Pular navegação

Atividades de Natal: o que fazer com a família no fim de ano?

Para além das festas e dos presentes, dá para se divertir com a família em atividades que vão desde a preparação de biscoitos natalinos em casa até passeios dedicados às decorações mágicas do Natal.

Montar a árvore, acender as luzes, embalar presentes ou se reunir para o jantar são práticas que já fazem parte das tradições natalinas de milhares de pessoas. Mas, para além da decoração e das comidas típicas, outras atividades de Natal podem aproximar ainda mais a família nessa época do ano. 

Mesmo que incentivar momentos longe das telas pareça um desafio em tempos de internet, é possível se divertir em casa, ao ar livre ou fazendo uma viagem, conectando crianças e adultos para criar memórias inesquecíveis juntos.

Abaixo, confira 10 dicas de atividades de Natal para fazer com a família no fim do ano.  

10 atividades de Natal para fazer com a família 

Para a data mais mágica do ano, opção é o que não falta. As atividades de Natal que incentivam o lúdico e a criatividade são ótimas alternativas para entreter a família em casa, sem impactar diretamente as finanças. Quem sabe alguma das opções se transforma em uma nova tradição natalina.

Atividade de Natal em casa

Exposição de bonecos de Natal 

Entre as atividades de Natal mais criativas estão as montagens de bonecos temáticos, usando materiais que você pode até já ter em casa. Latinhas, caixas de leite, rolos de papel higiênico, cola e a imaginação. Com esses itens, crianças e adultos conseguem criar bonecos natalinos nos mais diversos formatos, como bonecos de neve, papai noel, duendes e mais. 

Depois que as criações estiverem prontas, que tal montar um espaço para exposição das artes em casa? É uma maneira de incentivar a criatividade e exibir as peças para toda a família. 

Doação de roupas e brinquedos    

O espírito de generosidade que paira no ar durante a época do Natal pode ser o gancho perfeito para falar sobre doação. Incentive as crianças a separar brinquedos e roupas que não usam mais para serem doados às instituições de caridade que sejam de sua confiança. 

Se for possível, reúna a família para levar as doações pessoalmente. Assim, seus filhos ou outras crianças com quem convive podem compreender melhor o verdadeiro significado de compartilhar. 

Decoração de biscoitos de gengibre   

Os biscoitos de gengibre em formato de ornamentos de Natal aparecem com frequência nos filmes natalinos e você pode reproduzir a tradição em casa, reunindo a família para decorá-los e ainda garantir uma sobremesa. 

Existe a história de que eles surgiram na Idade Média, ganharam destaque na casa da Rainha Vitória, no século 18, e foram passados de geração a geração até virarem marca registrada do Natal em muitos lugares. Eles estão presentes especialmente nos países mais frios, onde as atividades de Natal são concentradas mais em casa. 

Quiz da família   

Será que todo mundo sabe qual é a comida preferida do pai? Ou o dia do aniversário do pet da família? Fazer um quiz com perguntas e respostas divertidas sobre a família é uma maneira de reunir todos na sala de casa e passar o tempo juntos, conhecendo detalhes que muitas vezes não são tão óbvios no dia a dia. 

Você pode fazer cartões com as perguntas e sorteá-los para um integrante responder. Se a família for grande, vale separar a turma em equipes e contar pontos para cada acerto. 

Sessão de cinema temática 

Estoure a pipoca e se prepare para a diversão. Filmes com o tema de Natal são incontáveis e sempre uma boa pedida para unir a família no sofá. Desde os mais novos, que estreiam todos os anos nos serviços de streaming, até os mais clássicos. Você pode promover um sorteio dos títulos na hora de escolher qual será o da vez. 

Viagens e passeios

Agora, para quem está disposto a investir um pouco mais, viagens ou passeios para viver o espírito natalino podem entrar para a lista de ideias. E a vantagem é que muitos lugares estendem a programação para além do dia 25 de dezembro. 

Confira algumas dicas abaixo. 

Passeio pela decoração de Natal da cidade  

Toda cidade possui um bairro, praça ou até mesmo um shopping com uma decoração de Natal que vale a pena ser visitada – e, na maioria das vezes, com entrada gratuita. 

Pergunte aos amigos, familiares e pessoas que moram há mais tempo na região para descobrir onde encontrar um local bem decorado e que possa ser divertido. 

Para quem é de São Paulo, por exemplo, ou tem uma viagem planejada para a capital paulista, o Natal do Parque Ibirapuera, cartão postal da cidade, é uma excelente ideia de passeio para a família. 

Este ano, o parque recebe a árvore roxa do Nubank, show de luzes e uma ação exclusiva do Nubank Ultravioleta aberta para todos os clientes, mas com vantagens especiais para os clientes Ultravioleta. Com 57 metros de altura, a árvore do parque é a maior de São Paulo e faz parte de uma extensa programação do Ibirapuera durante as festas de fim de ano. 

Natal Luz de Gramado  

A cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, é palco da maior festa de Natal do Brasil, atraindo turistas do mundo todo. O Natal Luz de Gramado já está na 38ª edição do evento, com uma programação intensa de eventos que celebram o espírito natalino. 

Durante os meses de outubro a janeiro, é possível conferir diversas atrações pagas e gratuitas, como espetáculos, shows e desfiles que promovem todos os elementos mágicos da data. 

Sonho de Natal de Canela

O Natal de Canela, no Rio Grande do Sul, também é um dos eventos mais procurados do Brasil. Desde 1988, o Sonho de Natal de Canela é uma festa temática repleta de decorações e programações culturais, que se inicia com a tradicional decoração coletiva dos pinheirinhos e segue com o espetáculo de som e luz “A Fábrica dos Sonhos”, realizado na fachada da Catedral de Pedra.

Natal de Blumenau 

O espírito do Natal também invade a cidade de Blumenau, em Santa Catarina. A programação do evento Natal em Blumenau conta com espetáculos de luzes, apresentações em coretos, desfiles, concertos, cantatas e paradas natalinas, além da decoração completa.

Lá, também é possível aproveitar para visitar a Vila Germânica e conhecer o mercado de Natal e a Casa do Papai Noel, além de participar de oficinas de cartinhas e pintura de biscoitos artesanais. 

Leia mais: 

Nubank patrocina Natal do Ibirapuera com benefícios exclusivos para clientes Ultravioleta

Filmes para assistir com a família: 6 produções que ensinam sobre dinheiro, consumo e escolhas 

Como planejar uma viagem em família sem deixar as vontades de cada um de lado?  

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Navegue
    Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.