Pular navegação

Como criamos o cartão Ultravioleta? Da ideia ao design

Com um roxo mais escuro e feito de metal, o cartão Ultravioleta é um dos produtos exclusivos do Nubank Ultravioleta. Saiba como o nosso cartão Black foi criado.

Foto mostra uma mulher branca, loira, que está ao ar livre. Ela sorri e segura o cartão Ultravioleta. Ela tem cabelos longos, lisos e dourados. Ela veste uma regata preta e a foto mostra um céu azul com algumas nuvens brancas.

Os produtos e serviços exclusivos do Nubank Ultravioleta, a experiência do Nubank para clientes de alta renda, foram pensados para que nossos clientes só precisem pensar em como desfrutar a vida. E um desses produtos é o cartão Ultravioleta

Feito em metal e com um tom de roxo mais escuro, o nosso cartão Black nasceu para redesenhar a categoria premium. Abaixo, conheça o processo para criar o design do cartão Ultravioleta.

O início do processo

O Nubank é uma das empresas mais amadas do Brasil, conhecida por livrar clientes da burocracia e do mau atendimento dos bancos tradicionais. Antes do lançamento do cartão Ultravioleta, o Nubank ainda não tinha criado produtos para o segmento de alta renda.

E entramos nesse mercado porque entendemos que grande parte dos clientes desse segmento também não é bem atendida pelos bancos tradicionais. Nossas principais habilidades como empresa - experiência incrível, simples e ótimo suporte - certamente poderiam tornar a vida desses clientes melhor.

Definindo sucesso

O cartão Ultravioleta foi o maior lançamento que fizemos depois do cartão de crédito sem anuidade, o famoso roxinho. Ajustar alguns objetivos poderia nos ajudar a tomar decisões claras ao enfrentar questões mais complicadas. Essas metas foram definidas pelo time de design e a equipe executiva do Nubank.

Experiência: as pessoas esperam que entreguemos ótimos produtos. E isso não é diferente para um cartão Black. A experiência deve corresponder às expectativas sem comprometer o tempo de lançamento. 

Desafiar nosso próprio status quo: desafiando o nosso sistema de design, para que possamos abraçar a nova marca Ultravioleta.

Ensinar às pessoas como usá-lo: convidar as pessoas para as novas formas de funcionamento do cartão de crédito, principalmente considerando que o Ultravioleta é um cartão sem números impressos.

Ser diferente: todo produto para o segmento de alta renda funciona da mesma forma no Brasil, e todos oferecem uma complexidade desnecessária. Pensando nisso, deveríamos nos distanciar dessa realidade e mostrar que ser simples e bom é possível.

Nossa abordagem

O processo de criação de um novo produto é difícil - e tudo bem. Requer resiliência e trabalho em equipe em contextos incertos e um tanto caóticos. Envolve muitas idas e vindas até a aprovação final.  

Para criar um produto como o cartão Ultravioleta, levantamos um time diverso formado por gerentes de produto, gerentes de marketing de produto, analistas de negócios, engenheiros, designers de conteúdo, marca e animação, pesquisadores e outros.

Aprendendo com nossos clientes

Este produto levou mais de um ano para ser construído. Precisamos entender e definir algumas coisas até que pudéssemos realmente começar a desenvolvê-lo. Muitas entrevistas, experimentos, análises e co-criações foram feitas com nossos clientes e com a nossa equipe até que estivéssemos confiantes de que projetamos um produto que era capaz de desafiar a categoria premium no Brasil e realmente ajudar nossos clientes a viver o melhor dos momentos, todos os dias. 

Durante o processo, aprendemos muito, desde como as pessoas esperavam que um produto premium se encaixasse em suas vidas até como cada recurso deveria funcionar no aplicativo.

Design do cartão Ultravioleta

As pessoas não querem apenas um cartão. Os clientes do Nubank são desafiadores por natureza, eles querem se sentir únicos em seus círculos.

Sentimento de “eu consegui”

Para o nosso público-alvo, ser um cliente premium não é sobre anunciar que tem dinheiro, mas sim, sentir que finalmente “conseguiu” chegar a um outro lugar. Quase como um prêmio.

Mantenha simples

As pessoas querem simplicidade, mas não conseguem encontrá-la. Os bancos tradicionais oferecem serviços lentos ​​e de difícil compreensão, para que as pessoas desistam ou simplesmente não consigam resgatar seus benefícios.

A beleza importa

As pessoas tomam decisões emocionais sobre os produtos que usam como forma de expressão (e então usam a lógica para justificar isso). Ser visualmente atraente é um grande diferencial para nosso produto.

"Eu quero me sentir seguro"

A segurança é uma grande preocupação para os clientes. Usar cartões pretos pode chamar alguma atenção e eles não gostam. Por isso, escolhemos o roxo mais escuro.

Um relacionamento justo

As pessoas querem que seus relacionamentos com os bancos sejam justos: se forem leais, elas esperam algo em troca.

Os bancos oferecem conversões complicadas para que as pessoas não entendam se aquele produto é bom ou não para elas.

Projetando recursos principais

Depois de entender nosso objetivo, projetar o modelo de negócios e o MVP (sigla em inglês para Mínimo Produto Viável) do produto, começamos a criar as funcionalidades e a experiência. 

Jornada central do usuário

Definir como os recursos deveriam funcionar foi fundamental para manter a experiência simples desde o primeiro momento, o que ajuda as pessoas a sentirem que se trata de um produto justo. Completamente diferente do que estão acostumadas a ver no mercado.

Simplificamos o sistema de ganho - as pessoas gastam em reais e recebem de volta em reais, para usar como desejarem. O cashback não vence e, sim, cresce com o tempo. Também criamos regras de isenção de taxas claras e automáticas.

Como funciona o cashback do cartão Ultravioleta

Aquisição

Aqui a ideia era tornar as regras do jogo simples de entender, desde os recursos até os preços e as condições de isenção de forma transparente. Sem letras pequenas!

Para atingir o nível de sofisticação que nossos clientes esperam de um produto para a alta renda, nos dedicamos em todos os detalhes.

A implementação da nova tela exigiu não apenas muita experimentação para desafiar nosso sistema de design, mas também o ajuste fino de cada elemento visual. Nós nos esforçamos para fornecer uma experiência incrível para cada dispositivo.

Treinamento

O cartão Ultravioleta é um produto diferenciado. Ter um cartão sem números impressos melhora significativamente a segurança, mas também exige que nossos clientes entendam e usem os cartões virtuais no aplicativo para fazer compras online.

Painel

Para atingir nosso objetivo de simplicidade, criamos um painel de fácil acesso no aplicativo que ajuda nossos clientes a terem informações em tempo real e resgatar seus benefícios instantaneamente.

Como conseguir o cartão Ultravioleta?

Para ser cliente Nubank Ultravioleta e, assim, ter acesso ao cartão Ultravioleta, não há regra de renda mínima, mas é realizada uma análise de crédito para podermos disponibilizar o nosso cartão Black e os demais produtos e serviços exclusivos da nova experiência.

Essa análise é feita de maneira automática no momento do seu cadastro como novo cliente e também mensalmente para quem já é cliente Nubank. Assim que o convite para se tornar Ultravioleta é liberado, avisamos por mensagem dentro do aplicativo e também por e-mail.

Ao aceitar o cartão Ultravioleta, nossos clientes também passam a usufruir dos produtos e serviços exclusivos do Nubank Ultravioleta.

Quais são as vantagens de ser cliente Nubank Ultravioleta?

O cartão Ultravioleta é um dos produtos do Nubank Ultravioleta, a nossa experiência exclusiva para clientes de alta renda. Saiba tudo o que ele oferece: 

  • O cartão Ultravioleta, o nosso cartão Black, que gera 1% de cashback nas compras feitas no crédito. Se o valor não for utilizado, ele cresce a 200% do CDI e não expira;
  • A NuTag, uma tag de pedágios e estacionamentos sem mensalidade ou taxas escondidas, e com o lançamento das transações direto na sua fatura;
  • Curadoria de investimentos, com condições exclusivas para clientes Ultravioleta; 
  • O Espaço Família, uma área no app que facilita a gestão compartilhada da vida financeira em família; 
  • Atendimento Ultravioleta exclusivo para clientes Ultravioleta, realizado sempre por pessoas, sem respostas automáticas, com tempo reduzido de atendimento e que resolve tudo por você;
  • A Central de Proteção, que organiza todas as possibilidades de proteção para o seu app e que dá direito ao Proteção Transações Digitais;  
  • Outros benefícios, como gratuidade na mensalidade do Rappi Prime, alertas inteligentes, vantagens em experiências e mais.

São detalhes pensados para que os clientes Ultravioleta precisem apenas pensar em desfrutar a vida. 

Leia também 

Nubank Ultravioleta: tudo sobre a experiência exclusiva para clientes de alta renda

Aplicativo do Nubank para clientes Ultravioleta: entenda a nova experiência

Espaço Família no app Nubank: tudo sobre a nova área para clientes Ultravioleta 

NuTag: tudo sobre a tag de pedágios e estacionamentos do Nubank

Quais são os benefícios do Nubank Ultravioleta?

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.