

5. Aprender (mais) sobre investimentos

Ter uma reserva de emergência pode ser uma meta importante para a saúde da sua vida financeira. Mas, se você já atingiu esse objetivo, vale começar a olhar para o universo dos investimentos com mais atenção para aumentar o seu patrimônio e realizar metas de longo prazo como a aposentadoria. 

Hoje, é possível encontrar diversas opções no mercado que fazem sentido para os seus planos e perfil de investidor. E dá para ir além: se você já investe, uma boa meta para o ano novo pode ser aprender mais sobre investimentos para diversificar a carteira e colher mais frutos em 2024. 

Como investir no Nubank? Conheça todas as opções de investimentos que existem no app

Leia também:

O que o Nubank Ultravioleta pode fazer pelo seu Natal e Ano Novo?

Autonomia, liberdade e independência financeira: qual a diferença entre esses conceitos?

7 dicas para alcançar a independência financeira

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.