O que é plano de carreira e como fazer um?

Seja dentro de uma empresa ou no âmbito pessoal, o plano de carreira é uma estratégia para te ajudar a alcançar aquilo que você quer.
O plano de carreira é uma estratégia que te ajuda a alcançar o sucesso profissional. Saiba como fazer um.

Você é desses que fica imaginando como será o dia em que vai conquistar o emprego dos sonhos? Uma das melhores formas de se preparar para seguir esse propósito é criar um plano de carreira. Quando bem estruturado, ele pode ser a peça que faltava para completar o mosaico da sua vida profissional. 

Talvez você tenha que atender a certos requisitos para chegar ao seu trabalho ideal. E conhecer a maioria deles faz toda a diferença no processo – isso pode incluir um diploma universitário, uma certificação especial ou até mais experiência profissional. 

Abaixo, saiba o que é um plano de carreira, quais as metodologias mais utilizadas e tudo o que você precisa para criar um.   

O que é um plano de carreira?

Um plano de carreira é uma estratégia usada para guiar o desenvolvimento profissional de uma pessoa. Ele envolve metas de curto, médio e longo prazo, incluindo o mapeamento das habilidades necessárias, etapas e tarefas específicas que levem a alcançar o objetivo principal – seja ocupar um novo cargo na empresa, encontrar um novo emprego ou até mudar de área. 

Em linhas gerais, um plano de carreira serve também para direcionar melhor seus esforços e aumentar as chances de conquistar o sucesso profissional que almeja, independentemente de qual seja a sua concepção sobre o assunto.

Por que é importante ter um plano de carreira?

Todo planejamento pode ser uma bússola que ajuda a navegar por áreas mais complexas da vida, e para um profissional não é diferente.  

“Ter um plano de carreira é importante para ajudar a traçar um caminho mais claro, manter o foco, a motivação e te preparar para os possíveis desafios que vão surgir”, conta o especialista em recursos humanos e sócio de Consultoria em Capital Humano da Deloitte, Luis Barosa.

A estratégia é válida tanto para quem já está trabalhando em uma empresa como para alguém que está buscando uma nova oportunidade. Nesse contexto, existem dois tipos de planos de carreira: um plano de carreira organizacional e um plano de carreira pessoal.

O que é um plano de carreira organizacional?

Como o nome já diz, o plano de carreira organizacional é aquele criado dentro de uma organização, combinando as perspectivas do funcionário com as visões do negócio para preparar o profissional para os próximos passos na área. 

É uma maneira de incentivar sua performance e recompensá-lo pelas suas entregas dentro das possibilidades que a organização oferece, como promoções de cargos e salários. Para isso, o profissional precisa de espaço para crescer, assumindo novos desafios e responsabilidades que valorizem seus talentos.

Um estudo realizado pela plataforma Glassdoor constatou que a falta de crescimento na carreira é um dos principais motivos para demissões. Então, um plano se torna ainda mais essencial para preservar o quadro de funcionários. 

“O plano de carreira é uma parte crítica da estratégia de gestão de talentos, que está intrinsecamente ligada a outros componentes que vão desde o planejamento da força de trabalho, gestão de desempenho, competências à remuneração, e é moldado pela cultura e valores de uma organização”, afirma Luis Barosa.

Muitas empresas já desenvolvem a estrutura do plano de carreira de um cargo antes mesmo da contratação. Outras dão mais liberdade para que o funcionário possa definir as etapas em conjunto com o gestor. Os processos podem incluir: 

  • Colaboração em projetos especiais; 
  • Realização de cursos; 
  • Provas de certificação; 
  • Mentorias; 
  • Acompanhamento de outros serviços internos, e mais. 

Modelos de plano de carreira para empresas

De acordo com o Sebrae, atualmente, os trabalhadores vêm se importando cada vez mais com oportunidades claras de crescimento. Por isso, usar as metodologias mais populares do mercado para criar os planos de carreira é uma estratégia para atrair mais talentos. 

Carreira em Y

Assim como o formato da letra, esse modelo de plano de carreira sugere um caminho de bifurcação: ao chegar a um certo cargo, o colaborador deve escolher se segue para a carreira de especialista ou gestor. 

Segundo a instituição, essa metodologia é mais utilizada em áreas de pesquisa em desenvolvimento, especialmente pela necessidade de conhecimento estratégico e de inovação. 

Carreira em W

Nesse caso, existem três caminhos disponíveis para o funcionário – especialização, gestão ou gerência de projetos. Diferentemente de um líder convencional, o colaborador tem a opção de liderar o desempenho de outros profissionais em um projeto específico e ser responsável por entregas mais técnicas, atuando com um consultor da área. 

“No final das contas, o melhor plano de carreira é aquele que consegue suprir a demanda de talentos de uma organização na quantidade e qualidade correta, e quando a empresa precisa. Ao mesmo tempo, consegue criar as oportunidades e a dinâmica para atrair, engajar e reter a força de trabalho”, completa Luis Barosa.

O que é um plano de carreira pessoal e como fazer um?

Esse é o plano de carreira que você cria para si mesmo, de acordo com seus próprios interesses, habilidades e valores. Um plano de carreira pessoal pode ser a base para a sua vida profissional sem depender, necessariamente, de uma empresa.

Pense em como um planejamento mais claro vai te ajudar a construir a carreira dos seus sonhos, prevendo todas as etapas possíveis.   

Na vida real

Depois de uma demissão inesperada, a gerente de projetos Giovana Lastori aceitou a proposta de um novo emprego em uma área que não tinha tanta familiaridade. Já trabalhando na empresa, ela percebeu que ali teria oportunidade de crescer e se desenvolver no setor, então resolveu criar um plano de carreira pessoal que a levasse até o cargo desejado. 

Aos 27 anos, ela definiu uma série de metas a serem cumpridas para os próximos dois anos, que incluem a certificação em cursos de metodologias ágeis e mentoria em projetos especiais internos da empresa onde trabalha. 

“Por mais que a empresa tenha um plano de carreira para a minha posição, sinto que posso mais. Hoje, eu tenho uma visão muito clara de onde quero estar e sei que posso chegar lá se cumprir com tudo o que me propus. Conversei com gerentes de projetos de outras áreas, assisti a palestras e defini a trajetória que seria viável para mim. Comecei há poucos meses, mas já me sinto mais preparada para assumir novos desafios”, relata Giovana. 

Como criar um plano de carreira? 

Antes de mergulhar em listas e metodologias, é importante levar em conta a sua visão para o futuro de modo geral. Avalie tópicos decisivos para criar o plano de carreira, como:

  • Quais são as suas prioridades para os próximos dois, cinco ou 10 anos? 
  • Como está a sua situação financeira atual e onde você quer chegar? 
  • O que está disposto a fazer ou renunciar durante o plano? 

Lembre-se de todos os aspectos pessoais que impactam sua vida profissional. 

É a hora de fazer uma auto-análise minuciosa, assim os esforços podem ser melhor direcionados e você ganha mais autonomia no desenvolvimento da sua carreira.

Passo a passo: criando um plano de carreira para você 

Se depois dessa avaliação pessoal você estiver pronto para montar o seu plano de carreira, mas ainda não tem total clareza do seu trabalho dos sonhos, comece assim:

Faça listas de competências 

Liste tudo o que possa te interessar, habilidades, hobbies e vontades. Considerando esses pontos, pense nas possíveis áreas, empresas e empregos que fazem sentido para as suas habilidades. Por exemplo, se você gosta de crianças, tem facilidade para liderar turmas, gosta de ler, escrever, pode cogitar um plano de carreira na área da educação. 

Você também pode fazer um teste vocacional, uma avaliação de personalidade para te ajudar a descobrir as melhores opções para você ou até fazer sessões com psicólogos especializados em carreira.

Outro ponto importante é listar as áreas, empresas e empregos que não fazem sentido com os seus valores. Nesse processo, saber o que você não quer é tão importante quanto entender o que quer.

Mapeie as possibilidades

Observe todos os caminhos que existem para a sua profissão ou alternativas àquele emprego que você tanto quer. Pesquise sobre as empresas que trabalham em tais mercados ou os cargos em potencial. Tente colocar no papel – ou em uma planilha – todas as suas opções. 

Depois de toda a vida pessoal e profissional mapeada, chegou o momento de criar uma base para esse planejamento. Alguns pontos são fundamentais para esse alicerce do plano de carreira, entre eles:

Networking

Fazer contato com toda a sua rede abre novas perspectivas. Vale até começar com atitudes simples, como usar as redes sociais para encontrar outras pessoas da área ou até chamar um ex-colega de trabalho para um café. Esteja antenado sobre o que acontece ao seu redor e conecte-se com pessoas que estão próximas de onde você quer estar.

Auto-avaliação

Revise sempre suas anotações, se suas habilidades melhoraram, se descobriu uma outra oportunidade a seguir ou até outros cursos que são necessários para te levar ao objetivo principal. Fique sempre por dentro do que acontece no mercado de trabalho, principalmente na área de atuação que está na sua mira.

O jornal norte-americano The NY Times tem uma lista com podcasts para te ajudar a ter mais clareza dos próximos passos do seu próprio plano de carreira. 

Crie um plano 

Depois de entender o que você quer (e o que não quer) e descobrir os caminhos para chegar mais próximo do emprego, da área, da empresa ou do cargo dos seus sonhos, desenhe um plano. Para isso, considere as seguintes perguntas: 

  • O que essa meta exige de você? (que mude de estado, de país, que faça outra faculdade etc); 
  • Quais competências técnicas e comportamentais são necessárias? 
  • Você precisa fazer algum curso? Qual? Quanto ele custa?
  • Em quanto tempo você consegue aprender o que precisa?  

Ou seja, essa é a hora de colocar tudo no papel. Estabeleça um prazo para ter as competências técnicas necessárias para chegar no seu objetivo. E crie pequenas metas ao longo do caminho. 

Por exemplo: se a ideia é ser gerente da empresa onde você trabalha daqui a dois anos, o que é preciso ser feito ao longo desse tempo? 

Tenha mentores

Sabe aquela pessoa que você admira que atua na área dos seus sonhos? Já cogitou chamá-la para um café? Um mentor não é uma conexão pontual, como aquela que é estabelecida via networking. Essa pessoa te acompanha ao longo de um tempo, e te ajuda a resolver problemas que surgem no meio do caminho e que atrapalham o seu plano de carreira. Um mentor é como se fosse um psicólogo profissional. 

Ter mentores pode acelerar a realização da sua meta. Um mentor pode ser qualquer pessoa que você não apenas admire, mas em quem confia. Essa pessoa pode ser o seu chefe, um colega mais experiente, um profissional de uma área completamente diferente da sua, mas que passou pelos mesmos dilemas que você está passando agora. 

Essa troca de experiências pode te ajudar a encontrar caminhos diferentes para a realização da sua meta. 

Não espere estar "pronto"

Você não precisa ter o perfil perfeito para tentar aquela vaga dos sonhos. Se a oportunidade surgir, tente, ainda que não tenha 100% das habilidades exigidas. 

Vale lembrar que emprego é diferente de carreira. Os empregos exigem tempo e esforço do profissional, mas são temporários e quase sempre estão a serviço de alguém (ou alguma coisa). 

Porém, a sua carreira pertence somente a você. Então, como tudo o que se dá atenção cresce, é preciso nutrir, orientar, imaginar e reimaginar o seu próprio plano de carreira.  

Plano de carreira no Nubank

No Nubank, por exemplo, a carreira é considerada uma jornada contínua, para que os funcionários tenham a oportunidade de ampliar seus talentos, desenvolver suas habilidades e gerar seu maior impacto, contribuindo para o negócio e para seu próprio desenvolvimento. 

A partir da filosofia que ajuda as pessoas a entenderem as diferentes possibilidades de atuar e gerar mais impacto, a ideia é que o crescimento seja sobre aprender, se desenvolver e melhorar continuamente como profissional, e não necessariamente sobre se tornar um gerente ou alcançar um cargo específico.

Conheça a página de vagas oficial do Nubank.

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Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

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