Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Negócio Declaração do MEI e Si...

Declaração do MEI e Simples Nacional é adiada para junho

Em meio à pandemia de Covid-19, também foi prorrogado o prazo para o pagamento de tributos do microempreendedor individual e das empresas do Simples. Entenda.

Com muitos microempreendedores individuais, autônomos e donos de pequenos negócios sendo impactos pela pandemia do novo coronavírus, o governo anunciou algumas medidas para tentar minimizar os prejuízos. Uma delas é o adiamento do prazo de entrega da declaração do MEI e do Simples Nacional para até 30 de junho – além da prorrogação do prazo para o pagamento de tributos. 

Declaração do MEI e Simples Nacional: como vai funcionar?

No dia 26 de março, o Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, no Diário Oficial, uma medida que prorroga o prazo de apresentação da Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (Defis) e da Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual (DASN-MEI), referentes a 2019, até o dia 30 de junho de 2020.

Até então, as empresas que operam sob o regime do Simples Nacional teriam até 31 de março para apresentar o Defis. Já o MEI poderia apresentar o DASN-MEI até 31 de maio. 

Com essa medida, o governo pretende diminuir os impactos econômicos causados pela pandemia do novo coronavírus no Brasil, de acordo com o Ministério da Economia.

Como fazer a declaração anual do MEI?

Para você que fará a Declaração Anual Simplificada do MEI pela primeira vez neste ano, o Sebrae preparou um conteúdo explicando como fazer.

Prorrogado também o prazo para o pagamento de tributos do MEI e Simples Nacional

O CGSN também aprovou, no dia 3 de abril, uma medida que prorroga o prazo para o pagamento de tributos para MEI e empresas do Simples Nacional. 

Prazo para o pagamento de tributos do MEI

Para os microempreendedores individuais, os tributos federal (INSS), estadual (ICMS) e municipal (ISS) ficam prorrogados por 6 meses. De acordo com a Receita, funcionará da seguinte forma:

  • O Período de Apuração Março de 2020, com vencimento original em 20 de abril de 2020, vencerá em 20 de outubro de 2020;
  • O Período de Apuração Abril de 2020, com vencimento original em 20 de maio de 2020, vencerá em 20 de novembro de 2020; 
  • E o Período de Apuração Maio de 2020, com vencimento original em 22 de junho de 2020, vencerá em 21 de dezembro de 2020.

Prazo para o pagamento de tributos do Simples Nacional

Para as empresas optantes do Simples Nacional, o ICMS e o ISS ficam prorrogados por 3 meses. Ainda segundo a Receita, funcionará assim:

  • O Período de Apuração Março de 2020, com vencimento original em 20 de abril de 2020, vencerá em 20 de julho de 2020;
  • O Período de Apuração Abril de 2020, com vencimento original em 20 de maio de 2020, vencerá em 20 de agosto de 2020;
  • E o Período de Apuração Maio de 2020, com vencimento original em 22 de junho de 2020, vencerá em 21 de setembro de 2020.

Além disso, também foram prorrogados por 6 meses os tributos federais dos optantes do Simples Nacional. Sendo assim:

  • O Período de Apuração Março de 2020, com vencimento original em 20 de abril de 2020, vencerá em 20 de outubro de 2020;
  • O Período de Apuração Abril de 2020, com vencimento original em 20 de maio de 2020, vencerá em 20 de novembro de 2020; 
  • E o Período de Apuração Maio de 2020, com vencimento original em 22 de junho de 2020, vencerá em 21 de dezembro de 2020.

Entenda outras medidas para ajudar empreendedores neste momento difícil

Além do adiamento da declaração do MEI e do Simples Nacional e da prorrogação do prazo para o pagamento de tributos, o governo também anunciou outras medidas para tentar ajudar os microempreendedores individuais, autônomos e donos de pequenos negócios neste momento delicado do país e do mundo. Entenda abaixo:

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

3.75

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post