Pular navegação

O que a prática de esportes tem a ver com a educação financeira infantil?

Se você pratica algum esporte, pode aproveitar esse momento para ensinar as primeiras lições financeiras para os seus filhos ou qualquer criança que faça parte da sua vida. E esses aprendizados vão além da disciplina.

Imagem mostra um controle de videogame, em tons de roxo, em cima de uma mesa, também roxa e a parece azul.

Correr, pedalar, nadar, jogar futebol. Não importa o esporte que você pratica, ele pode ser um bom motivo para reunir a família e criar memórias inesquecíveis com os filhos. E também pode ser a situação perfeita para iniciar a educação financeira infantil – uma preocupação de muitos pais. 

Segundo pesquisa da Serasa com a Opinion Box, 85% dos pais entrevistados afirmaram que ensinam os filhos a terem uma vida financeira saudável. Contudo, um número menor (65% das pessoas ouvidas) afirmou que tem conhecimento suficiente para passar aos pequenos. É por isso que os esportes podem ser ferramenta para ajudar os pais nessa tarefa. 

Por que o esporte pode ajudar na educação financeira infantil? 

Porque o esporte ajuda a desenvolver características e habilidades que facilitam o aprendizado de diversos temas, inclusive o da educação financeira infantil. 

Isso porque a atividade física faz parte do "brincar" que, dentre outras coisas, ajuda a moldar o cérebro das crianças e a desenvolver a criatividade e a estabilidade emocional delas, segundo estudos do National Institute for Play, fundado pelo psiquiatra e pesquisador Stuart Brown, e que reúne estudos de especialistas de todo o mundo sobre os efeitos do brincar e do movimento no desenvolvimento não só de crianças, mas também de adultos. 

Após 30 anos de pesquisas, Brown concluiu que os adultos que se movimentam experimentam menos estresse, mais otimismo e bem-estar. Já as crianças aprendem mais rápido, são mais criativas e mais desenvoltas socialmente.

Os neurocientistas demonstraram que o brincar e o movimento ajudam a criar novas conexões neurais. É isso que determina o quão emocionalmente estáveis ​​serão as crianças e a facilidade de aprendizado delas ao longo da vida. 

Esses estudos também mostraram que as crianças pequenas com privação grave de brincadeiras e movimentos têm dificuldades de se relacionar com os outros e aprender com as experiências de vida.

Nesse caminho, as competições mais intensas, como corrida, lutas e futebol, têm ainda mais vantagens para o aprendizado dos pequenos. Segundo os estudos, essas atividades ajudam as crianças a descobrirem quem são e a desenvolverem sentimentos de pertencimento. 

Como usar o esporte na educação financeira infantil? 

Além de facilitar o aprendizado de temas que parecem complexos, como é o caso da educação financeira infantil, o esporte também carrega lições que se conectam com os primeiros passos de uma vida financeira saudável. Saiba, abaixo, que ensinamentos são esses e como aproveitar um momento divertido com sua família para passá-los aos seus filhos.  

1. Escolher um esporte e definir uma meta 

No mundo dos esportes, uma das premissas que ajudam uma pessoa a criar o hábito da atividade física é escolher uma que ela tenha interesse e que goste de praticar. Se a ideia é aproveitar este momento para estreitar a conexão com a família, essa escolha precisa ser ainda mais certeira. 

Dependendo da idade da criança, pergunte o que ela gosta e quer fazer. Se ela for muito pequena, vale a pena experimentar diferentes atividades até encontrar alguma que faça sentido para todos. 

Para isso, vale pesquisar o que existe próximo à sua casa ou trabalho. Parques e centros culturais costumam ter diferentes programações, como dança, competições e lutas, por exemplo. Também busque por estúdios que ofereçam atividades diferentes para os pequenos, como escaladas.

Educação financeira infantil na prática: a importância das metas 

Durante a busca por um esporte, aproveite para ensinar aos filhos sobre a importância das metas. Uma vida financeira saudável começa por elas. Encontrar uma atividade divertida, que seus filhos gostem de praticar, tem a mesma importância de definir um sonho que seja dele, e não do amiguinho da escola. 

Aproveite este momento para estimulá-lo a construir pequenas metas. Pode ser comprar aquela bicicleta super moderna, viajar com os amigos no fim de ano, ir a um show. Ao lado da lista de esportes, ajude seus filhos a criar alguns objetivos que sejam importantes para eles. 

Entenda aqui como criar uma meta realista

2. Entender a atividade e a realidade financeira da família

Depois de fazer uma lista de esportes que vocês querem fazer em família, entenda quais deles realmente podem ser praticados pelos seus filhos. Dependendo da idade, da condição física deles e de outros fatores, talvez praticar alguma atividade da lista não seja uma realidade agora.  

Educação financeira infantil na prática: raio-x financeiro 

Entender a situação financeira atual e fazer um raio-x financeiro. Esse é um passo importante para uma vida financeira saudável. Com as metas no papel, a próxima etapa é entender as receitas, despesas e eventuais dívidas antes de criar um plano para alcançá-las. Ao tirar um esporte da lista, aproveite para mostrar aos pequenos que é preciso ser realista quando o assunto é dinheiro. 

Saiba aqui como medir a sua saúde financeira

3. Prepare-se! 

Todo esporte requer algum tipo de preparação. Aquele futebol com os amigos da escola, a corrida no parque, o surfe na praia. Não importa a atividade que vai praticar em família, algum preparo você e seus filhos precisam ter. Pode ser uma aula, um aquecimento, um material adequado. Ao se preparar, os riscos de se machucar diminuem.  

Educação financeira infantil na prática: hora de fazer um plano 

Na vida financeira, o preparo também é importante. Afinal, do que adianta ter uma lista de metas no papel, mas sem um plano para atingi-las? Depois de saber o que quer e entender a situação atual, é hora de criar um passo a passo que ajude você a chegar lá. O preparo nos esportes é um bom momento para ensinar aos filhos a importância do planejamento. 

E não precisa ser nada complicado. Um caminho desenhado numa folha de papel é suficiente para mostrar aos pequenos o que é um plano. Dependendo da idade dos seus filhos, é possível até montar uma planilha simples, que mostre, por exemplo, que se ele juntar 10% da mesada durante 10 meses, vai conseguir ir ao festival que tanto quer. 

Confira aqui o guia completo do planejamento financeiro

4. Valorize a prática!

Seus filhos escolheram fazer escalada, mas logo nos primeiros minutos de atividade eles não conseguiram subir sequer um degrau. Não é hora de desanimar. Este é um bom momento para mostrar que se aprende algo novo praticando. E que quanto mais eles praticarem, mais vão aprender sobre aquele esporte. 

Mesmo entre quem não tem interesse em ser um profissional de determinada atividade, o treino é uma fase importante não apenas para te ajudar a ficar melhor, mas também para evitar que você se machuque. 

Educação financeira infantil na prática: consistência é o caminho

Essa premissa esportiva também vale para a vida financeira. A consistência é chave para qualquer planejamento. Aproveite essa lição do esporte para mostrar aos seus filhos que guardar 10% da mesada todos os meses fará com que eles comprem os ingressos do parque de diversão em 10 meses, mas que se eles pularem um mês – ou seja, se não forem consistentes –, vão ficar mais distantes de realizar essa meta no tempo determinado. Além disso, a consistência ajuda na criação de hábitos. 

5. Experimente esportes e investimentos diferentes

Se depois de um tempo seus filhos perderem o interesse por algum esporte, não precisa insistir para que eles voltem. Mostre outras opções, permita que eles experimentem outras atividades até encontrarem uma nova paixão. Afinal, você quer que eles tenham momentos incríveis. 

Se um esporte deixou de ser divertido para eles, é hora de buscar outro. E essa é uma oportunidade de mostrar que sempre existem outros caminhos e que está tudo bem mudar. 

Educação financeira infantil na prática: o poder da mudança e da diversificação

Quanto mais engessado é um planejamento financeiro, maiores são as chances de ele não dar certo. O motivo é simples: a vida acontece e pode ser muito imprevisível. Além disso, seus objetivos e sua realidade financeira também mudam. E para acompanhar essas mudanças, é preciso alterar seus planos.

Buscar novas experiências com os seus filhos é uma chance de falar sobre redesenhar suas metas financeiras e diversificar os lugares onde eles podem guardar o dinheiro, a depender da idade que tiverem. Afinal, da mesma forma que eles podem se divertir muito ao praticar diferentes atividades, também podem ganhar mais ao investir mais e em lugares distintos.    

6. Divirta-se!

Nem tudo é sobre ajudar os seus filhos a se desenvolverem melhor. O esporte para os pequenos precisa ser divertido. O objetivo é que vocês criem memórias juntos e, para isso, viver o presente é mais importante do que ficar pensando se determinada atividade vai criar conexões neurais que vão ajudar seus filhos no futuro. 

Educação financeira infantil na prática: não foque apenas nos planos do futuro

Em outras palavras, não focar apenas nos planos do futuro é uma lição também vale na vida financeira. Focar demais no agora ou só no futuro são erros muito comuns. Um bom planejamento financeiro precisa equilibrar os desejos do presente com as metas de longo prazo. Um momento de diversão com os filhos é uma oportunidade de mostrar isso.  

Leia também 

Guia do planejamento financeiro: como fazer uma virada nas suas contas?

Filmes para assistir com a família: 6 produções que ensinam sobre dinheiro, consumo e escolhas 

Como planejar uma viagem em família sem deixar as vontades de cada um de lado? 

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui. 

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.