Pular navegação

Como é a carreira no time de Design do Nubank?

A equipe de Design do Nubank tem mais de 200 pessoas em diferentes áreas do negócio. Entenda como os times atuam na empresa.

O Nubank nasceu, em 2013, para acabar com a burocracia e facilitar a relação das pessoas com seu dinheiro. Uma das maneiras de fazer isso é tendo o Design como um dos pilares fundamentais, para simplificar produtos complexos que revolucionam a vida dos nossos clientes.

Atualmente, o time de Design do Nubank tem mais de 200 profissionais. Todos trabalham em grandes unidades de negócios focadas em produtos. 

Elas são divididas em equipes menores e multidisciplinares, que trabalham sempre de forma colaborativa, como Product Manager (PM), Product Design (PD), Product Operations (POps), Engenharia de Software e Analistas de Negócios.

A cultura do design de qualidade e simples de usar está presente no Nubank desde o primeiro dia. Somos obcecados em proporcionar a melhor experiência para os nossos usuários e, por aqui, todos sabem a importância de colocá-los no centro de nossas decisões.

Por isso, parte do trabalho dos designers do Nubank é ouvir os clientes em pesquisas e validações de todas as ideias que queremos implementar.

Como o time de Design do Nubank é dividido?

O time de design do Nubank é dividido em algumas disciplinas. Conheça, abaixo, como elas funcionam:

Designers de Produto

Podem integrar um ou mais squads, dependendo da experiência do designer e do tamanho do time. Trabalham em colaboração constante com o PM. Essa equipe é responsável por projetar a experiência de ponta a ponta – da estratégia à execução de um projeto, com uma visão global do que será realizado.

UX Research (Pesquisadores) 

Atuam de forma cruzada entre squads, compartilhando tarefas com as áreas de Estratégia, PMs e PDs. São responsáveis por conduzir, gerenciar e garantir o bom uso dos aprendizados da pesquisa em todas as unidades de negócios. Trabalham em times diversos, próximos de cientistas de dados, Product Designer, BA e Customer Insights, entre outros.

O objetivo dos pesquisadores é influenciar e trazer insights dos usuários para impactar positivamente o negócio ou o produto. O UXR é nosso principal colaborador dos levantamentos de insights, participando de todo o processo, com metodologias mistas: quali e quanti, recorte antropológico, pesquisas etnográficas e de profundidade. 


Content Designers

O designer de conteúdo cria experiências simples, úteis e humanas, aproveitando nossa atuação com o design de experiência do usuário, design thinking, estratégia de produto e redação. Eles conhecem o poder da hierarquia de informações, de terminologias claras, navegabilidade e também como os fluxos bem elaborados de UX podem transformar uma jornada confusa do usuário em algo intuitivo.

Carreira na área de Design no Nubank

Por aqui, o profissional de design encontra uma trilha de carreira em Y, podendo tanto seguir a trajetória profissional de IC (colaborador individual e especialista) quanto de Manager (gestão de pessoas).

Como funciona cada uma dessas trilhas?

IC - Este Nubanker atua como especialista. Por isso, é normal que tenha boas habilidades técnicas e uma atuação que pode virar referência dentro do time.

Manager - Além de articular excelentes habilidades técnicas em Design, o objetivo principal deste Nubanker é desenvolver suas habilidades de liderança e guiar a equipe para alcançar os objetivos do negócio.

Processo seletivo

Hoje, nosso processo seletivo segue basicamente três etapas:

  • Entrevista inicial com recrutadores: esse primeiro  momento é para entendermos mais da sua carreira, além de também falarmos sobre o momento do nosso time e tirarmos dúvidas. A ideia é que a conversa dure aproximadamente 45 minutos e seja feita por vídeo.
  • Apresentação de portfólio: Neste momento, as pessoas apresentam 2 projetos que tocaram de ponta a ponta para um time de designers que vai avaliar a qualidade técnica e tirar dúvidas sobre o processo criativo da pessoa candidata.
  • Entrevistas finais com Gerentes Seniores: Neste momento são avaliados pontos comportamentais com as lideranças de Design.

Habilidades esperadas

Entre os designers, temos pessoas com carreiras muito diversas e vindas de diferentes áreas, como bens de consumo, setor financeiro, tecnologia, consultoria e start-ups. 

Há profissionais com formação (formal ou informal) em design, pesquisa e jornalismo. O mais importante é ter experiência com produtos de ponta a ponta e conseguir transitar entre negócio, descoberta, entrega de telas e métricas, além de ter um perfil de trabalho colaborativo e adaptável a mudanças.

Por que trabalhar na área de Design do Nubank?

Perguntamos para algumas pessoas do nosso time de Design o que torna o Nubank uma empresa tão legal para se trabalhar. Confira, abaixo, algumas das mensagens que recebemos:

”Ajudar as pessoas a entender que é possível, sim, ter uma relação saudável com dinheiro, que dinheiro não é um bicho de 7 cabeças e que ter acesso a recursos financeiros é uma forma de liberdade”.

Cristina (Design Manager)

Entender como as pessoas pensam e se comunicam, criando experiências que falem a linguagem delas”.

Thiago (Design Manager)

“Entender a realidade dos clientes para criar produtos que realmente impactem a vida deles, e façam sentir que eles são importantes.”

Fernando (Design Manager)

Trabalhar com tecnologia para resolver um dos problemas mais complexos, que são finanças pessoais e de pequenos negócios na América Latina — mas sem ter a sensação de trabalhar para um "banco", com toda a carga negativa que foi construída sobre este tipo de instituição ao longo do tempo.”

Paula (Sr Design Manager)

Leia mais:

Por dentro do Nu: os princípios de design do Nubank

Começando no Nubank: primeiros dias como designer

Como criamos o design do Nubank Ultravioleta

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.