Pular navegação

Declaração do MEI e Simples Nacional é adiada para junho

Em meio à pandemia de Covid-19, também foi prorrogado o prazo para o pagamento de tributos do microempreendedor individual e das empresas do Simples. Entenda.

Declaração MEI Simples Nacional: duas mãos digitando em um teclado de notebook

Com muitos microempreendedores individuais, autônomos e donos de pequenos negócios sendo impactos pela pandemia do novo coronavírus, o governo anunciou algumas medidas para tentar minimizar os prejuízos. Uma delas é o adiamento do prazo de entrega da declaração do MEI e do Simples Nacional para até 30 de junho – além da prorrogação do prazo para o pagamento de tributos. 

Declaração do MEI e Simples Nacional: como vai funcionar?

No dia 26 de março, o Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, no Diário Oficial, uma medida que prorroga o prazo de apresentação da Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (Defis) e da Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual (DASN-MEI), referentes a 2019, até o dia 30 de junho de 2020.

Até então, as empresas que operam sob o regime do Simples Nacional teriam até 31 de março para apresentar o Defis. Já o MEI poderia apresentar o DASN-MEI até 31 de maio. 

Com essa medida, o governo pretende diminuir os impactos econômicos causados pela pandemia do novo coronavírus no Brasil, de acordo com o Ministério da Economia.

Como fazer a declaração anual do MEI?

Para você que fará a Declaração Anual Simplificada do MEI pela primeira vez neste ano, o Sebrae preparou um conteúdo explicando como fazer.

https://youtu.be/PGTHZoFiod8

Prorrogado também o prazo para o pagamento de tributos do MEI e Simples Nacional

O CGSN também aprovou, no dia 3 de abril, uma medida que prorroga o prazo para o pagamento de tributos para MEI e empresas do Simples Nacional. 

Prazo para o pagamento de tributos do MEI

Para os microempreendedores individuais, os tributos federal (INSS), estadual (ICMS) e municipal (ISS) ficam prorrogados por 6 meses. De acordo com a Receita, funcionará da seguinte forma:

  • O Período de Apuração Março de 2020, com vencimento original em 20 de abril de 2020, vencerá em 20 de outubro de 2020;
  • O Período de Apuração Abril de 2020, com vencimento original em 20 de maio de 2020, vencerá em 20 de novembro de 2020; 
  • E o Período de Apuração Maio de 2020, com vencimento original em 22 de junho de 2020, vencerá em 21 de dezembro de 2020.

Prazo para o pagamento de tributos do Simples Nacional

Para as empresas optantes do Simples Nacional, o ICMS e o ISS ficam prorrogados por 3 meses. Ainda segundo a Receita, funcionará assim:

  • O Período de Apuração Março de 2020, com vencimento original em 20 de abril de 2020, vencerá em 20 de julho de 2020;
  • O Período de Apuração Abril de 2020, com vencimento original em 20 de maio de 2020, vencerá em 20 de agosto de 2020;
  • E o Período de Apuração Maio de 2020, com vencimento original em 22 de junho de 2020, vencerá em 21 de setembro de 2020.

Além disso, também foram prorrogados por 6 meses os tributos federais dos optantes do Simples Nacional. Sendo assim:

  • O Período de Apuração Março de 2020, com vencimento original em 20 de abril de 2020, vencerá em 20 de outubro de 2020;
  • O Período de Apuração Abril de 2020, com vencimento original em 20 de maio de 2020, vencerá em 20 de novembro de 2020; 
  • E o Período de Apuração Maio de 2020, com vencimento original em 22 de junho de 2020, vencerá em 21 de dezembro de 2020.
Declaração MEI Simples Nacional: Calculadora roxa com números na tela

Entenda outras medidas para ajudar empreendedores neste momento difícil

Além do adiamento da declaração do MEI e do Simples Nacional e da prorrogação do prazo para o pagamento de tributos, o governo também anunciou outras medidas para tentar ajudar os microempreendedores individuais, autônomos e donos de pequenos negócios neste momento delicado do país e do mundo. Entenda abaixo:

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.