Como retificar a declaração do Imposto de Renda?

Quem enviou a declaração com erros ou informações incompletas pode fazer uma retificação do Imposto de Renda para evitar cair na malha fina. Saiba como fazer.

Enviar alguma informação errada ou incompleta na hora de declarar o Imposto de Renda é algo que pode acontecer. Por isso, é importante reservar um tempo para preencher os dados com calma. Mas, se depois de enviá-la, você perceber alguma falha, fique tranquilo: é possível retificar a declaração do Imposto de Renda

Retificar o Imposto de Renda nada mais é do que um recurso para corrigir erros depois do envio e processamento da sua declaração. Esse novo envio é chamado de declaração retificadora. Nele, precisam estar todas as informações anteriormente declaradas, com todos os ajustes necessários, além do recibo de entrega da última declaração apresentada. 

Importante: o texto abaixo é um guia para te ajudar na busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.

Qual o prazo para retificar a declaração do Imposto de Renda?

Os contribuintes que precisarem retificar a declaração do Imposto de Renda têm o direito de apresentar as correções à Receita Federal em até cinco anos. 

A entrega da declaração retificadora deve ser feita exclusivamente pela internet até o final do período do ano correspondente, por meio do programa do Imposto de Renda. Após essa data, também é possível procurar a Secretaria Especial da Receita Federal. 

Em 2024, o prazo para declarar o Imposto de Renda vai até 31 de maio.

Aproveite e assista ao vídeo abaixo para entender por que é preciso pagar o Imposto de Renda:

https://www.youtube.com/watch?v=XszhCfj3lp4

Como retificar a declaração do Imposto de Renda?

No programa da Receita Federal

Se você quer retificar a sua declaração pelo programa do Imposto de Renda, basta seguir as instruções:

  1. Abra o programa do IR 2024, toque na aba de "Declaração" e vá em "Retificar", que fica no lado esquerdo da tela;
  2. Selecione a declaração que será corrigida – as declarações podem ser identificadas pelo número do recibo, pelo tipo (completa ou simplificada), pelo nome e CPF do contribuinte;
  3. Depois disso, o programa do IR vai gerar automaticamente uma cópia da declaração enviada com erros na aba "Em preenchimento";
  4. Ao lado do seu nome, vai aparecer "Retificadora". Ao abrir a declaração retificadora, faça as correções necessárias;
  5. Por fim, quando você terminar de fazer todos os ajustes, clique em "Entregar declaração", que fica do lado esquerdo na aba "Declaração".
  6. Pronto! Sua retificação será enviada.

Atenção: antes de enviar, lembre-se de checar se está tudo certo com a sua declaração retificadora. Para isso, além de revisar o que você ajustou, vá em "Fichas da declaração" e clique em "Verificar pendências". 

Alertas vermelhos te impedem de entregar a declaração e precisam ser ajustados; já os alertas amarelos permitem o envio, mas chamam atenção para possíveis correções que precisam ser feitas.

No site da Receita Federal

Também dá para enviar a sua declaração retificadora pelo site da Receita Federal, acessando o e-CAC. É só fazer assim:

  1. Na tela inicial, insira o seu CPF, código de acesso (gerado pelo próprio site) e senha;
  2. No lado esquerdo da tela, acesse "Meu Imposto de Renda";
  3. Na lista de “Declarações do IRPF”, clique na declaração que deseja corrigir; 
  4. Do lado direito da tela, toque em “Retificar Declaração”;
  5. A tela vai exibir uma cópia da declaração que você quer retificar. Basta selecionar a ficha que precisa ser corrigida e fazer os ajustes necessários;
  6. Clique em "Finalizar Declaração" e pronto! Sua retificação será enviada.

O que você precisa saber antes de retificar a declaração do Imposto de Renda

  • Se você percebeu algum erro na sua declaração, mas ainda não chegou a enviá-la para a Receita, basta ajustar as informações normalmente no programa ou no site. A retificação é um recurso disponível para quem já entregou a declaração;
  • Só é possível retificar as declarações que tenham sido feitas nos últimos 5 anos;
  • A retificação anula e substitui totalmente a declaração anterior. Se você enviou a declaração logo no início do prazo e deixou para fazer a retificação de última hora, ela entrará para o final da fila, e você receberá a restituição mais tarde;
  • Não existe um limite de retificações. Ou seja: se mesmo depois de enviar sua retificação você perceber que ainda precisa alterar algo, é possível entregar uma nova declaração retificadora.

Ainda tem dúvidas? Confira quem precisa declarar o Imposto de Renda:

Importante: o texto acima é um guia para te ajudar na busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.

Leia também:

15 dicas para não cair na malha fina no Imposto de Renda 2024

Imposto de Renda atrasado: como consultar e regularizar?

Quem precisa declarar Imposto de Renda em 2024?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.