No Nubank, muitas coisas são feitas do zero. Desde o início, entendemos que, para oferecer produtos e serviços financeiros mais transparentes e justos, teríamos que recriá-los completamente em vez de apenas adaptar o que já existia no mercado.
Para isso, precisávamos de profissionais que pudessem transitar da estratégia de negócios ao gerenciamento de projetos, da avaliação de riscos ao alinhamento entre as equipes. Foi assim que nasceu nosso time de Product Operations.
Hoje, são mais de 80 profissionais em Product Operations em todos os escritórios da Nubank. À medida que crescemos e temos operações mais complexas em um ambiente internacional, procuramos cada vez mais profissionais seniores para escalar e subir os padrões atuais deste time.
O que faz um Product Operations?
Em 2013, nosso ano de fundação, um dos primeiros chapters (como chamamos pessoas com habilidades técnicas semelhantes) criado no Nubank foi o de Business Architect, que passou a se chamar Product Operations em 2022, um papel que não era comum em outras empresas.
Existem algumas definições oficiais no Nubank que dizem que um Arquiteto de Negócios, como era conhecido antes Product Operations no Nubank, “é um generalista com forte visão de negócios, que é capaz de navegar por várias áreas e entre equipes”.
O que uma pessoa em Product Operations faz é muito amplo e dinâmico, pois depende muito das necessidades da equipe em um determinado momento. A ambiguidade da função e a falta de um escopo claro são coisas que o time de Product Operations aprendeu a abraçar ao longo dos anos, e isso é altamente valorizado pelos líderes da Nubank.
Abaixo, três Product Operators de diferentes áreas do Nubank compartilham um pouco de sua rotina.
A planejadora
Thaís Starling foi a primeira Business Architecth, como o papel era chamado antes, e a segunda mulher a trabalhar no Nubank – a primeira foi a cofundadora Cristina Junqueira. Ela trabalhou nessa função por cerca de três anos em três áreas diferentes: Operações, Contas e Pagamentos e Ouvidoria.
“Pessoas no chapter de Product Operations aprendem rápido, gostam de lidar com diferentes temas e têm alma e espírito empreendedor. dora pegar um problema e partir de uma folha em branco e descobrir como resolvê-lo. Eles são definidos pela liberdade e autonomia ”, explica ela.
Nascida em Minas Gerais, Thais é uma jogadora de vôlei que cursou Administração de Empresas em São Paulo e morou na Alemanha, em Malta e nos Estados Unidos. Depois de trabalhar por três anos na Nubank em Product Operations, sua carreira continuou como Business Developer (BizDev) até 2019, quando se tornou Chefe de Operações da Nu México.
O viabilizador
Em junho de 2019, o francês Eric Scaramozzino ingressou no Nubank – para isso, deixou para trás quase uma década morando em Londres e trabalhando no setor financeiro e em consultoria de gestão.
“A missão do time é construir uma operação de classe mundial que permita que nossas unidades de negócios, diferentes geografias e vários times alcancem sua visão, escalem com eficiência e tenham flexibilidade para capturar novas oportunidades”, diz Eric, que nasceu nos alpes franceses e possui MBA do INSEAD, um dos mais prestigiosos programas do mundo.
“Nosso pilar”, continua ele, “é implementar as ferramentas certas para criar e monitorar planos de ação que melhorem as métricas de nosso negócio. Quando se trata das unidades de negócios, o time de Product Operations faz as coisas acontecerem. Quando se trata de operações, podemos atuar como o braço direito de nossos executivos.”
O Coringa
Paradoxalmente, a falta de entendimento sobre o papel de uma pessoa em Product Operations no mercado de talentos internacional no passado trouxe profissionais incríveis para o Nubank. Em 2019, o engenheiro industrial argentino Juan Aragón pretendia mudar de emprego na indústria do turismo. Quando soube das vagas abertas no Nubank, ele leu que uma vaga de Arquiteto de Negócios estava disponível na Nu Argentina e se sentiu atraído.
“O Product Operator é a pessoa de muita adaptablidade e com diferentes convergências com outros papéis dentro do Nubank."
Durante seus primeiros nove meses na empresa, Aragón trabalhou para três projetos em três geografias diferentes. Ele estudou possíveis abordagens estratégicas para novos mercados, trabalhou em operações para o México e agora está, ao lado de um time multidisciplinar, focado em melhorar a usabilidade do aplicativo Nubank para seus clientes latino-americanos.
“Nosso papel é intencionalmente abrangente; você tem que entender o contexto global da empresa para aplicar sua visão a projetos específicos. Mas sempre de olho nas operações diárias e OKRs, as métricas de sucesso da empresa. De certa forma, somos os guardiões das operações do Nubank em escala global.”
Product Operations no Nubank: o que buscamos em candidatos
O Nubank está atualmente procurando por Product Operators que possam trazer essa visão holística para os nossos projetos.
“As pessoas desse time precisam ter duas habilidades principais fundamentais”, garante um dos nossos recrutadores de negócios no Nubank. “Eles devem ser muito analíticos, e também muito influentes, pois devem influenciar e colaborar com um número enorme de equipes.”
Mais do que nunca, à medida que o Nubank cresce em sua complexidade organizacional, abordando novos segmentos, novos produtos e novas geografias, o impacto que os Product Operators serão na empresa será ainda maior.
Veja vagas para Product Operations e outras posições no Nubank