Complete abaixo para pedir sua NuConta e seu cartão de crédito

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Organizar as Finanças

Como usar o FGTS se você vai fazer o saque de 2019

Decidiu sacar o FGTS? Ainda está em dúvida? Ajudamos na decisão indicando como usar este dinheiro da melhor maneira possível.

Só se fala nele: desde que o governo anunciou a mudança nas regras de saque do FGTS, todo mundo quer saber como sacar, quem tem direito, quanto dinheiro está lá e quando ele ficará disponível. Mas você já parou para pensar em como usar o FGTS?

Antes de tudo:

Vale a pena sacar o FGTS?

Esta é uma pergunta sem resposta certa. A verdade é que optar pelo saque pode ser a opção acertada ou não, dependendo de seu estilo de vida, condições financeiras atuais e intenções para o dinheiro.

É importante lembrar: o FGTS é uma proteção para quem foi demitido sem justa causa. A maneira mais prudente de usar este dinheiro, portanto, é cuidando de sua vida financeira.

Por isso, sacar o FGTS pode ser uma boa se:
– Você se considera uma pessoa organizada
– Este dinheiro servirá a um propósito que ajude nas suas finanças 

Se, por outro lado, a tentação de gastar for alta demais, talvez seja melhor deixar o dinheiro lá mesmo – nunca se sabe quando ele será necessário.

Vou sacar meu FGTS. Como devo usar este dinheiro?

De várias maneiras. A gente indica algumas.

Para montar uma reserva de emergência

A reserva de emergência é um fundo essencial para quem está começando a poupar. Ela serve para que você tenha sempre à mão um dinheiro imediatamente disponível para um eventual imprevisto. Há quem diga que o valor ideal para ela é o que sustente suas despesas por, pelo menos, três meses, mas isso não é uma regra. A verdade é que, quanto mais dinheiro na reserva de emergência, menor o apuro em uma situação como desemprego, problema de saúde ou dívida inesperada.

Para quem não tem reserva (ou está nos estágios iniciais de construir uma), os R$ 500,00 do saque do FGTS podem ser um bom pontapé inicial. A NuConta, por apresentar um rendimento de 100% do CDI (maior que o da poupança e que o do FGTS), é um bom lugar para guardar este dinheiro – a gente ensina aqui como fazer isso.

Quer ajuda para começar a guardar dinheiro? Então entre aqui.

Para investir

Já tem uma reserva de emergência? Ótimo! Que tal então colocar o dinheiro do FGTS em um investimento e deixá-lo render? Existem diversas aplicações no mercado, muitas das quais aceitam depósitos iniciais baixos.

Mas, lembre-se: quem pretende investir este dinheiro deve ter em mente que ele provavelmente não estará disponível a qualquer momento, já que ps investimentos – especialmente os em renda fixa – costumam ter datas de vencimento.

O Nubank tem um RDB de liquidez diária que rende 100% do CDI, assim como a modalidade normal da NuConta, algo raro para este tipo de aplicação – normalmente, não é permitido ao cliente retirar o dinheiro a qualquer momento sem perder seus rendimentos. Via de regra, quanto maior a rentabilidade, mais longo o prazo de retirada.

Quer aprender um pouco mais sobre diferentes tipos de investimento? Olha o que a gente já publicou:

O que é o Tesouro Direto?
RDB e CDB: entenda as diferenças
O que é LTN, o Tesouro Prefixado?
Investimentos em renda variável: o que são?

Para pagar uma dívida

Para quem está endividado, o melhor uso do FGTS é quitar este débito – ou, ao menos, pagar parte dele. Esta é, na verdade, uma das poucas situações em que gastar o dinheiro do FGTS pode ser melhor do que preservá-lo, já que elimina ou diminui os juros que vão se tornando uma bola de neve. O primeiro (e mais importante) passo é entrar em contato com a empresa credora: independente de quanto da dívida será abatido, explique que pretende usar o dinheiro para começar a resolver a situação.

Veja aqui dicas de como negociar suas dívidas

Você decidiu sacar o FGTS ou deixar o dinheiro onde está? Por quê? Conta pra gente nos comentários

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.!