Você é freelancer? Veja 5 dicas para organizar seus horários

9 de fevereiro de 2021

Veja como balancear seus horários para não trabalhar mais do que deveria.

Se você já disse a famosa frase "Não posso ir, tenho que terminar um freela", saiba que você não está sozinho.

Mas ter um regime de trabalho saudável, com horas bem organizadas, é importante para manter a produtividade (e a sanidade) a longo prazo. Veja algumas dicas a seguir →

1. Tenha uma rotina

🗓

Apesar da vida de freelancer proporcionar mais flexibilidade, estabelecer uma rotina pode ajudar a render mais – e até as roupas têm um papel essencial nisso.

Além disso, também é importante ter um horário fixo. Saber quando é o momento de começar e finalizar o dia ajuda a estabelecer parâmetros, mesmo que eles sejam quebrados de vez em quando.

2. Encontre tempo para pausas

Se você acha que dar pausas ao longo do dia é perda de tempo, errou. A ciência sugere exatamente o oposto: pausas programadas estimulam a criatividade para resolver problemas.

Uma boa maneira de incorporar essa prática é estabelecer pausas ao longo do dia – como parar para esticar as pernas ou tomar um café a cada tantas horas, ou ao fim de cada pequena tarefa.

3. Seja flexível – mas com limites

⚖️

Ter horários flexíveis não significa que os clientes possam te ativar a qualquer momento e esperar resposta imediata.

Portanto, seja claro sobre como você trabalha: combine com o cliente como e quando ele pode te contatar e viva de acordo com as mesmas regras.

Dentro do possível, não cheque seu e-mail profissional fora do horário estabelecido e busque separar seus canais profissionais dos pessoais.

4. Tire férias

🛀🏿

É claro que, para o profissional freelancer, há uma dificuldade a ser levada em conta: as férias não são remuneradas. Mas a última dica trata justamente disso.

5. Planeje, planeje, planeje

📝

Um freelancer precisa, acima de tudo, ter suas finanças bem organizadas para conseguir viver da forma mais otimizada e saudável possível.

Saber precificar bem os serviços, calcular entradas e saídas de dinheiro, guardar para o futuro e ter uma reserva de emergência são habilidades essenciais para uma vida de freelas.

Pode parecer uma tarefa complexa, mas controlar suas finanças vai ficando cada vez mais fácil conforme você pratica.

Veja como organizar suas finanças

☝🏽