2 de novembro de 2020

Entenda o que é CNPJ, o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, e veja como abrir um para sua empresa ou organização.

O que é CNPJ?

O que é CNPJ?

CNPJ é a sigla para Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica. É a forma como a Receita Federal identifica empresas e organizações e acompanha suas movimentações financeiras. Basicamente, o CNPJ é o CPF das empresas. Com esse cadastro, a Receita acompanha as transações financeiras das pessoas jurídicas e verifica se elas estão em dia com suas obrigações fiscais.

Quem precisa ter um CNPJ?

Além das empresas (independentemente do porte), o CNPJ também é obrigatório para formalizar: - Associações; - Organizações Não Governamentais (ONGs); - Sindicatos; - Igrejas; - Partidos políticos; - Condomínios; - Fundos de investimento; - Entre outros. Basicamente, qualquer organização que recebe dinheiro precisa estar cadastrada como Pessoa Jurídica e ter um CNPJ.

Por que o CNPJ  é importante?

Ter um CNPJ é a única forma de formalizar um negócio (ou outro tipo de organização) e comprovar que a empresa é real perante o governo, clientes e fornecedores. Além disso, com CNPJ é possível: - Emitir nota fiscal; - Contratar fornecedores; - Abrir conta de pessoa jurídica; - Pegar um empréstimo ou fazer um financiamento para a empresa; - Participar de licitações do governo; - Contratar funcionários CLT; - Fazer compras técnicas e de grande escala com desconto.

Quer saber como abrir um CNPJ para sua empresa?

No blog, a gente te mostra um passo a passo simples de como abrir um CNPJ. Lembrando que, no caso do MEI, todo o processo de abertura do CNPJ pode ser feito pelo Portal do Empreendedor – o cadastro é gerado automaticamente ao abrir o MEI.